Faturamento na Black Friday cai 28% e e-commerce tem pior desempenho para a data

Com pouco mais de R$ 3,1 bilhões em vendas, este é o pior resultado para a data de promoções no País

© Shutterstock

Economia Crise 28/11/22 POR Estadao Conteudo

A Black Friday no Brasil não conseguiu decolar este ano. Na última sexta-feira, 25, o varejo virtual registrou uma queda de 28% no seu faturamento em comparação ao mesmo período de 2021, quando o setor já havia caído 1%, conforme dados da Neotrust. Com pouco mais de R$ 3,1 bilhões em vendas, este é o pior resultado para a data de promoções no País desde que foi importada dos Estados Unidos e implementada no calendário do varejo nacional.

Além do faturamento global, outros aspectos colaboraram para a queda nos números da Black Friday este ano. Segundo o levantamento da Neotrust, em comparação ao ano anterior, o e-commerce no País também registrou queda no valor do tíquete médio de compras (-5,9%), no preço médio (-17%), no número de pedidos (-23%) e na quantidade de produtos vendidos (-13,5%).

O estudo ainda apontou uma mudança no perfil de compras do consumidor este ano. Um dos itens mais desejados pelos consumidores que aguardam pelos descontos da Black Friday, os aparelhos celulares perderam 4,6% de participação no faturamento do e-commerce, enquanto itens de alimentação e bebidas subiram no ranking e chegaram ao quarto lugar em quantidade de pedidos nesta Black Friday.

Com o desempenho fora do esperado para a principal data, o rescaldo das promoções no sábado também não engataram no País. Isso porque as vendas no primeiro dia do final de semana registraram uma queda de 4,3% em comparação a 2021.

Mesmo assim, na avaliação de Paulina Dias, gerente de inteligência da Neotrust, o pós-Black Friday garantiu o posto de melhor dia de vendas, em termos de variação de faturamento sobre o ano anterior. "Percebemos a recuperação de algumas categorias que não foram bem na sexta-feira, como telefonia, automotivo e eletroportáteis, e crescimento em categorias que já estavam bem, como beleza e perfumaria, games e alimentos e bebidas," afirma.

Para a executiva, um dos destaques de faturamento no sábado, dentro do universo de Alimentos e Bebidas, foi o crescimento nas vendas para carnes, aves e pescados. Esses itens entraram na lista de desejos dos brasileiros este ano após uma forte alta de preços nos últimos 12 meses.

Um levantamento da consultoria Shopper Experience, feita a pedido da Associação Paulista de Supermercados (Apas), projetou a cesta de itens de alimentação como um dos principais desejos dos consumidores para o período de promoções da Black Friday.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Lula Há 12 Horas

Lula volta ao hospital três dias após tirar os pontos de um corte na nuca

fama JOSÉ LUIZ-DATENA Há 10 Horas

Band confirma saída definitiva de Datena do Brasil Urgente: 'Enorme êxito'

fama Emma Heming Willis Há 13 Horas

Esposa fala do impacto dos primeiros sinais de demência de Bruce Willis

fama Georgina Rodriguez Há 15 Horas

Bruna Biancardi e mulher de Cristiano Ronaldo jantam juntas com amigas

lifestyle Dicas de Limpeza Há 15 Horas

Como remover os resíduos teimosos de adesivos em frascos ou superfícies

brasil Franca Há 15 Horas

Grávida sobrevive a ataque do ex-marido, leva 100 pontos e fará cirurgia

esporte Mundial de Clubes Há 13 Horas

Mundial de Clubes 2025: Brasil terá o maior número de representantes na competição

mundo Justiça Há 16 Horas

Homem esconde corpo do pai em congelador para receber benefícios nos EUA

lifestyle Saúde Há 8 Horas

Cardiologista alerta para hábito que pode levar a arritmias

fama Gisele Bündchen Há 12 Horas

'Sogra' de Gisele Bündchen está "muito feliz" com gravidez