Caminhões de mudança chegam ao Alvorada a 16 dias do fim do mandato de Bolsonaro

Os caminhões foram flagrados por equipes de TV e retiraram objetos da residência oficial, que voltará a ser ocupada por Lula

© Getty

Política FIM 16/12/22 POR Estadao Conteudo

Dois caminhões de mudança entraram nesta quinta-feira, dia 15, no Palácio da Alvorada, para prestar serviços à Presidência da República, a 16 dias do fim do mandato de Jair Bolsonaro. Os caminhões foram flagrados por equipes de TV e retiraram objetos da residência oficial, que voltará a ser ocupada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de 1º de janeiro.

Questionada, a Presidência da República não se manifestou sobre o motivo e quais serviços teriam sido prestados. Os veículos entraram e saíram do Alvorada à tarde. Um dos caminhões era da empresa de transportes Muda Brasília Mudanças e Logística, que teria sido subcontratada pela 5 Estrelas Mudança e Transportes, ambas sediadas na capital federal. A 5 Estrelas já prestou serviços ao governo antes. As empresas não responderam aos contatos da reportagem.

O presidente Jair Bolsonaro jamais admitiu em público a derrota eleitoral para Lula e segue a maior parte do tempo dentro na residência, onde faz reuniões e despacha com ministros e assessores. Ele mora na residência oficial com a primeira-dama Michelle Bolsonaro, a filha do casal, Laura, e a enteada Letícia Firmo. Por lei, eles devem deixar o palácio, que passará a ser morada de Lula e a futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.

Aliados do petista dizem que ele pedirá uma varredura na residência e avaliação de segurança antes de se mudar, além da troca da equipe de servidores, até mesmo os terceirizados. A equipe de Lula tem reclamado da falta de moradia em Brasília. O petista despacha de um hotel e deve ficar mais algumas semanas por lá antes de entrar no Alvorada.

Em transições de governo anteriores, era comum que o presidente eleito ficasse hospedado na Granja do Torto até a posse, mas o imóvel da Presidência é usado atualmente pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e não foi oferecido por Bolsonaro a Lula.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama LUTO Há 19 Horas

Morre ator Emiliano Queiroz aos 88 anos no RJ

mundo Estados Unidos Há 2 Horas

Bebê fica 'desfigurado' após ataque de rato; pai foi condenado

politica São Paulo Há 4 Horas

Boulos diz que pedirá prisão de Marçal por divulgar suposto laudo

fama CARLOS-PICON Há 21 Horas

Pai de Jade Picon processa estudante que o denunciou por apologia do nazismo

esporte STJD Há 20 Horas

STJD suspende árbitro Paulo César Zanovelli por erro em Fluminense x São Paulo

fama Emergência Médica Há 18 Horas

Atriz Maidê Mahl deixa UTI e vai para enfermaria um mês após internação

fama Sean 'Diddy' Combs Há 19 Horas

Aos 6 anos, Justin Litovsky entrou em uma festa de Diddy e viu de tudo

fama WESLEY-SAFADÃO Há 23 Horas

Wesley Safadão recebe alta hospitalar após cirurgia na coluna

fama TOM-ZÉ Há 22 Horas

Após alta, Tom Zé vai receber cuidados em casa por 2 meses

mundo FURACÃO-EUA Há 20 Horas

Helene se torna o furacão mais fatal nos EUA desde Katrina; 200 morreram