Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,61% para 5,63%

A estimativa consta do Boletim Focus desta segunda (7), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

© Shutterstock

Economia BANCO-CENTRAL 07/11/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (AGÊNCIA BRASIL) - A previsão do mercado financeiro para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerada a inflação oficial do país, subiu de 5,61% para 5,63% para este ano. A estimativa consta do Boletim Focus desta segunda (7), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

PUB

Para 2023, a projeção da inflação ficou em 4,94%. Para 2024 e 2025, as previsões são de inflação em 3,5% e 3%, respectivamente.

A previsão para 2022 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,5% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 2% e o superior de 5%.

Da mesma forma, a projeção do mercado para a inflação de 2023 também está acima do teto previsto. Para 2023 e 2024, as metas fixadas são de 3,25% e 3%, respectivamente, também com os intervalos de tolerância de 1,5 ponto percentual. Ou seja, para 2023 os limites são 1,75% e 4,75%.

Em setembro, houve deflação de 0,29%, o terceiro mês seguido de queda no indicador. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,09% no ano e 7,17% em 12 meses, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para outubro, o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15), que é a prévia da inflação, também teve aumento de 0,16%. Os dados consolidados de outubro serão divulgados na quinta-feira (10) pelo IBGE.

TAXA DE JUROS

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Copom (Comitê de Política Monetária). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar.

Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre o ano nos mesmos 13,75%. Para o fim de 2023, a estimativa é de que a taxa básica caia para 11,25% ao ano. Já para 2024 e 2025, a previsão é de Selic em 8% ao ano, para os dois anos.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.PIB E C MBIO

A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano se mantém em 2,76%. Para 2023, a expectativa para o PIB (Produto Interno Bruto) é de crescimento de 0,7%. Para 2024 e 2025, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,8% e 2%, respectivamente.

A expectativa para a cotação do dólar manteve-se em R$ 5,20 para o final deste ano. Para o fim de 2023, a previsão é de que a moeda americana se mantenha nesse mesmo patamar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Liam Payne Há 15 Horas

Liam Payne se demitiu de quatro empresas no dia de sua morte

fama Russell Crowe Há 16 Horas

Russell Crowe rompe com time de Gladiador 2, incluindo Denzel Washington

economia Caixa Econômica Federal Há 13 Horas

Entenda as novas regras de financiamento imobiliário da Caixa

lifestyle Alimentação Há 16 Horas

Afinal, a água com gás é ou não saudável? Nutricionista esclarece

fama Gisele Bündchen Há 15 Horas

Pai do novo filho de Gisele Bündchen mora com ela em Miami, diz revista

mundo Justiça Há 8 Horas

Homem esconde corpo do pai em congelador para receber benefícios nos EUA

fama RODRIGO-FARO Há 12 Horas

Rodrigo Faro pede orações em segunda fase do tratamento de Vera Viel

fama Ivete Sangalo Há 9 Horas

Ivete Sangalo revela inseguranças no casamento por diferença de idades

mundo Tempestade Há 16 Horas

Tempestades na Espanha deixam ao menos 51 mortos e causam destruição

fama ANA PAULA-PADRÃO Há 8 Horas

Ana Paula Padrão não renova com MasterChef e deixa programa em dezembro