Anvisa analisa cinco pedidos para diagnóstico da varíola dos macacos

A Anvisa destacou que a prioridade é “a avaliação de todos os pedidos de registro de produtos para diagnóstico in vitro"

© Shutterstock

Brasil Saúde 11/08/22 POR Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta quinta-feira (11), o balanço dos pedidos de registro de produtos para o diagnóstico de varíola dos macacos. No total, foram cinco pedidos e todos já tiveram sua análise iniciada.

Segundo a agência, os dois primeiros produtos foram Viasure Monkeypox Virus Real Time PCR Detection Kit, fabricado na Espanha pela empresa CerTest Biotec, e Monkeypox Virus Nucleic Acid Detection Kit, fabricado na China pela empresa Shanghai BioGerm Medical Technology. Ambos são ensaios moleculares, passaram pela avaliação do corpo técnico da Anvisa e aguardam complementação de informações por parte das empresas solicitantes para continuidade da análise.

O terceiro produto, que teve o pedido de registro submetido no dia 8 de agosto, também é um ensaio molecular e corresponde ao Standard M10 MPX/OPX, que tem como fabricante legal a empresa nacional Eco Diagnóstica, mas que tem parte da sua produção ocorrendo em outro país. A análise técnica da documentação está em curso.

Os pedidos mais recentes deram entrada na quarta-feira (10). Um deles, o Monkeypox Virus Antigen Rapid Test, o primeiro pedido relacionado a teste rápido para detecção de antígeno, fabricado pela empresa chinesa Shanghai BioGerm Medical Technology, e o produto Kit Molecular Monkeypox (MPXV) Bio-Manguinhos, fabricado no Brasil pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos.

Em nota, a Anvisa destacou que a prioridade é “a avaliação de todos os pedidos de registro de produtos para diagnóstico in vitro que possam ser utilizados como recurso para o enfrentamento da monkeypox [varíola dos macacos, em inglês]”.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia INSS Há 19 Horas

INSS tem novas regras na aposentadoria; veja quais são e quem consegue o benefício

fama Justiça Há 16 Horas

Brad Pitt foi influenciado pela namorada para chegar a acordo com Jolie

fama Jason de Souza Junior Há 9 Horas

Ex-participante do Masterchef é preso por estupro de menina de 12 anos

mundo EUA Há 18 Horas

Polícia relaciona atropelamento em massa e explosão de Tesla

fama Gabriel Freitas Há 8 Horas

Influenciador morre aos 37 anos após luta contra obesidade

mundo Vídeo Há 8 Horas

Mulher causa briga generalizada em voo após aeromoça não servir bebida

fama Óbito Há 19 Horas

Morre Jocelyn Wildenstein, socialite de Nova York conhecida como 'Mulher-Gato'

fama reataram Há 9 Horas

Yuri Lima se declara para Iza e casal anuncia reconciliação

mundo EUA Há 17 Horas

Primeira imagem de homem que explodiu Tesla nos EUA é revelada

fama Saúde Há 15 Horas

Ana Maria Braga anuncia remissão de câncer