Pelé doa parte do seu acervo para a prefeitura de Santos

Além das 144 peças que já estavam no Museu Pelé, entre troféus, uniformes e fotografias, foram doados mais de 400 outros itens para reserva técnica e novas exposições

© Reuters

Esporte REi 10/03/16 POR Estadao Conteudo

A prefeitura de Santos assumiu o Museu Pelé e a gestão do acerto de 560 peças do melhor jogador de todos os tempos. Pelé concordou em doar ao município que o recebeu de braços abertos parte das peças pessoais que registra sua carreira. O acervo é avaliado em R$ 19 milhões. O acordo foi feito com o prefeito de Santos, Alexandre Barbosa, e o escritório de Pelé, com intermediação da AMA Brasil, entidade que administra o museu.

PUB

"Tenho certeza de que as peças vão ser muito bem cuidadas. E quero continuar ajudando a tornar Santos conhecida no mundo todo", disse Pelé, destacando que outras grandes cidades queriam o acervo, a exemplo de Nova York (EUA), onde ele encerrou a carreira pelo Cosmos. Também o Japão e países europeus pediram o material histórico. Pelé preferiu a cidade de Santos.

Além das 144 peças que já estavam no Museu Pelé, entre troféus, uniformes e fotografias, foram doados mais de 400 outros itens para reserva técnica e novas exposições. Entre eles, um tem lugar de destaque para o Rei: a caixa de engraxate que usava quando era menino em Bauru.

"O Pelé sempre levou Santos para o mundo. Chegou o momento de trazer o mundo para Santos. Este é um acordo histórico e mais um gol de placa do Pelé", disse o prefeito, explicando que até 20% do acervo poderá ser utilizado em exposições itinerantes. O Museu Pelé teve seu melhor momento durante a Copa do Mundo em 2014. Depois disso, enfrentou problemas de bilheterias e interesse do público. A iniciativa é uma forma de resgatar a importância do acervo do Rei e tornar o local roteiro de turistas na cidade.

A prefeitura de Santos também vai se responsabilizar pelas reformas e restaurações dos casarões do Valongo, além de incorporar o Museu à Secretária de Turismo da cidade. O Santos também pretende se aproximar desta administração.

"O valor dos ingressos será significativamente reduzido e vamos estimular ações conjuntas com escolas públicas e particulares da Baixada Santista para visitação de estudantes ao Museu. Queremos mais acessibilidade para que crianças e jovens possam conhecer a história mais rica do esporte", promete o prefeito. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 19 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 1 Hora

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 21 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 21 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 21 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

esporte Tênis Há 23 Horas

Fonseca evita comparações com ídolos do tênis: "Quero só ser o João"

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo Há 23 Horas

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 20 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 20 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala