Documento escrito por lobista reforça suspeita de propina a senadores

Opera Zelotes apura um suposto esquema de compra de medidas provisórias que concederam benefícios fiscais a montadoras de automóveis

© DR

Política Zelotes 06/03/16 POR Notícias Ao Minuto

Um manuscrito do lobista Alexandre Paes dos Santos, o APS, estaria reforçando a suspeita de pagamento de propina ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao senador Romero Jucá (PMDB-RR) e a Gim Argelo (PTB), ex-senador pelo Distrito Federal.

PUB

De acordo com a Folha de S. Paulo, o material foi achado durante busca e apreensão da Operação Zelotes. A investigação apura um suposto esquema de compra de medidas provisórias que concederam benefícios fiscais a montadoras de automóveis.

No documento, está escrito o número "45" e, ao lado, as seguintes anotações: "15 - GA"; "15 - RC"; e "15 - RJ". Um laudo concluiu que o conteúdo foi escrito pelo lobista, que está preso.

Segundo a publicação, os números e as iniciais são as mesmas da versão apresentada pelo ex-auditor da Receita Federal João Gruginski, também investigado na operação.

Ele contou em depoimento que ouviu de APS que Renan, Jucá e Argello pediram R$ 45 milhões de suborno para trabalharem pela aprovação de emenda de interesse do setor automotivo, segundo a Folha havia divulgado.

Gruginski disse que transcreveu diálogos da reunião em um diário pessoal, APS "comentou abertamente" que os senadores solicitaram a quantia, "R$ 15 milhões para cada".

A defesa de APS argumenta que ele prestou serviço de lobby às montadoras Caoa e MMC Automotores, representante da Mitsubishi no Brasil. Porém, a defesa nega que tenha participado de negociações ilegais.

O mesmo documento recolhido entre os pertences do lobista é possível identificar ainda anotações com as siglas "Caoa" e "MMC", ambas relacionados a números, além de "MP 512". A Zelotes também investa a Caoa e a MMC, assim como a medida provisória 512 de 2010.

O autor de uma das emendas da MP é Gim Argello. Ele foi ouvido pela PF e afirmou que jamais recebeu qualquer tipo de vantagem.

Frederico Paiva, procurador responsável pela Zelotes, destacou que as anotações de APS serão úteis. "Assim como outras informações, essa anotação é importante. Será devidamente analisada e confrontada com outros elementos de prova", afirmou ele.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 18 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 13 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 19 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 18 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 11 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 17 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 19 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 18 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 18 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 17 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)