Lula escolhe líderes do governo na Câmara, Senado e Congresso

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi um dos escolhidos

© Getty

Política Novo governo 30/12/22 POR Folhapress

BRASÍLA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente eleito e diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (29), além de ministros, quem serão os líderes do seu governo na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e no Congresso Nacional.

PUB

Para a Câmara, foi escolhido o deputado José Guimarães (PT-CE); para o Senado, Jaques Wagner (PT-BA); e para o Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Guimarães foi o escalado por Lula para articular a PEC da Gastança na Câmara, onde a negociação chegou a travar durante o julgamento das emendas de relator pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Ele substitui Reginaldo Lopes (PT-MG), que deixa a liderança, mas seguirá na Casa após não ter sido contemplado por um ministério.

José Guimarães afirmou que não descarta o apoio da União Brasil ao novo governo no Congresso. "É diálogo e construção. Quando nós começamos a PEC [da Gastança], ninguém imaginava que a União Brasil ia votar quase 100% na PEC."

Na votação do primeiro turno do plenário da Câmara, 12 dos mais de 50 deputados da legenda foram contrários. A indicação da liderança do partido foi pela aprovação da proposta.

Ele também disse que o novo governo terá como característica o diálogo e a paciência para "construir a nova governabilidade". "Esse olhar cuidadoso é atribuído a todos aqueles que vão estar na Esplanada, ainda mais eu, como líder do governo na Câmara."

O parlamentar afirmou ainda que partidos que apoiaram a candidatura do presidente Lula durante a campanha e na transição e não foram contemplados com ministérios, como Solidariedade, PV, Avante e Agir, "precisam ter espaço no governo".

"Nós estamos vendo, vamos começar a discutir hoje no final da tarde para buscar um caminho para que todos se sintam felizes", afirmou.

Antes, Jaques Wagner foi o escolhido pelo partido para avançar a PEC no Senado quando ela empacou, antes mesmo de o texto sequer ir para votação na Comissão de Constituição e Justiça.

Wagner, que também foi cotado para alguns ministérios no início da transição, assume o posto que hoje pertence a Paulo Rocha (PT-PA) -que, por sua vez, deixará o Senado.

Após o anúncio, Lula afirmou que não escolheu Wagner para nenhum ministério, justamente pois entende que ele será importante na articulação do Senado na próxima Legislatura.

Já Randolfe Rodrigues, o único não petista dentre os três líderes, foi um dos articuladores da campanha de Lula durante as eleições e era o principal nome da Rede, para assumir um ministério no governo.

Randolfe acabou não contemplado na Esplanada, já que o cargo do partido foi para Marina Silva (Rede-SP), que foi confirmada no Meio Ambiente. Durante e também depois da campanha, ele articulou ainda junto ao STF e esteve presente em encontros entre ministros da corte e Lula.

No anúncio, Lula chamou Randolfe de "revelação" no Senado, em razão de sua atuação durante a campanha que venceu Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições. "Nada dará certo se a gente não tiver bons líderes na Câmara e no Senado", afirmou Lula.

Próximo titular das Relações Institucionais, o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) afirmou que o diálogo com o Congresso Nacional e os governos estaduais e municipais "não começa nem termina na definição" dos ministros.

"Quando a gente dá um primeiro passo de montagem desse governo, o interesse não é você contabilizar quantos deputados e quantos senadores [terá na base]. É trazer quadros políticos competentes, com competência técnica, de gestão e da política que ampliam a relação com essa base", afirmou.

"A partir desse primeiro passo, vamos conversar com cada líder que cedeu quadros para a composição do governo. Vamos ter diálogos ao longo do mês de janeiro e vamos chegar lá em fevereiro com a base muito estável e sólida para fazer o que a gente precisa fazer no país", continuou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Bolsonaro Há 23 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

politica BOLSONARO-PF Há 16 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 1 Hora

Qual será o próximo destino de Neymar?

justica São Paulo Há 23 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama Ellen DeGeneres Há 19 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 17 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama ED-MOTTA Há 21 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 17 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Björk Há 21 Horas

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 19 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino