Sol e calor projetam estrada cheia e praia lotada no feriado

Depois de um período de baixas temperaturas, a previsão é de calor e sol, embora com nuvens, durante o fim de semana prolongado pelo feriado da Proclamação da República, na terça-feira.

© REPRODUÇÃO/ folha.uol.com.br

Brasil Feriadão 11/11/22 POR Estadao Conteudo

A primeira temporada de verão após a pandemia de covid-19 no litoral de São Paulo começa com notícias animadoras para os banhistas. Depois de um período de baixas temperaturas, a previsão é de calor e sol, embora com nuvens, durante o fim de semana prolongado pelo feriado da Proclamação da República, na terça-feira. Monitoramento da Cetesb, a agência ambiental paulista, mostra que 85% das praias da região estão próprias para banho. E a prefeitura Ubatuba, um dos destinos mais procurados, adiou pela quarta vez a cobrança da taxa de turismo, uma espécie de pedágio urbano na área.

Conforme previsão da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), ao menos 700 mil veículos deixarão a capital com destino às praias da Baixada Santista e do litoral norte, a partir de hoje. As prefeituras da região esperam movimento recorde. Pesquisa da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (Acec) mostrou ontem ocupação hoteleira de 74,3%, com 550 unidades já ocupadas.

Oficialmente o verão começa no dia 21 de dezembro e se estende até 20 de março. Conforme o agente de turismo Douglas Garcia, que atua há 20 anos na região, a temporada começa antes, geralmente no início de novembro, quando a temperatura se estabiliza entre 24°C e 30°C. "Este ano, houve atraso pelas frentes frias.

Este será o primeiro bom feriadão, pois praticamente não houve feriados prolongados desde o verão passado." Segundo ele, embora a alta temporada aconteça do início de dezembro até o carnaval, nesse período que antecede o verão o comércio e a rede hoteleira colocam 100% da capacidade à disposição dos visitantes.

Os motoristas que vão viajar neste feriadão devem evitar os horários de pico, que acontecem entre 15 h e 23 h desta sexta. Amanhã, o movimento cresce após às 6 h e segue intenso o dia todo, até 21h. A previsão é de que mais de 4 milhões de veículos sigam para o interior e o litoral pelas principais rodovias. Desse total, 2,9 milhões utilizarão a malha concedida e 1,1 milhão as rodovias do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). No Sistema Anchieta-Imigrantes, devem passar até 440 mil carros. A Operação Descida terá sete pistas no sentido do litoral - começa às 15h e vai até 2h.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Trabalhadores Há 21 Horas

Veja lista de deputados que assinaram a favor da mudança na escala 6 x 1

politica Pesquisa Há 13 Horas

Lula lidera corrida eleitoral de 2026 contra bolsonaristas, mostra pesquisa CNT/MDA

fama Neymar Há 18 Horas

Neymar exibe tênis cravados de Swarovski (que valem quase R$ 40 mil)

brasil Clima Há 13 Horas

Há risco de ciclone bomba atingir o Brasil? Veja a previsão do tempo

mundo Eleições EUA Há 20 Horas

Trump exclui Melania de 'foto de família' com Musk; veja o momento!

esporte Óbito Há 18 Horas

Promessa da LDU e da seleção do Equador, volante Marco Angulo morre aos 22 anos

lifestyle Obstipação Há 19 Horas

Adeus inchaço! Nutricionista sugere bebida contra prisão de ventre

fama Novela Há 21 Horas

Ana Maria Braga aponta erro em trama de 'Mania de Você'

justica Rio de Janeiro Há 18 Horas

Se lembra do caso do 'Tio Paulo'? Justiça realiza hoje primeira audiência

fama Óbito Há 15 Horas

Paul Di'Anno, do Iron Maiden, morreu após problema no coração