Polícia investiga denúncia de racismo contra funcionários de barraca em praia no Rio

O caso foi registrado na Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância). Segundo a polícia, as vítimas foram ouvidas, e a suspeita, que não teve a identidade revelada, foi intimada para prestar esclarecimentos.

© Shutterstock

Brasil RACISMO-RIO 29/10/22 POR Folhapress

ALÉXIA SOUSARIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Polícia Civil abriu inquérito nesta sexta-feira (28) para apurar a denúncia de funcionários de uma tradicional barraca da Praia do Leme, na zona sul do Rio de Janeiro, que afirmam ter sofrido racismo de uma cliente. O episódio foi flagrado em vídeo feito por um deles na última quarta (26).

PUB

O caso foi registrado na Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância). Segundo a polícia, as vítimas foram ouvidas, e a suspeita, que não teve a identidade revelada, foi intimada para prestar esclarecimentos.

No vídeo que ganhou repercussão nas redes sociais, a mulher chama os funcionários da barraca Rasta Beach de "bando de preto hipócrita" e afirma que faria propaganda negativa do estabelecimento.

Os donos da barraca são os irmãos Derik e Andrey Machado. Eles começaram o negócio na praia há seis anos e disseram que foi um caso atípico.

No perfil do estabelecimento nas redes sociais, eles relataram que a cliente havia pedido muitas bebidas e, por isso, um membro da equipe que fazia o atendimento sugeriu que ela tomasse algo não alcoólico. Mas, segundo eles, a sugestão não foi recebida bem pela mulher, que aparentemente alterada, irritou-se com os atendentes.

Além das ofensas registradas no vídeo, a equipe ainda afirma na postagem que a cliente teria feito outros comentários ofensivos: "Você é empregado", "se estou pagando, você tem que fazer", "você não é ninguém", "vocês estão de preconceito porque eu sou branca e moro na Avenida Atlântica".

O advogado Bruno Cândido, que frequenta o espaço, resolveu oferecer ajuda jurídica. Ele passou a acompanhar o caso e auxiliou os irmãos com o registro da ocorrência na delegacia.

"Aconteceram pelo menos duas discriminações aqui. A injúria racial, quando ela vira para um funcionário e com tom pejorativo tenta atingir a dignidade desse funcionário a partir da identidade racial dele, ou seja, da cor de pele dele. E principalmente, a incitação ao racismo que ela faz, quando ela se descontenta com a prestação do serviço e ela anuncia que ela vai começar a fazer uma promoção negativa", disse o advogado.

A Polícia Civil disse que as imagens gravadas no local serão analisadas e que a investigação está em andamento.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia pacote fiscal 21/12/24

Pacote Fiscal: Veja o que o Congresso manteve ou alterou nas medidas do governo

fama PRETA-GIL Há 18 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

brasil BR-116 Há 24 mins

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 19 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 19 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa

esporte DENÍLSON-JOGADOR Há 23 Horas

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora

fama ROBERTO-CARLOS Há 22 Horas

Em possível último especial na Globo, Roberto Carlos dá mais ibope que sertanejo

fama Nicole Bahls Há 23 Horas

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

fama Blake Lively Há 19 Horas

Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual

fama RODRIGO-FARO Há 22 Horas

Rodrigo Faro grava último programa na Record e se despede