Ceará sonda Vanderlei Luxemburgo e Coritiba troca comissão técnica

O treinador foi sondado para substituir Marquinhos Santos no comando do Ceará

© Getty Images

Esporte Bastidores 15/08/22 POR Estadao Conteudo

Sem comandar um time desde que deixou o Cruzeiro no fim do ano, Vanderlei Luxemburgo pode voltar à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O treinador foi sondado para substituir Marquinhos Santos no comando do Ceará. Luxemburgo, que ainda não teria recebido proposta formal, ainda não se manifestou sobre o interesse do clube cearense.

Marquinhos Santos deixou o clube no domingo, após a derrota no clássico com o Fortaleza, por 1 a 0, na Arena Castelão. A passagem do treinador durou pouco mais de dois meses. "A decisão foi tomada em comum acordo. O auxiliar Edison Borges também não faz mais parte do quadro técnico do Alvinegro."

Contratado em junho para substituir Dorival Júnior, que aceitou a proposta do Flamengo, Marquinhos Santos registrou com 45% de aproveitamento. Em 17 partidas sob seu comando, o Ceará teve seis vitórias, cinco empates e seis derrotas. As eliminações na Copa do Brasil, para o Fortaleza, e na Copa Sul-Americana, para o São Paulo, aumentaram a pressão sobre o treinador.

Na 14ª colocação do Brasileirão, com 25 pontos, o Ceará tem apenas dois a mais que o Avaí, que abre a zona de rebaixamento. Sem vencer há quatro jogos, o time busca a reabilitação no domingo, contra o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, pela 23ª rodada.

CORITIBA MUDA TREINADOR

O time paranaense também mudou seu comando no fim de semana. Trocou Gustavo Morínigo por Guto Ferreira. A derrota para o Atlético-MG, por 1 a 0, no Couto Pereira, foi a gota d'água para a diretoria do Coritiba.

No clube desde o ano passado, Gustavo Morínigo era um dos treinadores mais longevos do futebol brasileiro. O paraguaio, porém, não aguentou a sequência de três derrotas seguidas, que colocou o clube na zona de rebaixamento do Brasileirão.

Sob o comando de Gustavo Morínigo, o Coritiba conseguiu o acesso à elite do Campeonato Brasileiro no ano passado e foi campeão paranaense em 2022. Em 99 partidas, foram 43 vitórias, 22 empates e 34 derrotas. O head esportivo Renê Simões também foi desligado, assim como os auxiliares Toro Acuña e Diosnel Burgos, e o preparador físico Gonçalo llanos.

A diretoria coxa-branca não perdeu tempo e acertou com Guto Ferreira, que estava sem clube desde que deixou o Bahia no final de junho. O treinador de 56 anos chega com a missão de livrar o Coritiba do rebaixamento e deve estrear no próximo sábado, contra o Fluminense, no Rio de Janeiro.

Com passagens por Mogi Mirim, Criciúma, ABC, Ponte Preta, Portuguesa, Figueirense, Chapecoense, Internacional, Sport, Ceará e Bahia, Guto Ferreira vai ter a sua primeira experiência no futebol paranaense. Ele assume o Coritiba na 18ª colocação do Brasileirão, com 22 pontos. A diferença para o Cuiabá, primeiro time fora da zona de rebaixamento, é de apenas um ponto. Faltam 16 jogos para o fim do campeonato.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 18 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 22 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Festas Há 23 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

mundo Cazaquistão Há 22 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

mundo Avião Há 23 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

fama Tragédia Há 16 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

lifestyle Saúde Há 23 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama LUTO Há 18 Horas

Famosos lamentam morte de Ney Latorraca

politica Justiça Há 23 Horas

Chefe da PM responsável pela Esplanada sugeriu combinar defesa sobre 8/1