EUA dominam Irã, classificam em 2º e pegam a Holanda nas oitavas da Copa

A seleção norte-americana superou o Irã por 1 a 0, nesta terça-feira (29), no Estádio Al Thumama, em Doha

© Getty Images

Esporte Copa do Mundo 29/11/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL - FOLHAPRESS) - Os Estados Unidos conquistaram a sua primeira vitória na Copa do Mundo do Qatar e também garantiram a vaga nas oitavas de final. A classificação ainda veio em uma partida com contornos geopolíticos polêmicos.

PUB

A seleção norte-americana superou o Irã por 1 a 0, nesta terça-feira (29), no Estádio Al Thumama, em Doha, e terminou na segunda colocação do Grupo B, atrás da Inglaterra. A adversária da próxima fase será a Holanda.

Os iranianos entraram em campo com a vantagem do empate, já que estavam com um ponto de vantagem na tabela diante do adversário direto. Do lado dos EUA, apenas a vitória interessava. A seleção do país da América do Norte começou com muita intensidade, controlando as ações e pressionando a equipe asiática, que estava armada para se defender e tentar reagir em contra-ataques.

No entanto, o Irã não conseguiu criar nenhuma oportunidade na primeira etapa e não resistiu à artilharia norte-americana. Pulisic, camisa 10 dos EUA, inaugurou o placar e quase precisou ser substituído por ter se chocado com o goleiro adversário. Os EUA ainda tiveram um gol anulado antes do intervalo e seguraram o pouco inspirado ataque iraniano na segunda etapa.

Com a vitória, os EUA chegaram aos cinco pontos, ultrapassaram o Irã, com três, e garantiram a segunda vaga para o mata-mata. A Inglaterra, que venceu Paós de Gales por 3 a 0 no outro duelo da chave, terminou em primeiro, com sete. A seleção de Gareth Bale ficou na lanterna, com um ponto. As equipes que seguem vivas no torneio enfrentarão os classificados do Grupo A.

Os duelos da semifinal, portanto, serão Holanda x EUA e Inglaterra x Senegal. As partidas serão disputadas no próximo sábado (3).IRÃ

Beiranvand; Rezaeian, Hosseini, Pouraliganji e Mohammadi (Ali Karimi); Ezatolahi, Nourollahi (Mehdi Torabi) e Hajsafi (Abolfazl Jalali); Gholizadeh (Karim Ansarifard), Taremi e Azmoun.

EUA

Turner; Dest (Shaq Moore), Carter-Vickers, Ream e Robinson; Adams, McKennie (Kellyn Acosta) e Musah; Weah (Walker Zimmerman), Pulisic e Sargent (Haji Wright).

Estádio: Al Thumama, em Doha (Qatar)Quando: Às 16h (de Brasília) desta terça-feira (29)Árbitro: Antonio Mateu lahoz (Espanha)VAR: Juan Martinez (Espanha)Gols: Christian Pulisic, aos 38' do 1° TCartões amarelos: Tyler Adams (EUA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Bolsonaro Há 23 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

politica BOLSONARO-PF Há 15 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 16 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

justica São Paulo Há 23 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama Ellen DeGeneres Há 19 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 17 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama ED-MOTTA Há 21 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 17 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Björk Há 20 Horas

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 19 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino