Michelle e Damares devem visitar venezuelanas após fala de Bolsonaro de que 'pintou um clima' com adolescentes

A ideia é minimizar o impacto negativo das declarações do mandatário sobre elas.

© Getty

Política MICHELLE-BOLSONARO 16/10/22 POR Folhapress

MÔNICA BERGAMOSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A primeira-dama Michelle Bolsonaro e a ex-ministra e senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF) devem visitar meninas venezuelanas que vivem em São Sebastião, na periferia do Distrito Federal, citadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em entrevista a um podcast. A ideia é minimizar o impacto negativo das declarações do mandatário sobre elas.

PUB

Ao falar sobre um encontro com refugiadas ocorrido em abril do ano passado, o presidente da República afirmou que viu "menininhas" bonitas "de 14, 15 anos" e que "pintou um clima".

"Parei a moto numa esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas, três, quatro, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas num sábado, numa comunidade. E vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei, 'posso entrar na tua casa?' Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, [num] sábado de manhã, se arrumando -todas venezuelanas", disse ele.

"E eu pergunto: meninas bonitinhas, 14, 15 anos se arrumando num sábado para quê? Ganhar a vida. Você quer isso para a tua filha, que está nos ouvindo aqui agora? E como chegou neste ponto? Escolhas erradas", afirmou na entrevista.

A campanha do presidente confirmou à coluna que Michelle e Damares devem ir ao local após a repercussão negativa das falas do chefe do Executivo.

O depoimento de Bolsonaro viralizou nas redes sociais e virou munição de adversários do presidente. No sábado (15), a expressão "Bolsonaro pedófilo" chegou a ser a mais usada no Twitter.

Neste domingo (16), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que o caso seja investigado. "O caso é gravíssimo e necessita de explicações do presidente da República. Necessita que o presidente da República explique e responda o que quis dizer com 'pintou um clima'", afirmou o parlamentar à coluna.

Randolfe ainda questiona por que não foram tomadas providências, uma vez que o mandatário insinua que se tratava de um caso de exploração sexual infantil.

Como mostrou o Painel, a campanha de Jair Bolsonaro acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que seu adversário no segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seja proibido de utilizar o trecho do vídeo em que o presidente fala sobre o encontro.A ação foi apresentada à corte antes mesmo da divulgação de vídeo produzido pela campanha de Lula.

"Você que é mãe, você que é pai: veja só o que Bolsonaro falou sobre meninas de 14 anos", diz o vídeo de 30 segundos. "Pintou um clima? Com uma garota de 14 anos? É esse homem que diz defender a família?", continua a propaganda petista.

Os advogados do presidente Jair Bolsonaro afirmam na ação que as declarações foram distorcidas e tiradas de contexto.Ao utilizar a expressão "pintou um clima", dizem, Bolsonaro quis "sugerir, em linguagem clara e direta, voltada para o povo, que as meninas, lamentavelmente, devido à penúria financeira de que são vítimas, com reflexos de degradação sexual, estariam à procura de possíveis clientes".

A campanha do candidato à reeleição também recorreu ao pagamento de anúncios para tentar aplacar os efeitos negativos da fala do mandatário. Como mostrou o Painel, foram desembolsados cerca de R$ 166 mil para impulsionar três anúncios no Google que dizem que o presidente não é pedófilo.com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 17 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 20 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 16 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 18 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 18 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 17 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 17 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 18 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 19 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad