Governo prepara decreto para implementar corte de IPI após imbróglio no STF

O governo já havia cortado o IPI em 25% em fevereiro e, em abril, ampliou o corte para 35%.

© Getty

Economia IMPOSTO-IPI 22/07/22 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - O governo prepara um novo decreto para consolidar um corte de 35% no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) após a tentativa anterior ter sido limitada por uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

PUB

De acordo com integrantes do Ministério da Economia ouvidos pela reportagem, o decreto deve endereçar preocupações de empresários da Zona Franca de Manaus -área que tem como um dos seus diferenciais a isenção de IPI sobre os bens lá produzidos e, com a redução do imposto, veria essa vantagem diminuir.

O governo já havia cortado o IPI em 25% em fevereiro e, em abril, ampliou o corte para 35%. Moraes suspendeu a ampliação para bens que são produzidos na Zona Franca de Manaus atendendo a pedido do partido Solidariedade e citando a preocupação com a região.

"Sem a existência de medidas compensatórias à produção na Zona Franca de Manaus, [a medida] reduz drasticamente a vantagem comparativa do polo, ameaçando, assim, a própria persistência desse modelo econômico diferenciado constitucionalmente protegido", afirmou Moraes na decisão de maio.

A decisão de Moraes provocou indignação de integrantes do governo, que viram uma intervenção indevida do ministro do STF em meio a um clima político já estressado entre Executivo e Judiciário.

Os cortes de IPI foram assinados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e são defendidos pelo ministro Paulo Guedes (Economia) sob a justificativa de devolver os ganhos na arrecadação federal à população em forma de cortes de impostos.

"[O corte de 25%] é um marco do início da reindustrialização brasileira, após quatro décadas de desindustrialização", afirmou Guedes em fevereiro. "[O imposto] era uma estaca cravada na indústria brasileira, e nós vamos tirar essa estaca", disse.

Em nome da bancada federal amazonense, o Solidariedade recorreu ao Supremo sob a alegação que a forma pela qual foi implementada a redução da carga tributária do IPI interferiria no equilíbrio competitivo e afrontaria a proteção constitucional da Zona Franca.

Argumentou ainda que a medida atingiria incentivos fiscais destinados a promover o equilíbrio do desenvolvimento socioeconômico entre as diferentes regiões do país.

Segundo o partido, a perda de competitividade levaria à realocação de investimentos produtivos e contribuiria para o fechamento de fábricas.

"É preciso ter claro que esta vertente, consubstanciada no Polo Industrial de Manaus, atacado com virulência jamais vista, é o motor da economia do estado", afirmou o partido, na época.

Um dos representantes do Amazonas no Congresso, o senador Eduardo Braga (MDB) usou as redes sociais para dizer que a decisão de Moraes garantiria a competitividade da Zona Franca. "Isso garantirá emprego, investimento e segurança jurídica", disse, na época.

Já o presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, o deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP), classificou a decisão de Moraes na ocasião como "muito ruim" e chamou de descabida a alegação de que a medida seria eleitoreira.

"A redução do IPI foi tomada claramente porque houve um aumento de arrecadação. O Brasil não pode ficar refém da Zona Franca de Manaus. É um absurdo não poder reduzir o IPI de todo o Brasil por causa de uma Manaus", afirmou o parlamentar na época.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte França Há 23 Horas

Acusado de estupro, Mbappé assume relação sexual consentida na Suécia

fama Óbito Há 15 Horas

Revelados 'novos' detalhes sobre a 'causa' da morte de Liam Payne

fama Liam Payne Há 23 Horas

'Liam disse que iria morrer em breve', revela ex-noiva sobre Liam Payne

mundo Reino Unido Há 19 Horas

Descoberta rara: Homem viveu com três pênis sem nunca saber

mundo França Há 15 Horas

Corpo de jovem que estava desaparecida há um ano é encontrado na França

fama Demi Lovato Há 23 Horas

Demi Lovato lamenta a morte do ex-namorado, lutador Guilherme 'Bomba'

mundo Austrália 17/10/24

Bolas pretas surgem em praias de Sydney e intrigam moradores e turistas

fama Liam Payne Há 18 Horas

Família de Liam Payne quebra silêncio após morte do cantor

brasil São Paulo Há 22 Horas

Jovem pula de carro em movimento após ataque de motorista de aplicativo

politica CÂMARA-PRESIDÊNCIA Há 21 Horas

Lira e Pacheco tentam destravar emendas após presidente da Câmara ver afronta de Dino