As piores dores que um ser humano pode sentir
Confira a galeria a seguir e saiba quais são as doenças e condições físicas mais dolorosas para nós!
As dores mais excruciantes que um ser humano pode sentir
Existem algumas dores que podem causar um desconforto extremo. Outras podem até mesmo fazer qualquer pessoa desejar a morte. Estas dores estão associadas habitualmente a condições ou doenças que podem, ou não, ser perigosas. Descubra na galeria a seguir!
©
Shutterstock
Picada da formiga-cabo-verde
Essa formiga tem um tamanho grande e uma picada dolorosa. Ela é usada por uma tribo indígena num ritual de transição onde rapazes passam a ser homens.
© iStock
Herpes Zóster
Esta doença aparece geralmente na idade adulta, quando o sistema imunológico está enfraquecido. É uma erupção cutânea dolorosa que afeta apenas um lado do corpo e muitas vezes o rosto e o torso.
© iStock
Punção Lombar
A punção lombar consiste na recolha do líquido cefalorraquidiano na medula espinhal através da utilização de uma agulha relativamente grande. Este teste serve para diagnosticar infecções meníngeas e outra condições neurológicas. Não é uma das experiências mais agradáveis do mundo, mas é requisito básico para o diagnóstico importante de algumas condições graves.
© iStock
Cólica renal
A cólica renal pode ser considerada uma dor leve e tolerável, mas em vários casos é uma dor de alto nível que precisa de atenção médica imediata. Ter estas dores pode indicar que a pessoa está com uma infeção nos rins ou até mesmo uma pedra que está provocando o sofrimento.
© iStock
Enxaqueca crônica
A enxaqueca não tem uma causa específica e é uma das piores dores que um ser humano pode sentir. A dor não afeta apenas a cabeça e pode também causar fotofobia (não conseguir olhar para a luz), provocar desmaios, formigamentos longos e náuseas.
© iStock
Gota
Uma doença que já não é tão comum, mas que ainda afeta algumas pessoas. Ela acontece devido ao excesso de ácido úrico no corpo, o que faz com que as articulações acabem inchando. Apesar desta dor não impedir movimentos, qualquer movimentação acaba sendo bastante dolorosa.
© iStock
Fibromialgia
A fibromialgia é uma dor generalizada nos músculos que vem acompanhada de dores de cabeça fortes e fadiga constante. É uma das condições mais debilitantes e 25% das pessoas que têm esta doença não conseguem trabalhar.
© Shutterstock
Picada de peixe-pedra
Esse é um dos peixes mais venenosos existentes no mundo. Esta espécie é muitas vezes confundida com as rochas no mar, o que faz com que as pessoas pisem nelas. Dependendo da pressão que é aplicada na pisada, o veneno irá entrar mais ou menos profundamente. Se não for fatal, pode ter a certeza que será uma das piores dores do mundo.
©
Shutterstock
Dor muscular
Esta não é uma das dores mais preocupantes ou mais fortes. Contudo, com esforço físico realizado constantemente de forma inadequada, a dor pode ficar bastante forte. É necessário algum tipo de atenção especial a dores musculares, isto por poderá desenvolver uma inflamação nos ligamentos e músculos.
©
Shutterstock
Dor de dentes
Uma das dores mais comuns e também das mais dolorosas. Não estamos falando aqui de pequenas cáries, mas sim os abcessos que chegam aos nervos do dente e podem romper. A dor é extremamente forte e vem com outros sintomas como grandes inchaços.
© iStock
Enfarte
Muitos resumem a dor causada por um enfarte à sensação de alguém estar apertando o coração com as mãos. Este ataque acaba afetando principalmente os homens e é cada vez mais comum atualmente.
© iStock
Parto natural
A dor sofrida pelas mulheres na hora de dar à luz é uma das mais intensas que o corpo humano pode sentir. Além de um ser humano saindo pelo canal vagiinal, existem também as dores das costas, contrações e toda a ansiedade e expectativa de ver o bebê.
© iStock
Queimaduras de segundo e terceiro grau
Uma queimadura de segundo grau ou acima, é considerada uma das piores do mundo. Não há como fazer parar a dor de forma imediata, pois é necessário que a zona afetada fique completamente resfriada, algo que pode demorar muito tempo. Estas queimaduras chegam ao músculo e, em alguns casos, até no osso.
© iStock
Hipertensão intracraniana
Quando existe alguma coisa que não está bem na nossa cabeça, o cérebro acaba fazendo pressão no nosso crânio. A dor tenta se expandir para que exista um alívio, através de um aumento de líquidos ou por inflamação.
© iStock
Neuralgia do trigêmeo
Também conhecida como Síndrome da dor facial paroxística, esta doença é um distúrbio neuropático que acontece no nervo trigêmeo que causa dores intensas em todo o rosto, incluindo olhos, nariz, lábios, couro cabeludo e testa.
© iStock
Feridas causadas pelo asfalto
Esse tipo de machucado é algo semelhante a uma queimadura mas a dor é enorme e imediata. Como podemos imaginar, ter as camadas da pele rasgadas e alguns nervos danificados não é a experiência das mais agradáveis.
© iStock
Ruptura no tendão de Aquiles
Este tendão é o maior do corpo humano, por isso é natural que, quando se rompa, a dor seja intolerável. Várias pessoas relatam a dor como sendo algo semelhante a um tiro na parte traseira do pé.
©
Shutterstock
Tétano
Uma das grandes razões para se vacinar é o tétano. Esta doença é vista como uma das coisas mais dolorosas que pode acontecer com corpo humano. Os músculos entram em espasmos e se contraem. As pessoas que não foram vacinadas contra esta doença precisam ser internadas imediatamente num hospital se forem infectadas.
©
Shutterstock
Síndrome de Irukandji
A condição é causada pela picada da água-viva Irukandji que é encontrada nos mares Australianos. Esta síndrome é extremamente dolorosa ao ponto de várias pessoas pedirem aos médicos que as matem para a dor acabar. Os sintomas demoram várias semanas para desaparecerem e isso só acontece se os cuidados médicos necessários forem realizados.
© iStock
Peritonite
Esta condição caracteriza-se pela inflamação do peritoneu, um revestimento fino que cobre grande parte do interior do abdômen. A dor é uma das maiores devido às infecções causadas e, se não for tratada, esta doença pode ser fatal.
©
Shutterstock
Doença de Dercum
A dor nesta doença consiste em vários tumores que crescem no corpo do paciente. Este tumores são extremamente sensíveis ao toque e à temperatura, por isso, até o simples ato de tomar um banho pode causar uma dor enorme.
© iStock
Síndrome complexa de dor regional
Caracteriza por um comportamento descontrolado dos receptores de dor, essa doença acontece normalmente depois de uma lesão nervosa traumática. A dor é intensa e causa inchaços em vários membros. Esta síndrome pode causar dores tão fortes que muitas vezes única solução é amputar as partes afetadas. Não existe ainda uma causa nem uma cura definida, mas deixar de fumar pode ajudar, visto que os fumantes são mais propícios a desenvolverem a doença.
© iStock
Apendicite
Apendicite é uma inflamação no apêndice. A dor é aguda e pode ser causada por doença inflamatória intestinal, parasitas, tuberculose, entre outras condições.
© iStock
Fratura no órgão reprodutor masculino
É uma lesão dolorosa causada por um trauma abrupto no membro ereto. A dor é intensa e acompanhada por inchaços e deformidades no membro.
©
Shutterstock
Cefaleia em salvas
Esta doença se caracteriza por dores extremamente fortes que acontecem apenas de um lado da cabeça, habitualmente na parte de trás do olhos. A dor dura entre 15 a 180 minutos e pode ocorrer mais de uma vez por dia.
© iStock
Dor emocional
Por mais que algumas dores físicas sejam intoleráveis, a dor emocional é muitas vezes constante e pode também causar mazelas físicas. Desde depressão até o estresse pós-traumático, vários estudos mostram que estas condições ativam as mesma zonas do cérebro que são acionadas quando existe dor física.
© iStock
Lifestyle
Dor
18/10/22
POR Notícias Ao Minuto
Existem algumas dores que podem causar um desconforto extremo. Outras podem até mesmo fazer qualquer pessoa desejar a morte. Estas dores estão associadas habitualmente a condições ou doenças que podem, ou não, ser perigosas. Descubra na galeria a seguir!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA