© Getty Images
No ano passado, além de vencer o prêmio da Uefa, Putellas ganhou a Bola de Ouro e foi eleita a melhor também pela Fifa. Na temporada 2021/2022, colocou-se novamente na briga pelas honrarias ao marcar 34 gols pelo Barcelona e chegar a mais uma final da Liga dos Campeões. Embora tenha perdido a decisão para o Lyon, foi nomeada a melhor jogadora do torneio.
Putellas, contudo, não participou da Eurocopa, pois rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo durante um treinamento com a seleção espanhola. Sem ela, o torneio teve Beth Mead como protagonista. A atacante de 27 anos foi o principal nome do histórico título da Inglaterra, não à toa foi artilheira e eleita a melhor jogadora. Pelo Arsenal, fez 14 gols e deu 19 assistências.
Na final da Euro, conquistada pelas britânicas com uma vitória por 2 a 1 sobre a Alemanha, Mead encontrou Lena Oberdorf, sua adversário na briga pelo prêmio da Uefa. Com apenas 20 anos, Oberdorf se colocou como uma das meio-campistas mais completas do mundo e teve grandes exibições tanto com a camisa da seleção quanto com a do Wolfsburg.
A Uefa também divulgou as finalistas da disputa pelo título de melhor treinadora. As candidatas são Sarina Wiegman, da seleção inglesa, Martina Voss-Tecklenburg, da Alemanha, e Sonia Bompastor, do Lyon. As vencedoras serão anunciadas em cerimônia no dia 25, quando será feito o chaveamento da fase de grupos da Liga dos Campeões Masculina, em Istambul.
PUB