Pacientes oncológicos organizam manifestação por revisão da tabela SUS

Eles pedem a ampliação de vagas a tratamentos e a revisão da tabela pública de consultas e procedimentos, cuja defasagem tem levado hospitais conveniados ao SUS a desistirem da prestação de serviços.

© Shuttertock

Brasil HOSPITAL-SP 18/08/22 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - ONGs que reúnem pacientes oncológicos lançaram um manifesto e realizam nesta sexta (19), às 11h, um protesto pelos direitos dos pacientes com câncer que dependem do SUS.

PUB

Eles pedem a ampliação de vagas a tratamentos e a revisão da tabela pública de consultas e procedimentos, cuja defasagem tem levado hospitais conveniados ao SUS a desistirem da prestação de serviços.

Nesta segunda (14), a Folha de S.Paulo revelou que o Hospital A.C. Camargo não renovará o atual contrato que mantém com a Prefeitura de São Paulo e encerrará os atendimentos aos pacientes do SUS.

De acordo com a instituição, o principal motivo é a defasagem da tabela SUS, que faz com que todos os meses o hospital tenha que aportar recursos próprios para cobrir o rombo causado pelos atendimentos públicos.

Segundo as entidades, são mais de 600 mil brasileiros vitimados pelo câncer todos os anos e esse número vem crescendo desde a pandemia de Covid-19.

"Se nada for feito, o câncer será a primeira causa de morte até 2030. Os valores aviltantes da tabela SUS demonstram descaso e descompromisso com o povo enquanto liberam bilhões para campanhas eleitorais e mordomias para altos escalões dos governos", diz manifesto das entidades.

O documento é assinado ONGs como Somos Todos Uma, Projeto Mechas do Amor, Gama, Amor Rosa, Tribo do Bem, Projeto Divas, Rosa Mulher, Instituto Brasil+ Social e projeto Driblando o Câncer.

Para elas, os governos federal, estadual e municipal fogem da responsabilidade de garantir atendimento digno de saúde à população.

"Transferem aos hospitais conveniados, como o A.C. Camargo, essa árdua tarefa de atender sem receber sequer pelos custos do atendimento."

A manifestação dos pacientes oncológicos e familiares acontece às 11h, em frente à sede da prefeitura, no Viaduto do Chá, centro de São Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Emergência Médica Há 9 Horas

Atriz Lisandra Silva é hospitalizada após uso de Ozempic

mundo Eleições Há 8 Horas

EUA: Centro de referência em projeções vê vitória de Kamala

fama Luto Há 10 Horas

Fãs e familiares se despedem de Agnaldo Rayol em velório na Alesp

fama Política Há 14 Horas

Jojo Todynho se revolta com boicote por ser de direita: 'Sou o que quiser'

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

politica Justiça Há 15 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Estados Unidos Há 16 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'

esporte Futebol Há 14 Horas

Flamengo: Bruno Henrique é investigado por suposto esquema de apostas

tech Rede social Há 16 Horas

O X lança uma das suas alterações mais controversas

lifestyle Alimentação Há 14 Horas

Cuidado com as aparências: estes alimentos estão te fazendo engordar