Coisas sobre os Cinco Elementos que quase ninguém sabe
Descubra mais sobre os elementos Fogo, Água, Terra, Ar e Espírito
Coisas sobre os Cinco Elementos que quase ninguém sabe
Há quatro elementos físicos: fogo, água, ar e terra. Porém, o que pouca gente sabe é que existe também um quinto elemento que já foi citado por diferentes nomes ao longo da história. Esse elemento é mais conhecido como "espírito" ou "éter". Mas o quanto sabemos sobre esses elementos, realmente? O que eles representam, quais são suas características e quais são seus significados afinal?
Clique na galeria a seguir e descubra coisas sobre os Cinco Elementos que quase ninguém sabe.
©
Shutterstock
Origens
As raízes do conceito podem ser traçadas até os gregos antigos, que propuseram que quatro elementos físicos básicos existiam. Estes elementos são Fogo, Ar, Água e Terra.
©
Shutterstock
Formas
Os símbolos triangulares, usados normalmente para representar esses elementos, foram então introduzidos por alquimistas.
©
Shutterstock
O Quinto Elemento
Mais tarde, foi introduzido o quinto elemento. Que recebe nomes variados em tradições diferentes. Exemplos incluem "Éter" e "Quintessência". Mas todos esses termos parecem se referir à mesma coisa, o que hoje chamamos de "Espírito".
©
Shutterstock
Hierarquia
A hierarquia dos elementos varia, dependendo do sistema de crenças. Na teoria tradicional do ocultismo ocidental, por exemplo, os elementos seguem a ordem hierárquica descendente: Espírito, Fogo, Ar, Água e Terra.
©
Shutterstock
Teoria do ocultismo ocidental
Isso porque há a crença de que os primeiros elementos (especialmente Espírito e Fogo) são mais espirituais do que os últimos. A Água e a Terra, em particular, são consideradas mais materiais e físicas.
©
Shutterstock
Wicca
Essa hierarquia, no entanto, não é seguida por alguns sistemas modernos. A Wicca, por exemplo, considera todos os elementos iguais.
©
Shutterstock
Peculiaridades
Agora, vamos olhar para as características dos elementos e como eles se relacionam uns com os outros. Cada elemento tem duas qualidades que são compartilhadas com outro elemento.
©
Shutterstock
Quente/Frio
Os elementos têm um espectro de temperatura e podem ser quentes ou frios. Essa dicotomia corresponde às características masculinas e femininas, respectivamente.
©
Shutterstock
Masculino/Feminino
As qualidades masculinas são descritas como leves, quentes e ativas, enquanto as qualidades femininas são escuras, frias, passivas e receptivas.
©
Shutterstock
Orientação
A orientação do triângulo é então alinhada de acordo com a temperatura e as características masculinas ou femininas do elemento. Os elementos quentes (masculinos) apontam para cima, para o reino espiritual, e os elementos frios (femininos) apontam para baixo, para a terra.
©
Shutterstock
Úmido/Seco
Além da temperatura, os elementos também são classificados por suas qualidades: úmidos ou secos. Porém, ao contrário da temperatura, essas qualidades não estão relacionadas à dicotomia masculina/feminina.
©
Shutterstock
Elementos opostos
Embora todos os elementos compartilhem qualidades com outros elementos, eles também se opõem ao elemento que se encontra do outro lado do espectro. Por exemplo, o Ar é úmido como a Água e quente como Fogo, mas não compartilha nenhuma qualidade com a Terra.
©
Shutterstock
Elementos opostos
Há elementos que têm um traço extra no triângulo e os que não têm. Por exemplo, o Ar e a Terra são opostos e têm o traço, mas Água e Fogo não, mesmo eles também sendo opostos.
©
Shutterstock
Pentagrama
O pentagrama elementar tem sido usado para representar os Cinco Elementos há séculos. Seguindo a hierarquia básica, o Espírito é encontrado no topo e, então, ele desce para o Fogo, em seguida, para o Ar e a Água, e, por fim, para a Terra.
©
Shutterstock
Orientação
Foi só no século XIX que foi atribuída relevância à orientação do pentagrama. O símbolo geralmente é retratado apontando para cima ou para baixo.
©
Shutterstock
Orientação
A versão que aponta para cima simboliza o triunfo do espírito sobre a matéria, enquanto a versão que aponta para baixo tem os elementos físicos subjugando o reino espiritual.
©
Shutterstock
Bom e mau?
Essas formas de apresentação têm sido associadas com noções de "bem" e "mal". No entanto, geralmente, esta não é a posição daqueles que optam por usar um pentagrama ou o outro.
©
Shutterstock
Correspondências elementares
Cada elemento corresponde a coisas diferentes, incluindo estações, hora do dia, fases da lua, direções e cores.
©
Shutterstock
Cores
A Ordem Hermética da Aurora Dourada criou muitas dessas correspondências no século XIX. A cor associada ao Fogo é vermelha, ao Ar é amarela, à Água é azul, à Terra é verde, e ao Espírito pode ser violeta, laranja ou branca.
©
Shutterstock
Direções
A Aurora Dourada também associou direções cardeais aos elementos. Como essa sociedade secreta foi fundada na Inglaterra, as direções seguiram uma perspectiva europeia. O que significa que o norte é frio, o sul é quente, o oeste é água, etc.
©
Shutterstock
Localização
Os ocultistas de outras partes do mundo, porém, não acham que essas correspondências refletem a realidade deles.
©
Shutterstock
Ciclos
Os Cinco Elementos também estão conectados a ciclos naturais. Estes correspondem a determinadas estações, bem como a horários específicos do dia.
©
Shutterstock
Fogo
O Fogo está associado com o Sol e a vida. Como tal, corresponde ao meio-dia e ao verão, quando se trata da hora do dia e da estação. A Lua cheia também está associada ao Fogo.
©
Shutterstock
Terra
A Terra está na direção oposta ao Fogo e é associada com a Lua nova. Meia-noite é a hora correspondente do dia e o inverno é sua estação.
©
Shutterstock
Ar
Ar é tudo sobre criatividade, juventude e novos começos. Este elemento está associado com a primavera, o nascer do Sol e a Lua crescente.
©
Shutterstock
Água
Este elemento está ligado à emoção e à sabedoria. A Água é associada com o fim de ciclos e com a sabedoria da velhice.
©
Shutterstock
Espírito
O espírito não tem as mesmas correspondências porque não é um elemento físico. O quinto elemento também não tem um símbolo padrão, embora círculos e espirais tenham sido usados para representá-lo.
©
Shutterstock
Seres elementares
Os quatro elementos físicos correspondem a seres elementares específicos. Vamos dar uma olhada nos associados a cada um deles.
©
Shutterstock
Fogo
O ser elementar do Fogo é a salamandra (o lagarto mitológico, não o anfíbio).
©
Getty Images
Ar
Os seres elementares associados ao Ar são os Silfos, espíritos ou seres aéreos.
©
Getty Images
Água
A Água é correspondente às ninfas aquáticas chamadas Ondinas.
©
Getty Images
Lifestyle
Espiritualidade
18/08/22
POR Notícias Ao Minuto
Há quatro elementos físicos: Fogo, Água, Ar e Terra. Porém, o que pouca gente sabe é que existe também um quinto elemento que já foi citado por diferentes nomes ao longo da história. Esse elemento é mais conhecido como "Espírito" ou "Éter". Mas o quanto sabemos sobre esses elementos, realmente? O que eles representam, quais são suas características e quais são seus significados afinal?
Clique na galeria a seguir e descubra coisas sobre os Cinco Elementos que quase ninguém sabe.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA