Catar celebra o sucesso da Copa do Mundo e planeja receber Olimpíada de 2036

Apesar de celebrar 'sucesso', o evento foi coberto de protestos e atos de violência contra torcedores

© Getty Images

Esporte Futebol 19/12/22 POR Estadao Conteudo

Alvo de críticas por problemas na organização da Copa do Mundo de 2022, o Catar celebrou o clima de festa e a final eletrizante, entre Argentina e França, no Lusail Stadium. "Conseguimos uma alto nível de excelência na organização, futebol magnífico e com estádios modernos, boa estrutura e uma boa amostra do mundo árabe", disse Hassan Al Thawadi, o secretário-geral do Comitê Supremo de Entrega e Legado. "Temos um sentimento de orgulho por mostrar nossa cultura e criando amizades, que ficarão".

Para ele, o legado do Mundial, que se encerra, vai além dos jogos emocionantes. "Fizemos reformas, o legado da Copa seguirá, mesmo depois de encerrada a Copa do Mundo", disse. "Agora as pessoas conhecem quem são os catarianos e os árabes e isso será muito bom para o futuro do nosso país".

Além de obras que mudaram a face do país, como o moderno sistema de metrô de Doha, novas estradas, obras de infraestrutura de saneamento e telecomunicações e investimentos em segurança, nos anos que antecederam o Mundial de 2022, o Catar reformou suas leis de proteção ao trabalho. Um dos principais avanços foi o fim da kafala ("patrocínio ou garantia" em árabe), sistema de relações trabalhistas muito comum nos países da região do Golfo Pérsico, segundo o qual um estrangeiro não pode mudar de trabalho ou ir embora do país sem a permissão de seus empregadores.

Não era incomum a retenção de passaportes e documentos para impedir mudanças de emprego. Outros avanços foram a instituição de um salário mínimo (equivalente a US$ 275) e introdução de normas de proteção de saúde. Antes de assumir compromissos com a Organização Internacional do Trabalho e com sindicatos de trabalhadores internacionais, era frequente o pagamento da jornada de trabalho por valores irrisórios (cerca a R$ 6 a hora), atrasos e até calote nos salários, por parte de empreiteiros.

Também eram problemáticas as jornadas de trabalho com duração entre 12 e 14 horas, mesmo sob temperaturas próximas dos 48°C, comuns nos meses de junho a agosto. "Essas reformas e as obras de modernização que estamos fazendo ficarão como legado", disse Al Thawadi. Segundo ele, nos dias da Copa do Mundo, o país conseguiu reunir o mundo inteiro com suas diferentes culturas e crenças em torno do esporte. "Conseguimos transmitir uma mensagem de paz por meio do esporte", disse.

O sucesso do Mundial faz os dirigentes catarianos desejarem alçar voos mais altos na organização de eventos mundiais, como a Olimpíada. Especula-se que Doha é forte candidata a ser sede dos Jogos Olímpicos de 2036. Perguntado sobre isso, antes de deixar a Zona Mista do Lusail Stadium, Al Thawadi não desmentiu. "Há outra pessoas ligadas ao nosso governo cuidando deste assunto."

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama CANTOR-BENÍCIO Há 21 Horas

Sertanejo é agredido em show, leva 30 pontos e fica com o rosto desfigurado

justica Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Mulher é presa por envenenar familiares com bolo de Natal; três morreram

economia INSS-APOSENTADORIA Há 3 Horas

INSS vai revisar 800 mil aposentadorias por invalidez em 2025

mundo EUA Há 5 Horas

Casal morre em diferentes acidentes ocorridos em um espaço de 24 horas

esporte Tiare Beatriz Couto 06/01/25

Surfista Danilo Couto perde filha, Tiare Beatriz, em acidente no Havaí

mundo Austrália Há 20 Horas

Pneus de avião da Etihad Airways explodem durante decolagem na Austrália

fama Cássia Kis Há 3 Horas

Cássia Kis arma 'barraco' com jovens de biquíni em supermercado

fama LUCA-GUADAGNINO Há 23 Horas

Diretor abandona Globo de Ouro após perder prêmio para 'Emilia Pérez'

fama Globo de Ouro Há 23 Horas

Sofía Vergara protesta após perder Globo de Ouro para Jodie Foster; veja

mundo Tibete Há 4 Horas

Número de vítimas do terremoto de 6.8 no Tibete sobe para 95 mortos