Sem se convencer de que taça foi derretida, Fifa se lança em busca da Jules Rimet

A procura pelo "Santo Graal" do futebol faz parte de um plano de promover uma exibição sobre a Jules Rimet, programada para 2019 em Zurique

© Reuters

Esporte Sumiço 06/03/16 POR Estadao Conteudo

Uma equipe da Fifa vai se lançar em uma missão inusitada e ambiciosa: procurar a taça Jules Rimet, o troféu mais cobiçado do esporte mundial e que, em 1983, foi roubado da sede da CBF no Rio. A meta é esclarecer de uma vez por todas o que ocorreu com a taça de ouro. "Vamos sair em busca do troféu", declarou à reportagem do jornal O Estado de S. Paulo o autor do projeto, Guy Oliver, curador do novo museu da Fifa.

PUB

A procura pelo "Santo Graal" do futebol faz parte de um plano de promover uma exibição sobre a Jules Rimet, programada para 2019 em Zurique. "Queremos contar de fato qual foi a história desse troféu", disse Oliver. "Não estamos certos de que, após seu roubo, ele tenha sido derretida, como foi dito."

"Vamos reconstruir sua história. Se a encontrarmos, será o prêmio máximo", afirmou. Em Zurique, Oliver já conseguiu recuperar a primeira base da Jules Rimet, usada até que os quatro lados dela foram ocupados com os nomes dos campeões de 1930 a 1950. Em 1954, uma nova base seria feita e a original, de mármore, esquecida.

Agora, Oliver está montando uma equipe de historiadores, jornalistas e especialistas para realizar o trabalho e espera que, com a divulgação de sua missão, pessoas interessadas em falar o que sabem se apresentem. Ele ainda revelará nos próximos meses uma estratégia para "premiar" delatores que estejam dispostos a colaborar.

O roubo aconteceu na noite de 20 de dezembro de 1983. O troféu de menos de 30 cm de altura e 3,8 quilos desapareceu da sede da CBF, no Rio de Janeiro. A concepção do troféu surgiu nas reuniões da Fifa de 1928, quando a entidade se preparava para seu primeiro torneio, no Uruguai em 1930 e representava Niké, deusa grega da vitória. A entidade estipulou que quem ganhasse o Mundial três vezes teria o direito de ficar com a taça. Assim, em 1970, o Brasil deixou o México definitivamente com o troféu.

Para Oliver, porém, a história completa ainda está por ser contada, principalmente diante do destino conturbado envolvendo os autores do crime.

O primeiro aspecto não explicado é a troca de taças na sede da CBF. Enquanto na vitrine de salas de troféu estava a Jules Rimet original, num cofre lacrado estava a réplica.

Em 1988, Sérgio Pereira Ayres, Francisco José Rocha Rivera e José Luiz Vieira da Silva, o Bigode, foram condenados de cinco a seis anos de prisão pelo roubo. Mas nenhum deles foi preso imediatamente.

Sérgio, por exemplo, apenas foi para a cadeia em 1994, 11 anos depois do roubo. Em 1997, ele já estava livre. Francisco foi assassinado com cinco tiros em 1989 em um bar enquanto aguardava o julgamento de um recurso. Já o "Bigode" seria capturado apenas em 1995 e, em 1998, também já estava em liberdade.

Semanas depois do caso, a Polícia Federal anunciou que a taça havia sido derretida um dia depois do roubo. A versão foi negada por todos os condenados. O comerciante Juan Carlos Hernandez teria sido o responsável pela transformação da Jules Rimet em barras de ouro. Mas essas barras jamais foram encontradas.

"Precisamos correr. Muita gente que pode saber de algo já está idosa e precisamos coletar essas histórias antes que essas pessoas morram", completou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 21 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia