Rafaela Silva perde para mongol e cai na estreia do Grand Prix de Judô de Zagreb

O Brasil teve oito representantes no tatame nesta sexta-feira, inclusive a campeã olímpica Rafaela Silva

© Getty Images

Esporte Judô 15/07/22 POR Estadao Conteudo

O primeiro dia do Grand Prix de Judô de Zagreb, na Croácia, terminou sem atletas brasileiros nas fases finais e, portanto, sem medalhas para o país. O Brasil teve oito representantes no tatame nesta sexta-feira, inclusive a campeã olímpica Rafaela Silva, que perdeu logo na estreia, uma semana depois de ser medalhista de prata no Grand Slam de Budapeste.

Competidora dos 57kg, a judoca de 30 anos foi superada pela mongol Inchinkhorloo Munkhtsedev, em duelo marcado por reclamações. Ao fim da luta, Rafaela protestou contra as decisões da arbitragem e questionou a validação do wazari que confirmou a vitória da adversária. A indignação se deu porque a brasileira teve um lance parecido, que, segundo a interpretação dos árbitros, não contou pontos.

Um dos judocas que chegou mais longe nesta sexta-feira foi Matheus Takaki, de 22 anos. Em sua primeira participação em um Grand Prix defendendo a equipe principal, ele venceu o italiano Diego Rea na primeira rodada e perdeu as oitavas de final para o georgiano Giorgi Sardalashvili, por imobilização.

Outros quatro brasileiros conseguiram chegar às oitavas e, assim como Takaki, não avançaram além disso. No masculino, Willian Lima foi eliminado por Yanislav Gerchev, da Bulgária, na disputa dos 66kg, mesma categoria em que Eric Takabatake foi derrotado no golden score pelo holandês Ivo Verhorstert, após sofrer um wazari.

Na competição feminina, Jéssica Lima caiu para a israelense Timna Newlson Levy, atual número dois do mundo, nos 66kg, e Maria Taba perdeu para a japonesa Uta Abe, tricampeã mundial e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, nos 52kg. Já Amanda Lima (48kg), assim como Rafaela Silva, foi eliminada ainda na primeira rodada, para Laura Martinez Abelenda, da Espanha.

O Brasil terá mais judocas no tatame a partir das 5 horas de sábado, dia que terá lutas de Tamires Crude (63kg), Ketleyn Quadros (63kg), Luana Carvalho (70kg), Maria Portela (70kg), Daniel Cargnin (73kg), Pedro Medeiros (73kg), Vinicius Panini (81kg) e Guilherme Schimidt (81kg).

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 10 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

esporte Indefinição Há 11 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama MAIDÊ-MAHL Há 11 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 11 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 9 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

brasil Brasil Há 6 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama Segunda chance Há 23 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

brasil São Paulo Há 11 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 3 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Harry e Meghan Markle Há 2 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora