Portuguesa vê aumento de patrocinadores e luta para consolidar fase positiva

O time do Canindé mira o título da Copa Paulista para ter chance de optar por uma vaga na Série D do Brasileirão em 2023

© Shutterstock

Esporte Portuguesa 22/07/22 POR Estadao Conteudo

A Portuguesa vive um momento de virada. Após um primeiro semestre especial, quando conquistou o título da Série A-2 e voltou à elite em São Paulo, o time do Canindé mira o título da Copa Paulista para ter chance de optar por uma vaga na Série D do Brasileirão em 2023. O campeão tem o direito de escolher entre estar presente na quarta divisão nacional ou jogar a Copa do Brasil.

O sucesso em campo respinga fora dele. O clube tem se destacado pelo investimento de marcas no uniforme. Atualmente, a Portuguesa estampa o nome de oito empresas na camisa. De acordo com o clube, o valor do patrocínio máster, negociado durante a gestão do presidente Antonio Castanheira, quase triplicou em relação ao antecessor e chega a um valor próximo de quando o time disputou o Brasileirão da Série A pela última vez.

"Desde que assumimos, conseguimos valorizar os ativos comerciais do clube. Com o retorno que oferecemos aos investidores, ampliamos o espaço da Portuguesa no mercado, nos relacionamento com os principais empresários do país. É um processo a longo prazo, de reconquistar a confiança dos investidores, estreitar o contato com grandes empresas para converter o relacionamento em futuras parcerias", explicou Castanheira.

Ainda no âmbito do marketing, a Portuguesa, que trabalha com a produção própria dos uniformes, realizou um collab especial com a adidas. Lançada no fim de maio, a camisa especial relembra o aniversário de 50 anos do Estádio do Canindé. O acordo não envolve a produção de novas coleções, mas o manto será utilizado nas partidas da Copa Paulista.

"Esta ativação superou nossas expectativas, uma marca que tem uma relação histórica com a Portuguesa e nos ajudou a entregar um produto espetacular. Com o cinquentenário do Canindé, preparamos diversas ativações especiais para homenagear o espaço mais querido pelos lusitanos. Não só com o lançamento do uniforme, mas temos ações para celebrar o aniversário ao lado dos torcedores", afirmou Armando Ferreira, vice-presidente de marketing da Portuguesa.

Na mesma linha, Bernardo Pontes, especialista em marketing esportivo e sócio da BP Sports, ressalta a importância da exploração de novos nichos para a mudança de patamar do clube. "A Portuguesa vem desenvolvendo um trabalho de aproximação da marca com um público mais jovem. Isso é fundamental para o futuro da instituição que nos últimos anos se afastou da opinião pública. A parceria com a Adidas é um retrato dessa estratégia. O lançamento de uma camisa com a marca alemã, chancela esse novo momento que o clube passa."

Durante as finais da segunda divisão do Campeonato Paulista, o local se destacou pelos bons públicos nas partidas decisivas. Com interações e campanhas nas redes sociais, mais de 28 mil pessoas compareceram aos jogos que garantiram a volta da equipe à primeira divisão estadual depois de oito anos.

Internamente, o principal objetivo para a próxima temporada é voltar a disputar um torneio nacional. No ramo administrativo, a transformação para o modelo de SAF já foi aprovada pelo Conselho Deliberativo, que agora busca investidores para concretizar a negociação.

"Para o planejamento, é importante que a Portuguesa volte a disputar as principais competições do futebol brasileiro. Com isso, teríamos um aporte maior no investimento, o que também poderia acarretar no aumento da procura por patrocinadores. Para a próxima temporada, retornaremos ao Paulistão, torneio valorizado e extremamente competitivo, com cinco equipes que disputam a Série A", finalizou Castanheira.

Patrocínios no uniforme:

São Cristóvão Saúde

Estrella Galicia

Grupo Euro17

Rede Graal

Banco Luso Brasileiro

Busscar

MG Contécnica

Sem Acaso Comunicação visual

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Pimenta da Veiga Há 10 Horas

Neto do ex-ministro Pimenta da Veiga, Arthur, morre aos três anos

economia CPF Há 10 Horas

Você sabe o que pode acontecer se seu CPF cair em mãos erradas?

mundo Matheus Piovesan Há 11 Horas

Jornalista e produtor musical brasileiro morre atropelado em Londres

fama Fafá de Belém Há 11 Horas

Fafá de Belém perde o segundo irmão em cinco anos: 'Vá em paz'

lifestyle Rabdomiossarcoma Há 11 Horas

Rabdomiossarcoma: Uma doença grave que pode ser confundida com rinite

fama Brad Pitt Há 10 Horas

Brad Pitt e Ines de Ramon vistos de mãos dadas em evento; veja as fotos

fama Sérgio Reis Há 11 Horas

Abatido, Sérgio Reis desabafa com fãs nas redes sociais após cirurgia

politica Intrigas Há 11 Horas

Foto de Nikolas com Bolsonaro e filha gera alfinetada entre clã Bolsonaro

mundo Canadá Há 11 Horas

Canadá busca 15 mil estrangeiros para trabalhar como cuidadores; entenda

mundo Acidente Há 2 Horas

Cruzeiro pega fogo 400 pessoas a bordo na Espanha