Número de mortos em confronto na Maré sobe para sete, diz hospital

De acordo com a Polícia Civil, 11 pessoas foram presas.

© Getty - imagem de arquivo

Justiça VIOLÊNCIA-RIO 27/09/22 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - O Hospital Federal de Bonsucesso informou nesta terça-feira (27) que sete pessoas morreram em decorrência dos confrontos de segunda (26), no Complexo da Maré, zona norte do Rio. O número ainda não foi confirmado pela Polícia Militar.

PUB

Em nota, a corporação afirma que são cinco mortos, que teriam envolvimento com o tráfico. A unidade de saúde afirma, porém, que 15 pessoas foram levadas para a emergência, sendo que sete já chegaram mortas.

Nesta terça, um ferido ainda permanecia internado, com estado de saúde estável. Dois foram transferidos para uma unidade estadual e outros cinco foram liberados.

De acordo com a Polícia Civil, 11 pessoas foram presas.

Os tiroteios no conjunto de favelas, que é atravessado por duas das principais linhas expressas da cidade, tiveram início por volta das 5h da manhã, após um baile funk.

Segundo a Polícia Militar, 120 agentes foram mobilizados após o setor de inteligência da corporação ter recebido a informação que traficantes pretendiam invadir territórios de uma facção rival, na zona norte.

Assim que a polícia entrou na Vila do João, uma das 16 comunidades do complexo, frequentadores do baile correram. Uma jovem afirmou que foi pisoteada na correria e postou fotos ferida nas redes sociais. Criminosos que estariam na festa deixaram carros para trás. A PM informou que 20 veículos roubados, entre carros e motocicletas, foram recuperados.

Com o tiroteio, a linha vermelha ficou parada por cerca de 30 minutos. Aulas presenciais foram suspensas em 35 unidades de ensino e na Cidade Universitária, o maior campus da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

As ações da Polícia Militar se estenderam até o fim da tarde, quando a linha amarela, outra via expressa, foi fechada durante um protesto, por cerca de 10 minutos.

LIVE DE CRIMINOSOS COM REFÉM

Durante os confrontos, suspeitos de envolvimento com o tráfico fizeram uma transmissão ao vivo da casa de um morador. Ameaçando a vítima com uma faca, eles gritavam que queriam se render. O porta-voz da PM, tenente-coronel Ivan Blaz, confirmou que o grupo foi preso.

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), disse que a ação da PM foi cirúrgica. "As nossas polícias Civil e Militar impediram que traficantes fortemente armados se deslocassem na saída de uma festa clandestina na Maré para outra comunidade. Com base em dados de inteligência, o Bope e a Core fizeram uma operação cirúrgica", escreveu no Twitter.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 9 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 9 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 2 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 9 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 17 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 9 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 19 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980