Haddad confirma que nomes para Caixa, BB e Petrobras serão anunciados nesta manhã

O senador Jean Paul Prates deve ser indicado para a presidência da Petrobras

© Getty Images

Economia Novo Governo 31/12/22 POR Estadao Conteudo

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou no período da noite da quinta-feira, 29, ao deixar o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que os nomes para presidência da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Petrobras serão anunciados nesta sexta-feira, 30, pela manhã.

Conforme mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o senador Jean Paul Prates deve ser indicado para a presidência da estatal de óleo e gás. O anúncio deve ocorrer por volta das 10 horas.

Na manhã da quinta-feira, o presidente diplomado da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou os últimos 16 ministros e completou a formação do primeiro escalão do futuro governo.

Mas, segundo o futuro ministro da Secretaria Especial de Comunicação (Secom), deputado federal reeleito Paulo Pimenta (PT-RS), o presidente ainda avaliava se há clima para novos anúncios, devido a morte do ex-jogador Pelé nesta quinta.

Às vésperas da escolha da nova presidência do Banco do Brasil, novos nomes começam a circular nos bastidores para o posto. Uma das mais recentes cotadas é Tarciana Medeiros, hoje gerente executiva na área de Clientes e Soluções para Pessoas Físicas, segundo apurou o Broadcast.

Assim como a Caixa Econômica Federal, o presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na quinta que o BB será comandado por uma mulher. Será a primeira vez em 214 anos da história do banco em que isso acontecerá, como mostrou o Broadcast neste mês.

O nome de Tarciana Medeiros, que está no BB desde 2000, junta-se ao de executivas como Ângela Assis, que atualmente comanda a Brasilprev, e Ana Cristina de Vasconcelos, da BB Previdência.

Em todos os casos, a percepção nos bastidores é de que Lula provavelmente indicará um nome da casa, que esteja ou não no banco atualmente, seguindo uma tradição que os governos petistas mantiveram.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a indicar executivos de fora do BB para a presidência do banco, mas tanto Rubem Novaes quanto André Brandão acabaram deixando a instituição.

O atual presidente, Fausto Ribeiro, deve passar por um período de transição para a nova gestão. Após a indicação, o nome da nova presidente do BB terá de passar por instâncias internas de governança, que aferirão se atende à Lei das Estatais e às regras do próprio banco. É um processo que leva alguns dias.

A sinalização inicial da equipe de Lula era de que ele anunciaria os nomes das futuras presidentes do BB e da Caixa nesta quinta-feira, junto com os de vários ministros de seu governo. Entretanto, o anúncio dos bancos foi adiado, como mostrou o Broadcast Político, e deve acontecer nesta sexta.

Para a Caixa, como mostrou a reportagem na quinta, foram aventados nomes como os da vice-presidente de Governo, Tatiana Thomé, e da representante dos empregados no Conselho de Administração, Rita Serrano. (Colaboraram Matheus Piovesana e Aline Bronzati)

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Tretas Há 2 Horas

Galvão revela causa de desavença com Neymar: "Fez bobagens"

fama ANTONIO-BANDERAS Há 23 Horas

Antonio Banderas desembarca no Rio de Janeiro para final do Dança dos Famosos

mundo Austrália Há 18 Horas

Jovem de 24 anos morre durante voo vítima de tuberculose

esporte Futebol Há 18 Horas

Corinthians anuncia demissão do treinador António Oliveira

mundo EUA Há 12 Horas

Furacão Beryl, que já faz vítimas no Caribe, abre caminho para temporada muito perigosa, diz ONU

fama OPRAH-WINFREY Há 20 Horas

Homens são presos por caçar em rancho privativo de Oprah Winfrey

lifestyle Televisão Há 11 Horas

O que acontece com o corpo quando a gente dorme com a TV ligada

fama Dinheiro Há 16 Horas

Zeca Pagodinho surpreende ao revelar valor mensal de sua aposentadoria

fama TAYLOR-SWIFT Há 22 Horas

Taylor Swift terá roupas e objetos pessoais expostos em museu em Londres

tech META-NEGÓCIOS Há 20 Horas

Instagram e Facebook não podem usar dados de brasileiros para treinar IAs, decide agência