Silvio Santos presidente? Gretchen prefeita? Eles se arriscaram na política!
No Brasil e no mundo
Silvio Santos presidente? Gretchen prefeita? Eles se arriscaram na política!
Várias celebridades já fizeram suas apostas no mundo da política. Inclusive, algumas figuras públicas brasileiras conseguiram ser eleitas ou serem nomeadas para cargos variados.
Já outras personalidades tentaram emplacar carreiras nessa área, mas não conseguiram. Lembra quando Gretchen tentou ser prefeita? E Silvio Santos que tentou ser presidente do Brasil?
Na galeria, relembre os famosos que se arriscaram na política!
©
Getty Images
Romário
Romário foi uma das maiores estrelas do futebol brasileiro. Popular, o ícone do Tetra acabou por emplacar carreira na política.
© Getty Images
Romário
Em 2014, o 'Baixinho' era deputado federal e depois foi eleito senador pelo Rio de Janeiro.
© Getty Images
Donald Trump
Donald Trump era um empresário bilionário, conhecido por frequentar boates em Miami e namorar modelos. Ele se tornou uma grande celebridade quando se tornou o apresentador do reality show 'The Apprentice', que ganhou versão no Brasil com o nome de 'O Aprendiz'.
©
Getty Images
Donald Trump
Quando Trump se candidatou à presidência dos Estados Unidos em 2016, parecia mais uma jogada de marketing... Mas não é que ele conseguiu?
© Getty Images
Thammy Miranda
Em 2016, o filho de Gretchen foi candidato a vereador por São Paulo, mas não conseguiu se eleger. No entanto, em 2019, o ator acabou ganhando um cargo de assessor especial na Câmara Municipal. Nas eleições de 2020, Thammy foi eleito vereador por São Paulo e, em 2021, assumiu a função.
©
Getty Images
Gretchen
Em 2007, a rainha dos memes e do rebolado concorreu à eleição para ser prefeita da cidade Ilha de Itamaracá, em Pernambuco. A cantora ficou em terceiro lugar na disputa.
©
AgNews
Arnold Schwarzenegger
Arnold Schwarzenegger era um fisioculturista, que ganhou visibilidade após ganhar vários títulos mundiais. Seu carisma e, músculos, claro chamaram a atenção de Hollywood e ele se tornou um bem-sucedido astro dos filmes de ação. Mas ele ainda queria mais!
©
Getty Images
Arnold Schwarzenegger
Em 2003, Schwarzenegger conseguiu se eleger governador da Califórnia em 2003.
©
Getty Images
Regina Duarte
Em passagem relâmpago pela secretaria especial da Cultura, a atriz assumiu a pasta em 4 de março com a missão de 'pacificar' as divergências entre a classe artística e a indústria da cultura com o governo federal.
©
Reuters
Regina Duarte
No entanto, em 20 de maio, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a saída de Regina e negou em vídeo que ela estava sendo 'fritada'.
©
Getty Images
Ronald Reagan
Donald Trump não foi a única celebridade que se tornou presidente. Ronald Reagan era um ator famoso antes de se tornar o chefe de Estado dos EUA em 1981.
© Getty Images
Tiririca
Em 2018, o ex-palhaço e ex-humorista cearense foi reeleito deputado federal por São Paulo e assumiu o seu terceiro mandato.
©
Reuters
Tiririca
Nas eleições de 2010, Francisco Everardo Tiririca Oliveira Silva foi o deputado mais votado do país, com mais de 1,3 milhão de votos.
©
Reuters
Clint Eastwood
Vencedor de Oscars, o lendário ator e diretor foi eleito prefeito da cidade de Carmel, na Califórnia, em 1986.
©
Getty Images
Alexandre Frota
O polêmico ator é deputado federal pelo estado de São Paulo.
©
Getty Images
Jean Wyllys
Lembra que o jornalista foi o vencedor do 'Big Brother Brasil 5', que contou com Grazi Massafera em segundo lugar? O professor universitário foi eleito a primeira vez deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro em 2010 e foi reeleito em 2014. Em 2018, Wyllys assumiria o seu terceiro mandato na mesma função, mas ele acabou desistindo.
©
Getty Images
Sonny Bono
Sonny Bono era famoso por sua dupla com Cher nos anos 1960 e 1970.
©
Getty Images
Sonny Bono
Bono acabou por abandonar a música e se tornou prefeito de Palm Springs, Flórida, em 1988. Mais tarde, foi eleito para a Câmara dos Representantes dos EUA.
©
Getty Images
Agnaldo Timóteo
Em 1982, o saudoso cantor foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro. Timóteo teve uma intensa carreira política, tendo mudado de partido várias vezes e até hoje flerta com um retorno ao cenário.
©
Getty Images
Gilberto Gil
De 2003 a 2008, o ícone da MPB foi ministro da Cultura durante o governo do presidente Lula.
©
Getty Images
Cynthia Nixon
Famosa por 'S e x and the City', a atriz e ativista concorreu à eleição de governador de Nova York em 2018. Se ela for parecida com a Miranda na vida real, certamente ela teria feito feito um trabalho incrível!
©
Getty Images
Bebeto
Com o nome Bebeto Tetra, o ex-atacante da seleção brasileira se tornou deputado estadual no Rio de Janeiro. O ex-jogador foi eleito para o cargo em 2010, 2014 e 2018.
©
Getty Images
Leila Barros
Das quadras à areia, a ex-jogadora teve uma carreira de vitórias no vôlei. Dona de medalhas de bronze e de ouro em Olimpíadas com a Seleção, a ex-atleta se elegeu senadora no Distrito Federal em 2018, aos 47 anos.
©
Getty Images
Stacey Dash
Stacey Dash foi um ícone dos anos 1990 por seu papel em 'As Patricinhas de Beverly Hills' (1996). A atriz surpreendeu Hollywood quando se tornou uma republicana leal e, desde então, se tornou comentarista da Fox News.
© BrunoPress
Leci Brandão
Em 2018, a sambista foi eleita para o seu terceiro mandato como deputada estadual em São Paulo.
©
Getty Images
Stacey Dash
Stacey Dash concorreu ao Congresso em 2018, mas acabou optando por desistir. Ela permaneceu franca em seu apoio a Donald Trump e expressou muitas opiniões controversas sobre questões sociais, como minorias e direitos trans.
©
Getty Images
Túlio Maravilha
Em 2008, o então jogador de futebol do Vila Nova (GO) se elegeu vereador, tendo sido o terceiro mais votado em Goiânia.
©
Getty Images
Acelino Popó
O campeão mundial de boxe foi candidato a deputado federal em 2010 na Bahia, mas não conseguiu se eleger. Mas o lutador ainda assim conseguiu ocupar uma vaga na Câmara dos Deputados...
©
Getty Images
Acelino Popó
Devido à indicação do deputado Mário Negromonte (PP-BA) para o Ministério das Cidades, Popó herdou a vaga (ele era suplente) e assumiu o cargo de deputado federal da Bahia em 2011.
©
Getty Images
Shirley Temple Black
Shirley Temple foi uma das maiores estrelas infantis de Hollywood e até inspirou um coquetel sem álcool.
©
Getty Images
Shirley Temple Black
Adulta, a atriz decidiu entrar na política. Shirley Temple Black concorreu ao Congresso em 1967, mas sem sucesso. No entanto, ela acabou se tornando embaixadora dos EUA.
©
Getty Images
MC Carol
Inspirada pela vereadora Marielle Franco, que foi assassinada com seu motorista, a funkeira se candidatou ao cargo de deputada estadual do Rio de Janeiro, em 2018, mas acabou conseguindo só 3.434 votos, o que não foi suficiente para se eleger para uma das vagas.
©
Getty Images
Wyclef Jean
O astro do hip hop tentou concorrer à presidência do Haiti em 2010. No entanto, Wyclef Jean foi desclassificado como candidato, pois o Haiti não era seu país de residência principal.
©
Getty Images
Milton Gonçalves
O veterano de novelas foi candidato a deputado federal nos anos 1980 e concorreu para governador do Rio de Janeiro na década de 1990.
©
Getty Images
Matthew McConaughey
Em uma pesquisa conduzida pela Universidade do Texas e pelo Dallas Morning News, em 2021, os eleitores do Texas foram questionados sobre quem eles apoiariam em uma disputa entre o governador republicano Greg Abbott e o ator Matthew McConaughey.
O resultado foi surpreendente: 45% dos entrevistados revelaram que votariam no vencedor do Oscar, enquanto um terço disse que preferia Abott, e 22% dos arguidos optariam por outra pessoa.
Como ultrapassou o então governador do Texas - sem nem mesmo ter expressado desejo de concorrer pelo cargo -, McConaughey estaria considerando uma carreira política pelo segundo maior estado da América, segundo informou a ABC e recente declaração do artista em podcast.
"Estou analisando agora qual é o meu papel de liderança, porque acho que tenho algumas coisas para ensinar e compartilhar, e o que é o meu papel, qual é a minha categoria no meu próximo capítulo da vida que vou entrar agora?", comentou.
Inclusive, o astro já criticou os dois principais partidos no passado e se descreveu como um homem "agressivamente centrado", podendo até disputar como independente, embora essa pesquisa e burburinho estejam ocorrendo faltando mais de um ano para as eleições estaduais dos EUA.
©
Getty Images
Silvio Santos
Lembrava que o apresentador concorreu à presidente do Brasil? Em 1989, faltando menos de uma semana para a eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou a candidatura do então líder das pesquisas de intenção de voto.
©
Getty Images
Silvio Santos
Além das polêmicas partidárias, o TSE entendeu que Silvio era inelegível por ser dirigente de uma rede de televisão nacional, uma empresa concessionária de serviço público, o que impedia sua candidatura segundo a legislação da época.
(Foto: Wikimedia/CC by 2.0)
©
Wikimedia/Creative Commons
Silvio Santos
O dono do SBT era filiado ao PFL, mas não emplacou sua candidatura pelo partido, que já contava com o ex-ministro Aureliano Chaves. Foi quando ele recebeu, com menos de um mês da votação, o convite do PMB para encabeçar chapa. O apresentador aceitou, mas o TSE recebeu 18 pedidos de impugnação, que questionavam a mudança partidária de Silvio, a renúncia do candidato do PMB (em favor dele) e o registro do partido. O que aconteceu?
©
Getty Images
Fred Thompson
Fred Thompson era mais conhecido por seu papel como ator no seriado 'Law and Order'.
©
Getty Images
Fred Thompson
O ator se tornou um político republicano ativo na década de 1990, tornando-se senador dos EUA pelo estado do Tennessee em 1994. Ele até tentou as primárias presidenciais em 2008.
©
Getty Images
Manny Pacquiao
Manny Pacquiao é considerado um dos maiores boxeadores de todos os tempos. No final de sua carreira no boxe, o atleta começou a apostar na política nas Filipinas e se tornou senador em 2016.
©
Getty Images
Kal Penn
Conhecido por comédias como 'O Dono da Festa' (2002) e 'Madrugada Muito Louca' (2004), o ator acabou por tomar um rumo bem diferente de Hollywood nos últimos anos.
© BrunoPress
Kal Penn
Em 2009, Kal Penn foi contratado para ser um dos diretores do departamento de Relações Públicas da Casa Branca na gestão do presidente Barack Obama.
©
Getty Images
Ilona Staller
Ilona Staller, também conhecida como 'La Cicciolina', era uma atriz de filme pornô famosa da Itália. Mas ela queria mais e foi apostar na política!
©
Getty Images
Fama
Política
13/09/22
POR Notícias Ao Minuto
Várias celebridades já fizeram suas apostas no mundo da política. Inclusive, algumas figuras públicas brasileiras conseguiram ser eleitas ou serem nomeadas para cargos variados.
Já outras personalidades tentaram emplacar carreiras nessa área, mas não conseguiram. Lembra quando Gretchen tentou ser prefeita? E Silvio Santos que tentou ser presidente do Brasil?
Na galeria, relembre os famosos que se arriscaram na política!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA