Morre Isabel Salgado, aos 62, ícone do vôlei brasileira e ativista

A morte foi confirmada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro)

© Getty Images

Esporte Luto 16/11/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A jogadora de vôlei Isabel Salgado morreu na madrugada desta quarta (16), aos 62 anos, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A ex-atleta foi acometida de uma gripe que se agravou, levando a um quadro de síndrome aguda respiratória. Ela estava bem até a semana passada, segundo relato de amigos. A morte foi confirmada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

PUB

Na última segunda-feira (14), Isabel havia sido anunciada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, como integrante do grupo de trabalho de esporte na transição de governo Lula.

Isabel Salgado nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de agosto de 1960. Ela começou a jogar vôlei no Flamengo aos 12 anos e foi campeã brasileira em 1978 e 1980. Além disso, defendeu o Brasil nos Jogos Olímpicos de Moscou (1980) e de Los Angeles (1984).

Ela foi uma das jogadoras que abriu o caminho para o vôlei feminino no Brasil. Foi, inclusive, a primeira jogadora brasileira de vôlei a atuar em uma liga do exterior, em 1980, quando foi para o Moderna, da Itália.

Isabel migrou das quadras para a areia em 1992 e foi campeã mundial da etapa de Miami em dupla com Roseli, dois anos depois.

Em 2020, se juntou ao ex-jogador Walter Casagrande Júnior, colunista da Folha S.Paulo de, e outros esportistas para formar o movimento Esporte Pela Democracia. Isabel também participou do movimento das Diretas-Já, onde conheceu o ex-atleta, quando a filha mais velha, Pilar, ainda era criança.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, em 2020, disse que "atletas não podem ficar neutros diante de injustiças" e que o posicionamento servia para "mostrar ao governo que também somos cidadãos".

"Vejo um grande avanço entre a classe esportiva. A gente tem, por exemplo, a participação da Democracia Corinthiana na época das Diretas-Já, contra a ditadura, na figura do Sócrates, do Casagrande, e de outros que tiveram um papel muito importante. Lembro de participar das Diretas-Já com minha filha Pilar, que tinha quatro ou cinco anos, e são lembranças caras demais. O processo para nos tornarmos uma democracia foi muito duro, eu ficava emocionada na anistia de ver as pessoas voltando para o Brasil e reencontrando seus familiares", contou.

Ela é mãe dos atletas Maria Clara Salgado, Carolina Solberg e Pedro Solberg, além de Pilar e de Alison, que adotou em 2015. Isabel formou dupla com Maria Clara e Carolina. Depois, se dedicou a fazer parte da gestão das carreiras dos filhos atletas.

Carolina, inclusive, chegou a ser advertida pelo STJ por ter gritado "Fora, Bolsonaro!" em uma entrevista pós-jogo. Ela continua competindo em alto nível, enquanto Maria Clara já se aposentou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Pretty Pastel Please Há 13 Horas

YouTuber Pretty Pastel morre aos 30: "Repentino e inesperado"

mundo EUA Há 14 Horas

Mulher anuncia morte nas redes sociais; marido reage: "queria ajudar"

mundo OMS Há 11 Horas

Talco classificado como "provavelmente cancerígeno" para humanos pela OMS

mundo Espanha Há 13 Horas

Casal é detido por ter relações sexuais na frente de menores em praia

fama Reynaldo Gianecchini Há 15 Horas

Carro de mãe de Reynaldo Gianecchini capota em São Paulo

fama Mike Heslin Há 13 Horas

Morre o ator Mike Heslin, aos 30 anos

brasil Eutanásia Há 11 Horas

Jovem brasileira arrecada mais de R$ 80 mil em vaquinha para fazer eutanásia

fama JÔNATAS-FARO Há 11 Horas

Jônatas Faro, de 'Cheias de Charme', hoje trabalha como vendedor de imóveis

politica Osasco Há 11 Horas

Lula inaugura universidade inacabada em Osasco e é cobrado por aluna para concluir obra

justica Rio de Janeiro Há 11 Horas

Corolla: quem é traficante gravado treinando em esteira com fuzil