Palmeiras festeja título brasileiro com goleada, show de Rony e brilho de Endrick

Endrick estreou como titular e fez seu primeiro gol na arena alviverde. Dudu também brilhou ao ir às redes e dar duas assistências.

© Getty

Esporte Verdão 03/11/22 POR Estadao Conteudo

Hendecacampeão brasileiro com três rodadas de antecedência, o Palmeiras festejou a conquista ao lado de sua torcida com goleada sobre o Fortaleza, na noite desta quarta-feira, no Allianz Parque. Mais leve em virtude da confirmação antecipada do título, o time de Abel Ferreira não encontrou dificuldades para massacrar o rival cearense por 4 a 0, com protagonismo de Rony, autor de dois gols e que se consolidou como artilheiro da equipe na temporada. Endrick estreou como titular e fez seu primeiro gol na arena alviverde. Dudu também brilhou ao ir às redes e dar duas assistências.

Num Allianz Parque cheio, mas sem sua capacidade máxima preenchida em virtude do show do cantor canadense Michael Bublé, os torcedores apresentaram um mosaico nas arquibancadas e gritaram "é campeão" várias vezes durante a partida. Eles não viram a taça porque esta só será entregue pela CBF aos atletas contra o América-MG, no penúltimo compromisso do time no Brasileirão, daqui a uma semana.

A vitória foi encaminhada no primeiro tempo, com dois bonitos gols de Rony e Dudu. Gustavo Scarpa lembrou o torcedor que deixará saudade ao fazer o que mais sabe: dar assistência. Ele encontrou um passe de trivela para Rony disparar no meio dos zagueiros e bater por debaixo do goleiro, dando início à festa aos 14 minutos. O camisa 10, artilheiro da equipe na temporada, comemorou com sua tradicional cambalhota.

Haveria de ter um golaço para deixar a festa mais especial. E ele saiu dos pés do maior ídolo da geração atual de palmeirenses: Dudu. O atacante, o único do elenco três vezes campeão brasileiro e artilheiro do clube no século, foi lançado por Marcos Rocha em velocidade e tocou por cima da Fernando Miguel, fechando um primeiro tempo digno de campeão, com amplo domínio dos anfitriões sobre o Fortaleza, time de ótima campanha no segundo turno.

No intervalo, a torcida saudou as jogadoras campeãs da Copa Libertadores feminina com campanha perfeita, demonstrando que a fase bem-sucedida no Palmeiras transcende o futebol masculino. Elas deram a volta olímpica e foram aplaudidas.

Na etapa final, o amplo domínio continuou e a vitória se transformou em goleada. Teve mais um gol de Rony, aproveitando assistência de Dudu e falha da zaga, e outro de Endrick. O garoto de 16 anos também marcou após passe de Dudu.

Empurrou de carrinho e foi comemorar com a torcida o seu primeiro gol na casa palmeirense, o terceiro em cinco jogos, confirmando que não é mais promessa, mas sim realidade. O pai, Douglas, estava em um dos camarotes do estádio e filmou todos os movimentos do filho, que foi ovacionado quando substituído por Merentiel.

No fim, o que se viu foram gritos de "olé" à medida que o Palmeiras tocava a bola e o empenho de atletas que saíram do banco para mostrar serviço a Abel Ferreira. Nem a chuva, o frio na capital paulista e o bloqueio de vias por manifestantes bolsonaristas em ações antidemocráticas atrapalharam a festa do hendecacampeão nacional.

Campeão paulista, da Recopa e do Brasileirão em 2022, o time tem mais três partidas até o fim da temporada e deve jogá-las com atletas reservas. São 77 pontos somados e o que resta é a ambição por alcançar novos recordes no campeonato e ampliar os números já impressionantes.

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS 4 X 0 FORTALEZA

PALMEIRAS - Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo (Gabriel Menino), Zé Rafael e Gustavo Scarpa (Tabata); Rony (López), Dudu (Mayke) e Endrick (Merentiel). Técnico: Abel Ferreira.

FORTALEZA - Fernando Miguel; Tinga, Brítez, Titi (Benevenuto) e Juninho Capixaba; Caio Alexandre (José Welison), Lucas Sasha e Lucas Crispim (Fabrício Baiano); Romarinho (Hércules), Thiago Galhardo (Romero) e Robson. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

GOLS - Rony, aos 14, e Dudu, aos 31 minutos do primeiro tempo. Rony, aos 2, e Endrick, aos 18 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Danilo, Titi, Scarpa.

ÁRBITRO - Wilton Pereira Sampaio (Fifa).

RENDA - R$ 3.675.069,73.

PÚBLICO - 29.104 torcedores.

LOCAL - Allianz Parque, em São Paulo (SP).

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 17 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 16 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 10 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 17 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 9 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 18 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 17 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 12 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 12 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 17 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos