Vettel não sabe o que fará após aposentadoria da F1 e teme 'cair em buraco'

"Honestamente, também temo pelo que está por vir, porque pode ser um buraco, que não sei o quão profundo será, e se eu sairei dele", disse o piloto

© Getty

Esporte F1 09/08/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Sebastian Vettel anunciou que está fazendo sua última temporada de Fórmula 1 neste ano. Ele o fez em um vídeo, detalhando os motivos que o levaram a deixar a categoria para trás após 15 anos e quatro títulos. Quer ficar mais perto da família, não acredita que é possível estar na F1 e não se comprometer 100%, quer levar sua curiosidade para outros caminhos. Mas tem uma coisa que o alemão de 35 anos não sabe: o que vai fazer da vida e como vai se sentir sem os GPs.

PUB

"Honestamente, também temo pelo que está por vir, porque pode ser um buraco, que não sei o quão profundo será, e se eu sairei dele", reconheceu o piloto. "Mas acho que tenho muito apoio, muitas pessoas que me ajudaram até aqui e que vão continuar a me ajudar, a me dar uma direção. E tomara que eu tome as decisões certas no futuro para progredir e me tornar uma versão melhor de mim em 10 anos."

O alemão salientou que não tem um plano definido. "Eu disse que a minha maior vitória ainda está por vir, o que vocês podem dizer que é uma besteira, porque, se eu estou parando, que corrida é essa? Mas estou me referindo a algo maior na vida. Acho que, para todos os esportistas, o maior desafio chega quando eles decidem fazer outras coisas. É isso que eu estou enfrentando. Será uma grande mudança e veremos como vou lidar com ela".

Vettel reconheceu que as questões ambientais sobre as quais começou a se educar mais nos últimos anos são parte dos motivos que o afastaram da F1. "Depois que você aprende sobre o que significa ficar viajando o mundo queimando coisas, não dá para desaprender, mas esse não foi o motivo principal."

O que aparece constantemente no discurso do piloto é a questão da família. Ele tem três filhos e estava sentindo a necessidade de passar mais tempo com eles agora que a mais velha tem 9 anos e o mais novo, quase três. "As crianças estão crescendo, tendo outros interesses e visões, e não posso ignorar isso. Na F1, é preciso muita dedicação e muito tempo tanto em termos de pensamento, quanto fisicamente fora de casa, longe da família. Essas questões foram ficando cada vez maiores até o momento em que tomei a decisão."

E foi uma decisão que caiu como uma bomba no mercado de pilotos, dias antes do que costuma ser um prazo (31 de julho) que prende pilotos a equipes se elas têm a opção de renovação. Fernando Alonso se adiantou e conseguiu o contrato que queria, por mais do que um ano, na Aston Martin, para ficar com o lugar de Vettel.

Com isso, ele abriu uma vaga inesperada na Alpine. Tão inesperada que a primeira opção da equipe para substituir o espanhol, Oscar Piastri, já tinha fechado um pré-contrato com a McLaren, disposta a pagar para liberar Daniel Ricciardo. Piastri chegou a ser anunciado pela Alpine como companheiro de Esteban Ocon para a próxima temporada, mas disse que não correrá pela equipe francesa ano que vem. A situação só deve ser totalmente esclarecida quando a F1 voltar da pausa de agosto, daqui a pouco mais de duas semanas, para o GP da Bélgica.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 12 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 15 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Bebê Há 17 Horas

Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi

fama Festas Há 16 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

mundo Cazaquistão Há 15 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

mundo Avião Há 16 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

lifestyle Saúde Há 16 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama Tragédia Há 9 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

politica Justiça Há 16 Horas

Chefe da PM responsável pela Esplanada sugeriu combinar defesa sobre 8/1