Brasil tem 106 casos de varíola dos macacos confirmados

A maioria (75) foi registrada em São Paulo

© Getty Images

Brasil Levantamento 06/07/22 POR Agência Brasil

O Brasil tem 106 casos confirmados de varíola dos macacos (Monkeypox), segundo levantamento do Ministério da Saúde. A maioria (75) foi registrada em São Paulo. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com 20 casos. 

Em Minas Gerais, foram três casos da doença. No Ceará, no Paraná e no Rio de Grande do Sul foram dois registros em cada estado. Há também confirmação de infecção pelo vírus no Distrito Federal e no Rio Grande do Norte, com um caso cada.

O órgão destacou que segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes. Isso é feito por meio da Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional).

A varíola causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Virus, na sigla em inglês) causa uma doença mais branda do que a varíola smallpox, que foi erradicada na década de 1980. 

Trata-se de uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais. A doença também é transmitida por secreções respiratórias e pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente.

Não há tratamento específico, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessários o cuidado e a observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos.

Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.

Para a prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, assim como com qualquer material que tenha sido usado pelo infectado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool gel.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Christina Applegate Há 14 Horas

Com esclerose múltipla, atriz de Friends mal consegue segurar o celular

justica Goiânia Há 15 Horas

Homem mata colega de trabalho após ela negar beijo forçado

fama Rafael Cardoso Há 15 Horas

Sônia Bridi processa Rafael Cardoso por invasão de casa, ameaças e danos

fama Realeza britânica Há 15 Horas

Reveladas as últimas palavras que Elizabeth II escreveu em seu diário

politica JAIR-BOLSONARO Há 7 Horas

Bolsonaro diz que vitória de Trump é 'passo importantíssimo' para volta ao Planalto e cita Temer vice

fama Ben Affleck e Jennifer Lopez Há 14 Horas

Affleck e Garner ficam "confusos" com selfie da filha com irmã de J.Lo

esporte Arábia Saudita Há 13 Horas

Al Hilal avalia rescisão com Neymar e cogita contratar Cristiano Ronaldo

fama LEANDRO-HASSUM Há 10 Horas

Leandro Hassum abre o jogo sobre mudança 10 anos após bariátrica

politica Análise Há 6 Horas

Não acredito que eleição de Trump influencie o STF, diz Temer sobre caso Bolsonaro

mundo EUA Há 13 Horas

Imagens mostram destruição causada por incêndio na Califórnia; veja