Anitta apoia Lula e Latino Bolsonaro; Saiba em quem votam os famosos

Cada vez mais artistas são cobrados por posições políticas; Pabllo Vittar nunca teve me do de se posicionar e declarar seu voto

© Reuters / Getty Images

Fama Eleições 2022 16/07/22 POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Posicionar-se politicamente ou não? Eis a questão. A menos de três meses para o primeiro turno da eleição presidencial, artistas que até então optavam por manterem-se neutros na disputa entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) decidiram que basta de isenção. Está na hora levantar bandeiras -ainda que seja meio a contragosto, como no caso de Carlinhos Brown.

PUB

Brown usou suas redes para confirmar voto em Lula depois de protagonizar um vídeo no qual interrompe o 'Fora, Bolsonaro' puxado em coro pela plateia.

"Desculpe, sou o Brasil que deu certo, eu não me meto nisso", disse. Fãs e seguidores o apontaram como "uma variante do bolsonarismo", criticando sua atitude, e Carlinhos então se explicou: "Para quem ainda tem dúvidas. Respeito os meus, quero @Lulaoficial", escreveu, no sábado (9), marcando o perfil do ex-presidente.

As reações dos artistas às manifestações da plateia muitas vezes falam por si ou são o "gancho" ideal para que eles enfim se posicionem. Em maio, no Rio, Marisa Monte, até então um poço de mistério sobre sua opção política, também ouviu o público gritar 'Fora, Bolsonaro'. E ela: "Eu tô totalmente com vocês! 'Tamo junto!', disse a cantora, que também exaltou a democracia e a urna eletrônica, motivo de questionamento (sem provas) do presidente sobre a lisura do resultado da votação de outubro.

Pabllo Vittar, que nunca teve medo de se posicionar, antes mesmo de especulações sobre possíveis candidatos, já vinha defendendo o ex-presidente Lula na cadeira de Presidente. Inclusive, alguns fãs pediram que a drag queen fosse candidata a vice do petista.

Crítica contumaz do governo Bolsonaro, Anitta vinha mantendo em segredo o seu voto, até que nesta segunda-feira (11) contou aos seus mais de 60 milhões de seguidores que não só apoia Lula, como está disposta a colaborar na campanha do candidato. "Quem quiser minha ajuda para fazer ele bombar aqui na internet, tik tok, Twitter, Instagram, é só me pedir que estando ao meu alcance e não sendo contra a lei eleitoral eu farei".

Do lado ideologicamente oposto (entre os leais apoiadores do atual mandatário) estão o ator Thiago Gagliasso -sempre disposto a defender o bolsonarismo em suas redes-, o apresentador Ratinho e o cantor Latino. Este último e Bolsonaro, aliás, almoçaram juntos no final de maio, em uma churrascaria de Brasília, e as fotos foram orgulhosamente divulgadas pelo cantor de "Festa no apê".

Ele disse à Folha de S.Paulo que "se empolgou" com o "carisma inenarrável" do presidente, a quem apoiou publicamente em outras ocasiões. "Ele é o que temos de melhor. Atura ou surta", provocou. O candidato à reeleição também continua em alta com a ala sertaneja dos cantores brasileiros, incluindo neste balaio músicos de várias gerações, como Zé Neto, Zezé Di Camargo, Amado Batista, Chrystian, que formava dupla com o irmão, Ralf, o cantor Sérgio Reis e as duplas Bruno e Marrone, Mateus e Cristiano.

Do elenco de "Pantanal", novela que vem batendo recorde de audiência, a maioria vai de Lula e faz questão de deixar isso claro. Silvero Pereira, o mordomo Zaqueu da trama, costuma postar fotos em que faz campanha para o petista. Em uma delas, ele aparece enrolado numa toalha com o rosto do político. A imagem foi curtida por Irandhir Santos, o Zé Luca, que ainda acrescentou emojis de coração.

Camila Morgado (Irma), Dira Paes (Filó) e Osmar Prado, o Véio do Rio, também já declararam seus votos em Lula, assim como Pabllo Vittar, Daniela Mercury, Teresa Cristina, Duda Beat, Lenine, Chico César, Gilberto Gil e sua família, Iza, Camila Pitanga (o tema de sua festa de aniversário foi... Lula), entre outros.

No esporte, o ex-jogador e ex-comentarista Casagrande, assim como o hoje dirigente e ex-ídolo do Lyon Juninho Pernambucano são pró-Lula. Já o volante Felipe Melo, do Fluminense, é uma das vozes mais ativas do bolsonarismo no futebol.

E a turma dos que não querem nem ouvir falar em nenhum deles é encabeçada por Luana Piovani. "O brasileiro devia ser estudado. (...) Em 2018 pôs como salvador da pátria o atual presidente. Votei na Marina Silva. Agora estão pondo como salvador aquele que foi condenado! Não voto em nenhum dos dois", declarou a atriz recentemente à revista "Veja".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 13 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Beto Barbosa Há 13 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Uberlândia Há 9 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

lifestyle Aquecimento global Há 16 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 13 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Kate Cassidy Há 9 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Paris Hilton Há 15 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

fama MARIA-FLOR Há 11 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

mundo autobiografia Há 15 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

fama Ilhas Há 11 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?