Ação investiga Nelson Piquet por discriminação: 'Não podemos tolerar'

"Nelson Piquet é mais um exemplo de como funcionam os apoiadores do presidente: respondem com ódio sempre que podem. Não podemos tolerar esse tipo de fala num estado democrático. O racismo, que estrutura nossa sociedade, precisa ser combatido em todas as esferas", disse Talíria Petrone, via assessoria de imprensa, ao UOL Esporte.

© Getty Images

Esporte Nelson Piquet 02/07/22 POR Folhapress

GABRIEL CARNEIROSÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Uma das responsáveis pela representação que tornou o ex-piloto Nelson Piquet alvo de denúncia junto ao Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios acusado por crime de discriminação ou preconceito, a deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) justificou neste sábado (2) a ação iniciada dias depois da viralização de uma entrevista em que Piquet chama o piloto inglês Lewis Hamilton de "neguinho".

PUB

"Nelson Piquet é mais um exemplo de como funcionam os apoiadores do presidente: respondem com ódio sempre que podem. Não podemos tolerar esse tipo de fala num estado democrático. O racismo, que estrutura nossa sociedade, precisa ser combatido em todas as esferas", disse Talíria Petrone, via assessoria de imprensa, ao UOL Esporte.

Petrone encabeçou a representação contra Nelson Piquet na Câmara dos Deputados ao lado das também deputadas federais pelo PSOL Áurea Carolina (MG) e Vivi Reis (PA). Ontem (1), o ex-piloto tornou-se alvo de denúncia no MP-DFT, que investigará sua conduta. A informação foi divulgada inicialmente pela jornalista Mônica Bergamo, na "Folha de S.Paulo", e então publicada pelo UOL.

Em entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, em novembro de 2021, Nelson Piquet usou mais de uma vez o termo "neguinho", considerado racista, e ainda foi homofóbico ao se referir a Lewis Hamilton. O teor da entrevista tornou-se público no último dia 27 e ganhou repercussão internacional.

"O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro [Verstappen] se fodeu. Fez uma puta sacanagem", afirmou o tricampeão mundial na entrevista de 2021.O termo, quando usado de maneira pejorativa ou com a intenção de ofender, é considerado racista.

O heptacampeão da Fórmula 1 Lewis Hamilton se pronunciou em português nas redes sociais para rebater a fala racista usada por Piquet. "É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação", afirmou o piloto inglês.

Na última quarta-feira, Nelson Piquet havia divulgado um comunicado no qual se desculpava pelo uso do termo racista e afirmava que não teve intenção de ofender o britânico. Na quinta, o piloto Max Verstappen, que namora Kelly, filha de Piquet, afirmou que a fala racista do sogro havia sido uma 'escolha ruim de palavras'.

Sobre a declaração de Talíria Petrone de que Piquet "é mais um exemplo de como funcionam os apoiadores do presidente", o ex-piloto já chegou a dizer, em entrevista à RedeTV, que é "Bolsonaro até morrer" e no último Dia da Independência, em 7 de setembro de 2021, dirigiu o Rolls-Royce presidencial na chegada de Jair Bolsonaro (PL) à cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional.

A representação da bancada do PSOL diz que "a fala de Piquet merece repúdio de todos os que acreditam nos princípios constitucionais". O MP-DFT agora iniciará a investigação interna. Nelson Piquet não comentou o assunto.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Mariana Goldfarb Há 15 Horas

Mariana Goldfarb fala sobre ex-relação abusiva e violência psicológica

fama Claudio Cinti Há 15 Horas

Ex-ator da Globo pede ajuda financeira na web após grave doença

politica PF Há 15 Horas

'Punhal Verde e Amarelo': plano de militares bolsonaristas era envenenar Lula e explodir Moraes

fama Rio de Janeiro Há 21 Horas

Bruno Gagliasso é acusado de calote milionário em venda de casa; entenda

mundo DONALD-TRUMP Há 20 Horas

Trump sugere que declarará emergência nacional para promover deportações

mundo País de Gales Há 15 Horas

Mãe revela mensagem enviada ao filho antes de acidente fatal

politica PF Há 19 Horas

PF prende general e 'kids pretos' que teriam planejado golpe e assassinato de Lula e Alckmin

lifestyle Alimentos Há 20 Horas

Quatro alimentos que 'sugam' o açúcar do sangue e ajudam na perda de peso

fama Bee Gees Há 20 Horas

Morre Colin Petersen, ex-baterista dos Bee Gees, aos 78 anos

justica Rio de Janeiro Há 21 Horas

Filho é preso por matar a mãe em condomínio de luxo na Barra da Tijuca