Grupo Itapemirim pode ter falência decretada e novo dono

A 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, que recebeu a petição, ainda não deu seu parecer.

© Shutterstock

Economia ITAPEMIRIM-JUSTIÇA 21/07/22 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - A EXM Partners, administradora do processo de recuperação judicial do Grupo Itapemirim, pediu à Justiça a falência da Viação Itapemirim e demais empresas. A 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, que recebeu a petição, ainda não deu seu parecer.

PUB

O pedido foi feito na última sexta-feira (15) sob a alegação de que o processo de recuperação judicial da Itapemirim não está sendo cumprido, e os credores seguem sem receber.

Segundo a petição da EXM Partners, relatórios da nova gestão do grupo corroboram o pedido de falência, pois demonstram a inviabilidade do negócio. Entre outros motivos, os documentos citam uma frota sucateada e pendente de regularização junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

A administradora voltou a ressaltar à Justiça que o Grupo Itapemirim "não apresenta qualquer demonstração contábil desde novembro de 2021" e não responde os questionamentos sobre documentos desde janeiro de 2020.

"Conforme relatado pelo gestor judicial, Sr. Eduardo Abrahão, em 27 de junho de 2022, a situação financeira do Grupo Itapemirim ainda não é de todo conhecida por conta das temerárias práticas realizadas pela gestão anterior e sua equipe. Ainda, complementa que conforme apurações iniciais datadas de 6 de junho de 2022, existem pendências fiscais na ordem de R$ 2.856.311.228,22", afirma a petição apresentada pela EXM Partner.

Verbas trabalhistas O quadro de funcionários da Itapemirim foi reduzido de quase 3.800 funcionário em 2017 para 197 no ano passado, de acordo com a EXM Partners. Na petição, a administradora relata inadimplência de obrigações trabalhistas desde dezembro do ano passado até junho deste ano e das verbas rescisórias.

A EXM Partners atribui a atual "saúde financeira e operacional" debilitada da empresa à gestão de Sidnei Piva, responsável pela aquisição milionária de uma companhia aérea com o Grupo Itapemirim em recuperação judicial.

Com o plano de atender 35 destinos em sua malha até junho de 2022, a ITA parou de operar em dezembro do ano passado, afetando milhares de passageiros às vésperas do Natal, e está proibida de vender passagens aéreas desde janeiro.

No pedido pela falência do Grupo Itapemirim, a administradora judicial afirma ter recebido proposta –que considerou vantajosa aos credores– da Transportadora Turística Suzano de arrendamento por 12 meses, "renovável por igual período, de todas as linhas, guichês, marcas e parte dos imóveis operacionais das recuperadas".

Procurada, a Transportadora Turística Suzano não retornou os contatos da reportagem.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 11 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica PABLO-MARÇAL Há 8 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

mundo Inglaterra Há 10 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Michael Jackson Há 10 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

politica Eleições Há 1 Hora

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

justica Pé de Serra Há 9 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

justica MORTE-SP Há 8 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP

esporte Caio Paulista Há 10 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

lifestyle Ovos Há 9 Horas

Como saber se um ovo está estragado usando a lanterna do seu celular

fama Jennifer Lopez e Ben Affleck Há 9 Horas

Jennifer Lopez e Ben Affleck vistos juntos pela 1.ª vez desde separação