© Reuters
Espanha, Itália e França confirmaram o favoritismo e subiram ao pódio nos duetos no Pré-Olímpico de Nado Sincronizado, disputado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio, como evento-teste da modalidade. A Federação Internacional de Natação (Fina) havia divulgado que sete países fechariam o dia classificados à Olimpíada, mas preferiu não oficializar a vaga de ninguém.
PUB
Entre sábado e domingo serão disputadas três vagas olímpicas por equipes. Os países que se classificarem (a Espanha é uma das favoritas) também ganham vaga no dueto, uma vez que, na Olimpíada, as atletas do dueto obrigatoriamente precisam estar na equipe, seja como titulares ou como reserva.
Ainda assim, Espanha, Itália, França, Grécia, México, Áustria e EUA já podem comemorar a vaga nos Jogos Olímpicos do Rio no dueto. "Já somos medalhistas olímpicas de prata e queremos muito mudar para o ouro, mas sabemos que enfrentar a Rússia é muito difícil. Mas na verdade, a felicidade será enorme se estivermos no pódio olímpico", comentou Ona Carbonell, da Espanha.
No nado sincronizado, os resultados mantém uma continuidade notável, com poucas surpresas. No Mundial do ano passado, em Kazan, a ordem de classificação dessas sete equipes foi praticamente e mesma, com a diferença que, em 2015, a Áustria ficou atrás dos EUA. A ascensão é mérito de Anna Maria Alexandri e Eirini Alexandri, trigêmeas, atuais campeãs mundiais júnior.
Rússia, China, Ucrânia, Japão e Canadá são as potências olímpica na modalidade e já estavam classificados. O Brasil faz apenas uma exibição no domingo. A dupla Luisa Borges e Duda Micucci teoricamente está atrás da dos EUA, como 13.ª melhor do mundo. A meta das brasileiras no Rio-2016 será chegar à final entre as 12 primeiras.
Entre sábado e domingo as últimas três vagas nos Jogos do Rio por equipes serão disputadas. Brasil (sede), Rússia, China, Austrália e Egito (campeões continentais) já estão classificados. Ucrânia, Japão e Canadá, que já tinham vaga no dueto, são favoritos a se garantirem também por equipes, com a Espanha e a Itália brigando diretamente contra o Canadá.
No domingo, após a competição por equipes, serão definidas as vagas restantes no dueto, com mais uma apresentação de rotina livre. Como os resultados já conquistados serão mantidos, a tendência é que Suíça, República Checa, Casaquistão, Colômbia, Israel, Argentina, Eslováquia, Grã-Bretanha e Bielo-Rússia se classifiquem. Com informações Estadão Conteúdo.