Insatisfação com tamanho do pênis e vagina leva à cirurgia

Uma melhor autopercepção estaria relacionada a um maior tamanho do pênis e a um menor tamanhos dos lábios menores vaginais.

© iStock

Lifestyle SAÚDE-PESQUISA 07/08/22 POR Folhapress

LUIZ PAULO SOUZARIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - Um estudo sueco publicado no último mês mostrou que 33,8% dos indivíduos entrevistados estavam insatisfeitos com a aparência genital. Uma melhor autopercepção estaria relacionada a um maior tamanho do pênis e a um menor tamanhos dos lábios menores vaginais.

PUB

A pesquisa também mostrou que 11,3% dos homens e 13,7% das mulheres consideravam fazer algum tipo de cirurgia estética na região genital. Segundo Tatiana Turini, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o número desses procedimentos vem aumentando nos últimos anos.

A pesquisa, que contou com a participação de 3.503 homens e mulheres suecos, foi feita através de um questionário online e publicada na revista científica The Journal of Sexual Medicine.

Para Christiane Ribeiro, médica psiquiatra e membro da SBP (Sociedade Brasileira de Psiquiatria), esse aumento de cirurgias estéticas reflete uma maior insatisfação da população com o próprio corpo e a uma menor autoestima. Ela acredita que esse processo está diretamente relacionado a um aumento da pressão popular por um corpo perfeito e a um maior uso de redes sociais.

Entre as mulheres, a cirurgia de redução dos lábios menores é a mais buscada. Segundo a cirurgiã, o desconforto com a aparência da vulva é a principal queixa, mas algumas pacientes desejam fazer o procedimento porque sentem dor ao usar algumas roupas e ao fazer exercícios físicos.

Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética apontam que, durante o ano de 2020, mais de 142 mil pessoas passaram pelo procedimento -20 mil apenas no Brasil. Entre as mulheres que já falaram abertamente sobre ter feito a cirurgia estão a advogada Deolane Bezerra, a influenciadora digital Geisy Arruda e a ex-BBB Letícia Santiago.

Outros procedimentos como clareamento, redução de gordura na região púbica e aplicação de botox nos lábios maiores também são comuns. De acordo com a médica, o desconforto estético, mesmo que não associado a uma disfunção anatômica, faz com que essas mulheres não se sintam confortáveis com seus parceiros e parceiras, o que pode dificultar o prazer e tornar a experiencia sexual dolorosa.

Segundo a psiquiatra, os insatisfeitos com a aparência das suas genitálias geralmente não reclamam com seus parceiros, mas supervalorizam uma característica física que consideram negativa -o que, segundo a especialista, pode ser um sinal de Transtorno Dismórfico Corporal, condição em que o paciente sente-se altamente insatisfeito com próprio corpo.

Essa dificuldade de aceitação pode dificultar a vida social e levar a uma indisponibilidade para relacionamentos afetivos e atividades sexuais.

É o caso de Daniel (nome fictício, a pedido), 23. Ele disse se sentir muito insatisfeito com o tamanho do seu pênis e relata que isso faz com que ele evite relacionamentos. Segundo ele, essa insatisfação também causa muita insegurança em encontros sexuais, principalmente com mulheres -ele é bissexual.

De acordo com Daniel, o tamanho do seu pênis nunca foi um incômodo para seus parceiros e parceiras, e isso nunca atrapalhou o sexo, mas, mesmo assim, ele sempre se questiona se os parceiros ficaram mesmo satisfeitos com a experiência.

Essa insegurança começou aos 13 anos, quando ele começou a ter acesso a pornografia. Segundo o estudo sueco, 93,6% dos homens e 57,5% das mulheres consumiam material com sexo explícito, mas, nessa população, esse consumo não foi associado a uma pior autoimagem genital.

Ainda de acordo com o estudo, uma maior insatisfação com a aparência estava relacionada a uma menor atividade sexual e exposição do corpo -como utilizar banheiros públicos e roupas que possam marcar a genitália.

Daniel disse que, por causa da sua insegurança, já sentiu muito desconforto para usar roupas como sungas, mas que depois que começou a fazer psicoterapia essa preocupação diminuiu bastante.Apesar de a insegurança ter melhorado nos últimos anos, Daniel conta que, às vezes, ainda pensa em fazer procedimentos que possam aumentar o tamanho do pênis.

A Sociedade Brasileira de Urologia afirma que contraindica esta prática e reforça que não há estudos ou dados científicos que confiram credibilidade, eficácia ou segurança de qualquer técnica de aumento das dimensões penianas.

Para Darlane Andrade, psicóloga e professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da UFBA (Universidade Federal da Bahia), as intervenções estéticas podem mesmo melhorar a aceitação do próprio corpo.

Entretanto, ela considera que a psicoterapia é essencial para que o indivíduo, em especial as mulheres, entenda o impacto das pressões sociais sobre a maneira como ele se enxerga, e possa tomar a decisão sobre fazer ou não a intervenção de maneira mais consciente.Os organizadores do estudo concordam que a psicoterapia pode ser uma alternativa aos procedimentos estéticos para melhorar a autoimagem.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Tiü França Há 23 Horas

Dono de carro que explodiu em Brasília anunciou atentado na internet

fama Silvio Santos Há 22 Horas

Fã mostra foto da lápide de Silvio Santos, sepultado em local restrito

fama Fernanda Montenegro Há 23 Horas

Aos 95 anos, atriz Fernanda Montenegro entra para o Guinness

esporte Flamengo Há 23 Horas

Filipe Luís: 'Gabigol não será mais relacionado para jogos do Flamengo até segunda ordem'

lifestyle Doenças oncológicas Há 23 Horas

Câncer colorretal: sintomas iniciais e importância do diagnóstico precoce

politica Atentado Brasília Há 17 Horas

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília

fama Liam Payne Há 17 Horas

Liam Payne teria ameaçado ex com "pornô de vingança" antes de falecer

mundo EUA Há 23 Horas

Garoto sobrevive a naufrágio na Califórnia escondido em um refrigerador

fama Viih Tube Há 1 Hora

Viih Tube vai para UTI e passa por transfusão após complicações no parto

mundo Koala Há 23 Horas

Casal encontra Coala em quarto ao chegar em casa e vídeo viraliza