Eleitores voláteis de Tebet e Ciro migram mais para Lula que para Bolsonaro, aponta Datafolha

A fatia que iria para o ex-presidente (31% tanto no caso de Tebet quanto no de Ciro) é superior à parcela cuja opção é pelo atual mandatário (15% dos de Tebet e 22% dos de Ciro).

© Getty

Política DATAFOLHA-PESQUISA 02/10/22 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - Eleitores que declaram voto em Simone Tebet (MDB) e em Ciro Gomes (PDT), mas não estão plenamente convictos da escolha, tendem a migrar para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) se mudarem de voto. A fatia que iria para o ex-presidente (31% tanto no caso de Tebet quanto no de Ciro) é superior à parcela cuja opção é pelo atual mandatário (15% dos de Tebet e 22% dos de Ciro).

PUB

Na simulação de primeiro turno feita pelo instituto e divulgada neste sábado, Tebet tem 6% dos votos válidos e Ciro, 5%. Lula lidera, com 50%, seguido por Bolsonaro, com 36%. O petista tem chance de vencer já na primeira rodada da votação, mas o instituto diz que o cenário continua indefinido.

Na véspera da ida às urnas, 87% dos eleitores se dizem totalmente decididos sobre o voto para presidente, enquanto 13% afirmam que a escolha ainda pode mudar. Entre apoiadores de Lula, 91% se declaram convictos, e, entre simpatizantes de Bolsonaro, a taxa é de 92%.

Dos eleitores da candidata do MDB, 62% respondem que estão plenamente decididos a votar nela e 37% afirmam que podem mudar de ideia.

Dos apoiadores do presidenciável do PDT, os convictos são 58% e os que ainda podem trocá-lo por outro nome são 41%.De modo geral, entre os 13% de eleitores voláteis neste ano, Ciro é apontado como plano B por 19%, Lula, por 18%, Bolsonaro, também por 18%, e Tebet, por 15%.

A pergunta sobre o candidato que teria mais chance de receber seu voto só é feita aos entrevistados que estão em dúvida sobre a decisão tomada até o momento da pesquisa e consideram a mudança.

Nesse recorte específico, a margem de erro dos valores relacionados aos eleitores de Ciro e Tebet é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Nos casos de Lula e Bolsonaro, são 2 pontos. O Datafolha diz que, ainda que as margens sejam mais amplas, os números são relevantes porque indicam tendências.

O percentual de eleitores de Ciro que migrariam para Bolsonaro, numericamente superior ao registrado entre os simpatizantes de Tebet, é detectado no momento em que o ex-ministro faz acenos à direita, depois de passar a campanha distribuindo críticas em igual proporção ao presidente e a Lula.

Alvo de ataques da esquerda pela retórica dura contra o ex-presidente, o pedetista postou neste sábado (1º) em suas redes sociais um pedido de voto em que usa como imagem uma foto sua ao lado de Bolsonaro, tirada durante o debate realizado pela TV Globo, na quinta-feira (29).

Foto postada na rede social de Ciro na manhã deste sábado (1º) com o texto: "Bom dia meu Brasil! Amanhã é dia de apertar o 12 e se livrar dessa polarização cheia de ódio, incompetência e ladroeira que tá afundando nosso país. Segundo a coluna Painel, aliados mais próximos do mandatário teceram elogios a Ciro após o debate da Globo e disseram nos bastidores que uma eventual aliança no segundo turno só depende do pedetista.

Realizado entre sexta-feira (30) e este sábado (1º), o levantamento do Datafolha tem margem de erro geral de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O instituto ouviu 12.800 eleitores em 310 municípios. A pesquisa, contratada pela Folha e pela TV Globo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00245/2022.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia pacote fiscal 21/12/24

Pacote Fiscal: Veja o que o Congresso manteve ou alterou nas medidas do governo

fama PRETA-GIL Há 18 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

brasil BR-116 Há 32 mins

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 19 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 20 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa

esporte DENÍLSON-JOGADOR Há 23 Horas

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora

fama ROBERTO-CARLOS Há 22 Horas

Em possível último especial na Globo, Roberto Carlos dá mais ibope que sertanejo

fama Nicole Bahls Há 23 Horas

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

fama Blake Lively Há 19 Horas

Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual

fama RODRIGO-FARO Há 22 Horas

Rodrigo Faro grava último programa na Record e se despede