Anvisa revoga recolhimento de anti-hipertensivo com losartana

A medida havia sido tomada devido à presença da impureza azido em concentração acima do limite de segurança aceitável

© Pixabay

Brasil Medicamento 13/07/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Mais de duas semanas após determinar a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana, de diversos fabricantes, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta terça-feira (12) a revogação dessa decisão.

PUB

A medida havia sido tomada devido à presença da impureza azido em concentração acima do limite de segurança aceitável. No entanto, na última quinta-feira (7), a Anvisa recebeu um estudo realizado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla em inglês) indicando que o grau de impureza do azido é menor do que o imaginado.

"As evidências demonstraram, a partir de novos testes realizados, que a impureza 'azido' não possui a toxicidade inicialmente identificada. Assim, com os novos dados apresentados, os limites de segurança foram recalculados, indicando que os lotes do medicamento que foram recolhidos ou interditados não ultrapassam os limites de segurança", traz o comunicado da Anvisa.

Segundo a agência, a impureza azido é uma substância que pode surgir durante o processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo losartana. Inicialmente, essa impureza foi considerada como de potencial mutagênico, ou seja, como possível causadora de alterações capazes de provocar danos às células humanas. No entanto, diante de estudos adicionais realizados, a impureza foi reclassificada para "não mutagênica".

A resolução da Anvisa vai ser publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (13), confirmando a revogação da decisão anterior.

"A toxicologia, como as demais áreas do conhecimento científico, está em constante e rápido aprimoramento. Assim, a agência permanece atenta aos avanços científicos, e mantém o compromisso com a promoção e a proteção da saúde da população brasileira, sempre pautada no risco sanitário e fundamentada nos dados científicos disponíveis", diz a nota da Anvisa, completando: "Dessa forma, reafirma-se que os medicamentos contendo losartana são seguros e que os pacientes que fazem uso desses medicamentos devem continuar utilizando-os normalmente".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Beto Barbosa Há 2 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Redes Sociais Há 2 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 2 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama TV Há 23 Horas

Elizabeth Savala faz 70 anos e negocia volta à TV

fama INFLUENCIADOR-DIGITAL Há 22 Horas

Virgínia, Felipe Neto e outros influenciadores deixaram de pagar R$ 30 mi em tributos com o Perse

fama Jay Leno Há 23 Horas

Jay Leno visto em Los Angeles com o rosto magoado e o pulso fraturado

esporte FUTEBOL-NEYMAR Há 22 Horas

'Nunca estivemos tão livres para decidir', diz pai sobre futuro de Neymar

fama CARIÚCHA-CANTORA Há 23 Horas

Cariúcha não apresenta 'Fofocalizando', e programa revela cirurgia plástica

economia DÉCIMO-TERCEIRO Há 3 Horas

Veja quem tem direito ao 13º proporcional e como calcular o valor

mundo Austrália Há 21 Horas

Turista tem perna amputada após ficar preso em rochas; resgate levou 20h