Segredos dos mais famosos monumentos do mundo
Alguns marcos históricos guardam mistérios sombrios!
Segredos de famosos monumentos do mundo que vão lhe deixar de queixo caído
Muitas atrações históricas ao redor do mundo ainda escondem mistérios e segredos que talvez você nem consiga imaginar! Mas, com o passar dos anos, alguns estudos vêm revelando pistas e fatos intrigantes sobre esses marcos.
Na galeria, descubra curiosidades surpreendentes sobre esses monumentos emblemáticos que vão lhe deixar de queixo caído!
© Shutterstock / iStock
Os segredos dos mais famosos monumentos do mundo
Muitas atrações históricas ao redor do mundo ainda escondem mistérios e segredos que talvez você nem consiga imaginar! Mas, com o passar dos anos, alguns estudos vêm revelando pistas e fatos intrigantes sobre esses marcos.
Na galeria, descubra curiosidades surpreendentes sobre esses monumentos emblemáticos que vão lhe deixar de queixo caído!
© Shutterstock / iStock
Petra - Jordânia
Petra e seus templos monumentais, que já foram locações da novela 'Viver a Vida' (2009), estão escondidos a 900 metros acima do nível do mar. Não se sabe até hoje como os escultores construíram a cidade secular sem andaimes.
© Shutterstock
Pirâmides de Gizé - Egito
Existem teorias que dizem que as três pirâmides de Gizé estão alinhadas com precisão devido à constelação de Órion. A constelação de estrelas é associada ao deus do renascimento do Egito.
© Shutterstock
Grande Esfinge de Gizé - Egito
A Grande Esfinge foi pintada em tonalidades diferentes. Os arqueólogos acreditam que o rosto do monumento costumava ser vermelho, e o corpo tinha as cores amarelo e azul.
© Shutterstock
Grande Esfinge de Gizé - Egito
A Grande Esfinge de Gizé foi enterrada até o pescoço em areia por volta de 1400 aC até ser escavada entre 1925 e 1936.
© iStock
Abadia de Westminster - Inglaterra
A maior igreja da Grã-Bretanha ficou com uma patina amarela suja devido a uma densa poluição que atingiu Londres em 1952. Foram necessários 20 anos de restauração para a Abadia de Westminster se livrar dessa camada tóxica.
© Shutterstock
Big Ben - Inglaterra
Por cerca de 160 anos, as moedas de um centavo inglesas foram empilhadas no pêndulo para manter o relógio icônico de Londres com a hora funcionando direitinho.
© iStock
Estátua da Liberdade - Estados Unidos
O famoso marco da cidade de Nova York nem sempre foi verde! A estátua era originalmente cor de cobre, mas ficou verde com a oxidação ao longo dos anos.
© Shutterstock
Angkor Wat - Camboja
O agora desabitado e misterioso Angkor Wat foi habitado durante séculos por monges budistas e aldeões. Hoje em dia é uma das maravilhas mais visitadas do mundo.
© Shutterstock
Angkor Wat - Camboja
Quando colonizadores europeus descobriram os templos no século XIX, eles não acreditaram que as construções tivessem sido erguidas pelo povo Khmer. Os 200 templos foram organizados para que os viajantes que passassem pelo local só pudessem ver apenas três deles.
© Shutterstock
Empire State Building - Estados Unidos
Os turistas podem visitar o topo do imponente monumento de Nova York, mas dizem que o prédio termina no 102º andar. Na realidade, há mais um andar - o 103 - onde há uma pequena sala com varanda. Apenas VIPs e funcionários podem ir até lá.
© Shutterstock
Baalbek - Líbano
As ruínas da cidade faziam parte de um templo complexo. O curioso é que os romanos não tinham o conhecimento para mover os blocos de pedra, que pesavam toneladas. Essas pedras podem ser encontradas na base do templo.
© Shutterstock
Baalbek - Líbano
É provável que os egípcios tenham construído as fundações do templo Baalbek. Alguns acreditam inclusive que esse monumento possa ter sido usado como base para a Torre de Babel.
© Shutterstock
Ilha Bolshoi Zayatsky- Rússia
As ilhas Solovetsky têm labirintos em espiral que podem fazer com que uma pessoa se perca ou saia pelo mesmo lugar em que entrou. Alguns pesquisadores especularam que a construção em espiral foi idealizada para as crianças brincarem.
© Shutterstock
Dolmen - Rússia
Nas encostas das montanhas existem pequenas casas feitas de pedras planas. As fachadas têm buracos com uma tampa de cortiça. As lajes de pedra pesam toneladas e são ajustadas umas às outras com tal precisão que não é possível inserir uma folha entre elas.
© Shutterstock
Exército de Terracota - China
As esculturas datam aproximadamente do final do século III aC. As estátuas foram redescobertas em 1974 por agricultores locais no distrito de Lintong. Essas obras incluem guerreiros, carruagens e cavalos - e a parte mais surpreendente? Cada soldado tem um rosto diferente!
©
Getty Images
Trinity House Lighthouse - Gibraltar
Diz a lenda que um faroleiro desapareceu e manchas de sangue foram encontradas nos degraus do farol. Os restos de seu corpo foram encontrados 100 anos depois na área ao redor do monumento.
© Shutterstock
Ilha de Páscoa - Oceano Pacífico
O grande mistério da Ilha de Páscoa, área que pertence ao Chile, são as 887 estátuas de pedra gigantes, chamadas Moais, espalhadas pelo lugar. Seu propósito e origens são desconhecidos.
© Shutterstock
Ilha de Páscoa - Oceano Pacífico
Acredita-se que as estátuas foram criadas para homenagear ancestrais importantes, por isso a forma de cabeças humanas.
© Shutterstock
Grande Muralha da China - China
Um dos monumentos mais emblemáticos e antigos do mundo também esconde um segredo sombrio. Estima-se que durante a sua construção, cerca de 400 mil pessoas envolvidas na obra morreram e foram enterradas na área. A parede é conhecida como o maior cemitério da Terra.
© Shutterstock
Grande Muralha da China - China
Durante anos, os moradores no entorno foram removendo tijolos da Grande Muralha da China. Eles os usam como materiais de construção e os vendem para os turistas.
© iStock
El Ángel Caído - Espanha
O monumento que retrata Lúcifer caindo do céu está situado em Madri e está exatamente a 666 metros acima do nível do mar. Um número bem simbólico...
© iStock
Monte Rushmore - Estados Unidos
O monumento aos quatro presidentes americanos esculpidos no Monte Rushmore tem uma câmara secreta atrás da linha do cabelo de Abraham Lincoln.
© Shutterstock
Washington National Cathedral - Estados Unidos
Um dos detalhes mais intrigantes da Catedral de Washington é, na verdade, Darth Vader! O vencedor de um concurso da National Geographic teve seu design
incluído e esculpido no monumento.
© Public Domain
Newgrange - Irlanda
Durante escavações arqueológicas, foi descoberto um túmulo pré-histórico em formato redondo, mais antigo até do que as pirâmides do Egito.
© Shutterstock
Os templos de Abu-Simbel - Egito
Na década de 1960, os antigos templos do complexo arqueológico foram transferidos para terrenos mais altos para evitar que fossem inundados pelas águas do Rio Nilo. Isso foi necessário para proteger as atrações históricas ou elas ficariam submersas durante a construção do Lago Nasser, um reservatório artificial de água.
© iStock
Porta do Sol - Bolívia
O belo portal esculpido em rocha é composto por um único e imponente bloco que pesa cerca de 13 toneladas. Acredita-se que, no passado, a porta fazia parte de uma edificação maior, que poderia localizar-se sobre a Pirâmide de Akapana, onde existem várias peças feitas do mesmo material desta porta.
© Shutterstock
Sacsayhuamán - Peru
Sacsayhuamán é uma cidade murada construída com mais de 3.600 metros de altura. O mistério está em sua construção perfeita. Os blocos são tão precisamente montados que nem mesmo uma folha de papel se encaixa entre eles.
© Shutterstock
Stonehenge - Inglaterra
Alguns pensam que o complexo arqueológico era um cemitério durante o período que antecedeu ao acréscimo das pedras maiores ao monumento. Isso porque 56 túmulos, contendo os corpos cremados de pelo menos 64 pessoas que viveram durante o período neolítico, foram encontrados no lugar.
© Shutterstock
Taj Mahal - Índia
O grande templo indiano é realmente um túmulo que foi construído pelo Imperador Shah Jahan em homenagem à sua falecida esposa Arjumand Bano Begum, que morreu dando à luz ao seu 14º filho.
© Shutterstock
Tikal - Guatemala
Essas pirâmides são conhecidas como Cidade das Vozes. Há diversas teorias sobre as reais funções delas: edifícios religiosos, centros de pesquisa ou cemitérios são as mais faladas pelos historiadores.
© Shutterstock
Timbuktu - Mali
A cidade foi fundada no ano 1100 dC com a intenção de servir como mercado devido à sua proximidade com o Rio Níger. Desta forma, as caravanas traziam sal das minas do deserto do Saara para trocar por ouro e escravos trazidos do sul. Em 1330, fazia parte do poderoso império do Mali.
© Shutterstock
Torre Eiffel - França
No passado, as pessoas usavam o monumento icônico de Paris para cometer suicídio. Estima-se que mais de 350 pessoas tenham subido na torre para se atirarem dela. O governo reforçou as medidas de segurança para preservar o monumento e evitar que vidas fossem perdidas.
© Shutterstock
Torre Eiffel - França
O monumento mais famoso de Paris é pintado em três tons: mais escuro na parte inferior e mais claro no topo.
© Shutterstock
Torre de Pisa - Itália
O monumento italiano se inclinou desde que foi construído em 1173. Por ter sido erguido a partir de areia e argila, a edificação não teve estabilidade suficiente e desenvolveu esse ângulo único, que virou sua marca registrada.
© Shutterstock
Ponte dos Suspiros - Itália
Um dos marcos históricos de Veneza foi construído para transferir prisioneiros da sala de interrogatório para a prisão. A ponte tem esse nome por causa dos suspiros que os detentos soltavam durante a travessia.
© Shutterstock
Basílica de São Pedro - Vaticano
A Basílica de São Pedro foi financiada principalmente pela venda de indulgências. Aparentemente, pedidos de perdão e salvação eram grandes negócios...
© iStock
Ateneu Romeno - Romênia
O marco de Bucareste tem uma forma circular porque foi construído sobre a base de um antigo circo.
© iStock
Largo di Torre Argentina - Itália
A praça em Roma onde Júlio César foi assassinado é agora um santuário de gatos. A praça é lar de mais de 100 felinos sem dono.
© iStock
Itsukushima - Japão
Itsukushima é um lugar sagrado. Para manter sua pureza, desde 1878, nenhuma morte ou nascimento é permitido lá.
© iStock
London Bridge - Estados Unidos
A ponte original de Londres foi lentamente afundando no Rio Tâmisa de modo que em 1967 foi vendida a um empresário americano. A estrutura foi transferida para o Lago Havasu City, no Arizona.
Leia também: Descubra os lugares onde são proibidos de tirar fotos!
© iStock
Mundo
Mundo
20/11/22
POR Notícias ao Minuto
Muitas atrações históricas ao redor do mundo ainda escondem mistérios e segredos que talvez você nem consiga imaginar! Mas, com o passar dos anos, alguns estudos vêm revelando pistas e fatos intrigantes sobre esses marcos.
Na galeria, descubra curiosidades surpreendentes sobre esses monumentos emblemáticos que vão lhe deixar de queixo caído!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA