OAB cita integridade das urnas e diz ao TSE que não identificou irregularidades na eleição

Comissões vinculadas a cada seccional da Ordem nos estados e no Distrito Federal, segundo a entidade, monitoraram, junto aos tribunais regionais eleitorais, as diferentes etapas do pleito, nos dois turnos.

© Getty

Política URNAS-ELETRÔNICAS 09/11/22 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - Na véspera da entrega do relatório do Ministério da Defesa sobre as urnas eletrônicas, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) afirmou não ter constatado "qualquer fato que aponte suspeita" de irregularidades no processo eleitoral, concluído no último dia 30.

PUB

"Evidenciou-se, ao contrário, a postura transparente da Justiça Eleitoral na preservação da lisura e da segurança no processo", disse um relatório da OAB entregue nesta terça-feira (8) ao presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes.

Comissões vinculadas a cada seccional da Ordem nos estados e no Distrito Federal, segundo a entidade, monitoraram, junto aos tribunais regionais eleitorais, as diferentes etapas do pleito, nos dois turnos. A totalização dos votos no TSE foi acompanhada pela OAB nacional.

"Atestamos a confiabilidade e a integridade das urnas eletrônicas", afirmou a entidade no relatório encaminhado a Moraes. "Este Conselho Federal da OAB reafirma, seguramente, que o Brasil presenciou eleições limpas, transparentes e seguras."

Integrantes da corte, porém, temem que o relatório do Ministério da Defesa, cuja entrega ao tribunal é esperada nesta quarta (9), estimule os atos golpistas espalhados pelo país.

Isso porque a expectativa é a de que o documento da pasta subordinada a Jair Bolsonaro (PL) não seja assertivo quanto à confiabilidade do sistema eletrônico de votação.

Nesta terça, por exemplo, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, evitou reconhecer o resultado da disputa que deu a vitória ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em sua primeira entrevista coletiva desde que ocorreu o mensalão, escândalo que o levou à cadeia, o dirigente partidário condicionou o reconhecimento da derrota de Bolsonaro ao relatório que o Ministério da Defesa apresentará sobre as urnas.

"Vamos ter que esperar o relatório amanhã [quarta]. Temos diversos questionamentos que fizemos ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral], vamos esperar essas respostas", disse.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Polêmica! Há 8 Horas

Imagens mostram MC Ryan agredindo a ex-namorada Giovanna Roque

brasil 25 anos de espera Há 9 Horas

Policial tem crise de choro ao prender assassino do pai 25 anos depois

justica Santa Catarina Há 11 Horas

Dentista assassinada pelo irmão por herança estava grávida, diz prima

fama DEOLANE-BEZERRA Há 9 Horas

Deolane diz que conheceu canibais de Garanhuns na cadeia

mundo Descoberta Há 9 Horas

Mensagem de 200 anos atrás é encontrada dentro de garrafa na França

politica Vídeo Há 10 Horas

Candidato a vereador agride idoso com chute no peito em Tabatinga; vídeo

fama Documentário Há 11 Horas

Sorvetão defende Marlene Mattos de ataques no documentário 'Pra Sempre Paquitas'

justica Rio de Janeiro Há 9 Horas

Polícia confirma que corpo concretado é mesmo de advogada desaparecida

fama Gigi Hadid Há 10 Horas

Gigi Hadid desfila com vestido feito de fita adesiva e tropeça; vídeo

fama Luto Há 10 Horas

Barbara Leigh-Hunt, atriz de 'Orgulho e Preconceito', morre aos 88 anos