Malásia admite que destroços encontrados possam ser do MH370

A estação norte-americana NBC noticiou a descoberta de um destroço no banco de areia de Paluma, perto de Vilanculos, sul de Moçambique

© Reuters

Mundo Moçambique 02/03/16 POR Notícias ao Minuto

O ministro dos Transportes da Malásia admitiu nesta quarta-feira (2), que existe uma "grande possibilidade" dos destroços encontrados na costa de Moçambique pertencerem a um Boeing 777, o mesmo modelo do voo MH370 da Malaysia Airlines desaparecido há dois anos.

PUB

"Com base nas informações preliminares, existe uma grande possibilidade dos destroços encontrados em Moçambique serem de um Boeing 777", escreveu o ministro malaio, Liow Tiong Lai, na sua conta no Twitter.

A estação norte-americana NBC noticiou a descoberta de um destroço no banco de areia de Paluma, perto de Vilanculos, sul de Moçambique.

Citando investigadores norte-americanos, malaios e australianos que teriam visto fotografias dos destroços, o canal fez intensificar a possibilidade de que o objeto encontrado pertence a um estabilizador horizontal da cauda de um Boeing 777, o mesmo modelo do voo da Malaysia Airlines que desapareceu a 08 de março de 2014 quando fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim, com 239 pessoas a bordo.

O ministro referiu que a Malásia está trabalhando com a Austrália, país responsável pela coordenação das buscas no oceano Índico onde se acredita que o avião caiu, para recuperar os destroços e realizar um estudo mais profundo.

Liow Tiong Lai ressalvou que a origem dos destroços precisa "ainda de ser confirmada e verificada".

"Peço a todos que evitem especulações indevidas, já que não somos capazes de concluir, neste momento, que os destroços pertencem ao voo MH370", afirmou ainda o ministro dos Transportes malaio.

Em declarações à agência de notícias Lusa, o presidente do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) de Moçambique, João Abreu, confirmou a descoberta de uma peça de avião, composta por um material chamado "honeycomb" (favo de mel) que é usado nas estruturas das aeronaves, mas disse ser "prematuro e especulativo" estabelecer uma relação com o Boeing 777.

A descoberta ocorre a poucos dias do segundo aniversário do misterioso desaparecimento do avião. O aparelho desviou da rota por razões desconhecidas quando fazia a ligação, durante um voo noturno, entre Kuala Lumpur e Pequim.

Os investigadores acreditam que o avião se dirigiu para a zona sudeste do oceano Índico onde terá caído. O local do acidente nunca foi identificado.

Em julho do ano passado, foi encontrada numa praia da ilha francesa da Reunião, no oceano Índico, uma peça com dois metros de comprimento, um fragmento de uma asa que os peritos determinaram posteriormente que pertencia ao voo MH370.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 10 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

esporte Indefinição Há 10 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

brasil Brasil Há 6 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama MAIDÊ-MAHL Há 10 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

economia Carrefour Há 8 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

justica Itaúna Há 10 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

fama Segunda chance Há 23 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

brasil São Paulo Há 10 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 2 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Autobiografias Há 5 Horas

Celebridades que publicaram autobiografias reveladoras