Nível de água do Cantareira sobe pelo 13º dia consecutivo

Esse porcentual considera o chamado volume morto como se fosse volume útil do sistema

© Reuters

Brasil Abastecimento 28/02/16 POR Estadao Conteudo

O nível de água acumulada no Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da capital paulista e região metropolitana, subiu pelo 13º dia consecutivo entre ontem e hoje. Dados divulgados pela Sabesp na manhã deste domingo apontam que o Cantareira opera com 52,6% da capacidade, o que representa elevação de 0,2 ponto porcentual em relação à marca registrada ontem. Esse porcentual considera o chamado volume morto como se fosse volume útil do sistema.

PUB

O Sistema Cantareira, responsável por atender mais de 5 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, registrou 9,4 milímetros (mm) de chuvas desde ontem, e com isso já acumula 222,1 mm no mês. O volume supera em 9,7% a chuva média para meses de fevereiro, de 202,4 mm. Desde o final de janeiro, quando o índice estava em 45,4%, o reservatório do Cantareira subiu 7,2 pontos porcentuais.

Segundo o índice que calcula a reserva profunda como volume negativo, o nível do manancial também avançou, 0,2 ponto porcentual, e chegou a 23,4%. O terceiro índice divulgado pelo Sabesp cresceu 0,1 ponto, ao oscilar de 40,6% para 40,7%.

A última queda registrada no nível do Cantareira ocorreu no dia 22 de outubro, quando o volume de água represada caiu de 15,7% para 15,6%.

Outros mananciais

Usado para socorrer o Cantareira e atualmente responsável por atender o maior número de paulistas, o Sistema Guarapiranga apresentou queda de 0,1 ponto porcentual entre ontem e hoje, ao oscilar para 84,3%. Desde o início do mês, contudo, o nível de água do sistema apresentou alta de 1,3 ponto porcentual, ante os 83% registrados ao final de janeiro. O sistema não registrou chuvas nas últimas 24 horas, mas já acumulou 232 mm desde o início do mês, superando a média histórica de 192,9 mm.

O Sistema Alto Tietê, que também é composto por um volume morto adicionado em 2014, atingiu 32,7% de nível de armazenamento, o que representa alta de 0,1 ponto porcentual em relação ao nível de sábado. A pluviometria do dia ficou em 0,1 mm, com acúmulo de 172,3 mm no mês. A média histórica para meses de fevereiro é de 194,4 mm.

O nível de água armazenada no Sistema Alto Cotia ficou estável em 100%, apesar da chuva de 1 mm entre ontem e hoje. No mês as chuvas acumulam 83,8 mm, menos da metade da média histórica de 179,4 mm.

Os sistemas Rio Grande e Rio Claro apresentaram retração nas últimas 24 horas. No Rio Grande, o indicador de armazenamento encolheu de 88,5% para 88,4%. O nível do Rio Claro caiu de 83,5% para 83,2%. Em ambos os casos, não foram registradas chuvas durante o final de semana e o nível pluviométrico no mês permanece abaixo da média histórica. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 9 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 10 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 3 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 18 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 10 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 20 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980