© Getty
"Se eu falasse "não" em um momento que o Atlético precisa de mim, eu acho que não seria justo com o que eles que tanto fizeram por mim", afirmou Cuca. "O posto de treinador da seleção é dado para aquele que tem o melhor desempenho. É isso que o treinador brasileiro busca dentro dos clubes, sem mirar uma seleção. Eu, particularmente, não sou fissurado em seleção, eu não vim para cá para projeto seleção brasileira. Eu vim para o para o projeto segundo turno e Libertadores. Claro que uma coisa influencia outra, se acaba o ano com a gente muito bem, o teu nome cresce. Se acaba mal, o teu nome diminui", concluiu.
Cuca deixou o Atlético-MG em dezembro de 2021, após as conquistar o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão, ampliando sua lista de títulos pelo time alvinegro. Na passagem anterior, já havia vencido a Libertadores (2013) e dois estaduais (2012 e 2013). Como ficou apenas alguns meses distante do comando atleticano, reencontrará muitos jogadores com os quais trabalhou até o ano passado, o que deve fazer o processo de adaptação mais rápido.
"Este grupo no final do ano não tinha o que mudar porque eles me deram tudo. Serei eternamente grato a eles por tudo que eles nos deram. Agora, a gente pode retomar e conseguir aquilo tudo de novo, e vamos trabalhar em cima disso. Nós temos jogadores importantes, inclusive alguns que chegaram e ainda vão jogar muito bem. Tem outros que não vivem o grande momento que viveram outrora, mas a gente sabe que podem retomar. Nosso é em cima disso, buscar o melhor de cada um", comentou o treinador.
Substituto de Turco Mohamed, Cuca assumi o comando perto de uma das partidas mais importantes do ano. Já na próxima semana, na quarta-feira, estará orientando seus jogadores no primeiro jogo das quartas de final da Copa Libertadores, contra o Palmeiras, no Mineirão. Para ele, a expectativa é de um confronto dos mais equilibrados.
"(Ano passado) acho que jogamos melhor no Allianz e aqui a gente estava jogando bem, fizemos um a zero, perdemos a chance de fazer o segundo. Foram jogos muito iguais, e eu imagino que vão ser assim agora também. Vamos nos preparar da melhor forma para enfrentar o Palmeiras, que na minha opinião, tem a mesma chance de passar que a gente", afirmou, relembrando os encontros de 2021 com os palmeirenses.
A estreia de Cuca será longe de casa, em Porto Alegre, onde o Atlético enfrenta o Internacional pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de perder por 2 a 1 para o Corinthians no final de semana passado, o time ocupa a quarta colocação, com 32 pontos, a sete pontos do líder Palmeiras.
"São 45 pontos. Junto com 32, daria 77. Ainda temos que torcer para o Palmeiras, não fazer 78. Tudo é número. É fácil falar vamos ganhar 15 partidas, mas são 19 jogos. Não é assim. Como fazemos o cálculo agora, que não é mais começo do campeonato: jogo a jogo. Domingo é contra o Internacional. É o cálculo que a gente tem, vamos buscar o melhor lá contra o Internacional", avaliou.
PUB