49% dizem dar muita importância à religião para decidir o voto, indica Datafolha

Pesquisa do instituto feita entre a quinta (13) e a sexta-feira (14) mostra também que esse fator pesa mais entre eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL) do que entre os do ex-presidente Lula (PT).

© Getty

Política Datafolha 16/10/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Faltando duas semanas para o segundo turno da eleição presidencial, 49% dos eleitores dizem dar muita importância para a religião ou fé do candidato na hora de definir o voto, de acordo com o Datafolha.

PUB

Pesquisa do instituto feita entre a quinta (13) e a sexta-feira (14) mostra também que esse fator pesa mais entre eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL) do que entre os do ex-presidente Lula (PT).

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.O Datafolha pediu aos entrevistados que apontassem, em uma escala de 1 a 5, a relevância da religiosidade na decisão do voto no segundo turno da eleição presidencial.

Na média, as respostas ficaram no índice 3,6. Responderam indicando o nível mais baixo, "nada importante", 21% dos eleitores. Outros 5% não souberam responder.

Entre eleitores de Bolsonaro, a média das respostas foi 4,2. No grupo dos eleitores de Lula, o índice foi 3,3.

A religiosidade novamente tem sido um dos principais assuntos desta eleição, trazida principalmente pelo atual presidente, que tem o apoio de grandes denominações evangélicas. Os evangélicos somam 27% da amostra de eleitores.

Na última quarta-feira (12), Lula acusou o rival de tentar "tirar proveito eleitoral da religião" e de usar "o nome de Deus em vão".O petista, que foi o mais votado no primeiro turno e lidera em intenções de voto, tem rebatido o adversário afirmando também que garantiu a liberdade religiosa em lei em seu governo (2003-10) e que "cada um pode professar a religião que quiser".

Nos recortes da pesquisa, é possível identificar tendência de mais influência da religião entre eleitores mais velhos e menos escolarizados.

Entre os jovens de 16 a 24 anos, a importância atribuída a esse fator, na média da escala, é de 3,3. O índice sobe para 3,9 entre os entrevistados com 60 anos ou mais.

No Sudeste do país, a média é de 3,5, enquanto no Norte sobe para 3,9.Na pesquisa, o Datafolha também perguntou sobre a influência na definição do voto de eventual apoio de um líder religioso a um dos candidatos.

Responderam que isso influencia muito 22% dos entrevistados, ante 64% que disseram que isso não afeta a decisão.

A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-01682/2022.O Datafolha ouviu 2.898 pessoas em 180 municípios de todo o país.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 20 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 23 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 20 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

fama Pedro Leonardo Há 21 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 21 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

lifestyle Smartphone Há 21 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 20 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 21 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 22 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad