Alckmin diz que governo Bolsonaro foi de retrocessos e cita colapso na educação

"Fico feliz que na PEC da Transição, os mais expressivos recursos serão destinados no orçamento para a Saúde", disse Alckmin

© Getty

Política Novo governo 22/12/22 POR Estadao Conteudo

O vice-presidente diplomado, Geraldo Alckmin (PSB), repetiu nesta quinta-feira, 22, que houve retrocessos no atual governo em diversas áreas, com destaque para os colapsos na Educação e na Saúde. "O governo federal andou para trás", criticou novamente. "Fico feliz que na PEC da Transição, os mais expressivos recursos serão destinados no orçamento para a Saúde", completou.

Alckmin atacou a política ambiental do atual governo, citando o aumento de 59% no desmatamento da Amazônia nos últimos quatro anos. "Somente nos últimos 30 dias, houve 1.226% de aumento de queimadas. Essa devastação das florestas não é de agricultores, é de grileiros", acusou.

O vice-presidente também classificou como "absurda" a distribuição de armas no atual governo que, segundo ele, levou a um forte aumento de feminicídios. Ele criticou a gestão dos estoques reguladores de alimentos e a falta de manutenção e prevenção das rodovias federais, que estariam sem contrato em 93% da malha.

A transição também acusa a gestão atual de falta de transparência, citando os sigilos de 100 anos do presidente Jair Bolsonaro. "Verificamos que 26% dos pedidos de acesso à informação foram negados pelo governo federal", acrescentou. Ele ainda voltou a dizer que o Brasil perdeu protagonismo nos fóruns internacionais, lembrando a dívida de R$ 5,5 bilhões com organismos multilaterais.

Alckmin entregou nesta quinta ao presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o relatório final com uma síntese do trabalho dos 32 grupos técnicos do gabinete de transição. "Mais de 5 mil pessoas participaram voluntariamente na transição, como foi na campanha e será no governo. Tivemos os melhores quadros técnicos da academia e dos Poderes da República. São quadros técnicos extremamente preparados dando a sua contribuição", afirmou, lembrando que o gabinete de transição utilizou apenas 23 cargos dos 50 que poderiam ser nomeados.

Para Alckmin, o Brasil "deve muito a Lula". "Não fosse a sua liderança, o seu carisma, a sua forma de ouvir o povo brasileiro, não estaríamos aqui. Transição é travessia, e a caravela chegou a um porto seguro com suas velas aladas para a esperança", concluiu.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama CANTOR-BENÍCIO Há 22 Horas

Sertanejo é agredido em show, leva 30 pontos e fica com o rosto desfigurado

justica Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Mulher é presa por envenenar familiares com bolo de Natal; três morreram

economia INSS-APOSENTADORIA Há 3 Horas

INSS vai revisar 800 mil aposentadorias por invalidez em 2025

mundo EUA Há 5 Horas

Casal morre em diferentes acidentes ocorridos em um espaço de 24 horas

esporte Tiare Beatriz Couto 06/01/25

Surfista Danilo Couto perde filha, Tiare Beatriz, em acidente no Havaí

mundo Austrália Há 21 Horas

Pneus de avião da Etihad Airways explodem durante decolagem na Austrália

fama Cássia Kis Há 3 Horas

Cássia Kis arma 'barraco' com jovens de biquíni em supermercado

fama LUCA-GUADAGNINO Há 23 Horas

Diretor abandona Globo de Ouro após perder prêmio para 'Emilia Pérez'

fama Globo de Ouro 06/01/25

Sofía Vergara protesta após perder Globo de Ouro para Jodie Foster; veja

mundo Tibete Há 4 Horas

Número de vítimas do terremoto de 6.8 no Tibete sobe para 95 mortos