Com chuva no fim, Sainz Jr. é o mais rápido no 1º treino do GP da Bélgica de F-1

O espanhol Carlos Sainz Jr. e o monegasco Charles Leclerc foram os mais rápidos no primeiro treino livre do GP da Bélgica

© Getty

Esporte Automobilismo 26/08/22 POR Estadao Conteudo

A Ferrari começou na frente no retorno da Fórmula 1 após o recesso de verão europeu. O espanhol Carlos Sainz Jr. e o monegasco Charles Leclerc foram os mais rápidos no primeiro treino livre do GP da Bélgica, nesta sexta-feira, no tradicional circuito de Spa-Francorchamps. O holandês Max Verstappen anotou o terceiro melhor tempo. Mas o líder do campeonato e Leclerc já sabem que terão trabalho no domingo porque vão sofrer punições no grid de largada.

A volta dos carros da F-1 para a pista foi um pouco tumultuada. O primeiro treino do fim de semana teve bandeira vermelha e chuva fina, que exigiu dos pilotos os pneus intermediários no início e no fim da sessão. Há possibilidade de mais chuva nesta sexta e no sábado, com chances reduzidas de precipitação no domingo.

Sainz foi o mais veloz deste primeiro treino, com o tempo de 1min46s538. Leclerc veio logo atrás, com 1min46s607. A dupla da Ferrari foi seguida de perto por Verstappen, com 1min46s755. Seu companheiro de Red Bull, o mexicano Sergio Pérez, foi apenas o 10º colocado, com 1min48s474, seu melhor tempo, obtido com pneus duros, mais lentos que os macios e médios.

Outro que destoou dos primeiros colocados foi Lewis Hamilton, também com pneus mais lentos. O inglês da Mercedes registrou sua volta mais rápida com compostos médios, com 1min48s420. Foi o nono colocado do primeiro treino livre. George Russell, seu companheiro de equipe, anotou a quarta marca: 1min47s396.

Os oito primeiros colocados da sessão anotaram seus melhores tempos com pneus macios. Atrás de Russell, vieram o canadense Lance Stroll (Aston Martin), com 1min47s437; o tailandês Alexander Albon (Williams), com 1min47s835; o australiano Daniel Ricciardo (McLaren), com 1min48s081; e o japonês Yuki Tsunoda (AlphaTauri), com 1min48s310.

A volta da F-1 para as últimas nove corridas da temporada contou com novas regras para reduzir ou acabar com o "porpoising", ou "efeito golfinho", nos carros, que quicam na pista como consequência das mudanças aerodinâmicas implementadas nos monopostos a partir deste ano. Apesar disso, alguns pilotos seguiram sofrendo com os quiques, principalmente os da equipe Williams.

O treino foi marcado por chuva fina no início e no fim do treino, sem maiores consequências. Leclerc derrapou na pista, enquanto Kevin Magnussen, da Haas, sofreu uma pane no meio da pista. E acabou causando a bandeira vermelha, que parou o treino por cerca de 15 minutos.

PUNIÇÕES

Apesar do bom rendimento no início desta sexta, Verstappen e Leclerc já sabem que terão um fim de semana desafiador pela frente. Tanto a Red Bull quanto a Ferrari optaram por fazer mudanças nos motores dos seus carros neste GP, o que causou punições a ambos no grid de largada. O mesmo vai acontecer com o britânico Lando Norris (McLaren), o francês Esteban Ocon (Alpine), o alemão Mick Schumacher (Haas) e o finlandês Valtteri Bottas (Alfa Romeo).

Todos vão perder posições no grid de domingo e devem largam no fundo, ainda sem definição de quanto cada um vai perder em termos de colocações. O grid será definido no treino classificatório, à 11 horas de sábado (pelo horário de Brasília).

As punições poderão dar novo fôlego na disputa pelo título da temporada. Verstappen lidera a tabela, com 258 pontos, contra 178 do próprio Leclerc, atual vice-líder da classificação geral.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Polêmica! Há 10 Horas

Imagens mostram MC Ryan agredindo a ex-namorada Giovanna Roque

brasil 25 anos de espera Há 11 Horas

Policial tem crise de choro ao prender assassino do pai 25 anos depois

justica Santa Catarina Há 13 Horas

Dentista assassinada pelo irmão por herança estava grávida, diz prima

mundo Descoberta Há 11 Horas

Mensagem de 200 anos atrás é encontrada dentro de garrafa na França

fama DEOLANE-BEZERRA Há 11 Horas

Deolane diz que conheceu canibais de Garanhuns na cadeia

politica Vídeo Há 12 Horas

Candidato a vereador agride idoso com chute no peito em Tabatinga; vídeo

fama Documentário Há 13 Horas

Sorvetão defende Marlene Mattos de ataques no documentário 'Pra Sempre Paquitas'

fama Gigi Hadid Há 11 Horas

Gigi Hadid desfila com vestido feito de fita adesiva e tropeça; vídeo

justica Rio de Janeiro Há 11 Horas

Polícia confirma que corpo concretado é mesmo de advogada desaparecida

fama Luto Há 12 Horas

Barbara Leigh-Hunt, atriz de 'Orgulho e Preconceito', morre aos 88 anos