Fifa rejeita recurso do Chile para substituir Equador na Copa do Mundo do Catar

Os chilenos apontam que o lateral Byron Castillo, da seleção equatoriana, seria colombiano e teria adulterado sua documentação

© Getty Images

Esporte Futebol 16/09/22 POR Estadao Conteudo

O Comitê de Recursos da Fifa anunciou nesta sexta-feira que decidiu arquivar o processo movido pela Federação Chilena de Futebol para tentar substituir o Equador na Copa do Mundo do Catar. Os chilenos, que apresentaram um recurso sobre o caso na quinta-feira, apontam que o lateral Byron Castillo, da seleção equatoriana, seria colombiano e teria adulterado sua documentação, tese rechaçada pela Fifa.

"Analisadas as alegações de todas as partes e realizada audiência, a Comissão de Recurso confirmou a decisão da Comissão Disciplinar de arquivar o processo instaurado contra a Federação Equatoriana. Entre outras considerações, entendeu que, com base nos documentos apresentados, o jogador deveria ser considerado como titular de nacionalidade equatoriana permanente, de acordo com o art. 5 par. 1 do Regulamento da FIFA para a Aplicação dos Estatutos", diz um trecho da nota publicada pela entidade.

O argumento do Chile, que abriu o processo ao lado da Federação Peruana de Futebol, já havia sido descartado pelo Comitê Disciplinar da Fifa em junho, mas os dirigentes da Federação Chilena entraram com um recurso e conseguiram ser ouvidos novamente nesta semana. Apesar da negativa, ainda podem continuar tentando uma vaga na Copa, uma vez que há a possibilidade de apelar para a Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Como faltam dois meses para o início do mundial, o CAS teria de organizar uma audiência em caráter de urgência para julgar o caso. O Equador participará justamente do jogo de abertura da Copa do Mundo, contra o anfitrião Catar, em duelo marcado para o dia 20 de novembro.

ACUSAÇÃO DO CHILE

A tese apresentada pela Federação Chilena é que Byron Castillo teria nascido em Tumaco, na Colômbia, em 25 de junho de 1995, e não em 10 de novembro de 1998, em General Villamil, no Equador, como consta em seu registro civil. O jogador disputou oito jogos pela seleção equatoriana nas Eliminatórias Sul-Americanas, portanto teria atuado irregularmente caso a acusação fosse confirmada.

Apesar de o assunto ter vindo à tona em abril deste ano, após o Chile ter protocolado uma reclamação formal à Fifa, a nacionalidade de Castillo é assunto debatido desde 2015, quando uma transferência para o Emelec acabou não se concretizando por causa de irregularidades na documentação. Na época, o lateral-direito defendia o Norte América, também do Equador.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia PIX Há 14 Horas

Saiba como recuperar dinheiro transferido via PIX; veja o passo a passo

mundo Tragédia Há 5 Horas

Corpo de mulher é encontrado dentro de uma cobra píton na Indonésia

fama Tetê Medina Há 14 Horas

Atriz Tetê Medina morre no Rio de Janeiro aos 84 anos

fama Mulheres Ricas Há 5 Horas

Dívidas de Val Marchiori aparecem e valores assustam

fama Tretas Há 14 Horas

Galvão revela causa de desavença com Neymar: "Fez bobagens"

economia SERVIDORES-PÚBLICOS Há 14 Horas

Servidores federais podem pedir revisão do reajuste de 28,86%

esporte Michael Schumacher Há 9 Horas

Pai e filho são acusados de chantagear família de Schumacher com fotos recentes do ex-piloto

lifestyle Saúde Há 13 Horas

Será que precisa beber mais água? Há um truque para descobrir

mundo Itália Há 14 Horas

Jovem de 25 Anos morre em trágico acidente de elevador na Itália

mundo Vídeo Há 13 Horas

Avião entra no olho do Furacão Beryl; veja o vídeo