Biden exalta resistência a invasão do Capitólio e lembra de ataque como sombrio

O presidente norte-americano lembrou de ataque como período sombrio

© Getty Images

Mundo EUA 07/01/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - No dia que marca o segundo ano da invasão do Congresso dos EUA, Joe Biden comandou nesta sexta-feira (6) uma cerimônia em homenagem aos agentes de segurança que resistiram à turba inflamada por Donald Trump, na tentativa de impedir a confirmação da vitória do democrata. O episódio foi apontado pelo presidente como um dos "mais sombrios da história do país".

PUB

Na Casa Branca, o americano exaltou policiais feridos e os familiares de agentes mortos após a invasão. Também alertou para o risco de ações extremistas nos EUA que ainda vê como "muito real". Os homenageados receberam do presidente a medalha de cidadão presidencial, classificada por ele como uma das maiores honras civis do país.

Os homenageados, segundo Biden, tiveram atos "exemplares e heroicos" que serão recordados pelas próximas gerações. "A história se lembrará de seus nomes, da coragem e bravura. Também pelo seu extraordinário compromisso com seus compatriotas".

Dois anos após o episódio, classificado como um dos maiores ataques à democracia da história dos EUA, o FBI prendeu mais de 950 pessoas –a investigação é considerada a maior da história do órgão. Parte dos invasores responde criminalmente por agressão a agentes de segurança Um deles morreu no dia seguinte, após dois derrames, e outros quatro se suicidaram.

O presidente americano disse na cerimônia que uma multidão violenta desrespeitou a lei vandalizando salões da Casa Branca e agredindo funcionários para tentar "derrubar a vontade dos eleitores e usurpar a transferência de poder."

"Há dois anos, nossa democracia foi atacada. Não há outra maneira de dizer isso", reforçou Biden ao abrir o discurso. "O Capitólio dos EUA foi violado, o que nunca tinha acontecido antes na história dos EUA, mesmo durante a Guerra Civil".

Biden não mencionou em seu discurso o impasse protagonizado pelo Partido Republicano na Câmara dos Representantes. Nesta sexta, a legenda ainda havia chegado a um consenso para eleger o presidente da Casa depois de 13 rodadas de votação e já no quarto dia de debates.

O deputado republicano da Califórnia Kevin McCarthy, principal nome da Casa, enfrenta forte oposição da ala ultradireitista do partido. Parte do grupo radical ainda hoje ecoa a tese falsa de que houve fraude na eleição de 2020.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Kendra Wilkinson Há 12 Horas

Modelo revela como eram festas com sexo feitas por Diddy

brasil Guarujá Há 8 Horas

Criança de 2 anos sai correndo de restaurante e morre atropelada em SP

fama Acidente Há 9 Horas

Zé Neto sofre acidente e é internado no interior de São Paulo

lifestyle OMS Há 5 Horas

Marburg: vírus com 88% de letalidade mata 6 em novo surto

mundo Israel Há 12 Horas

Hutis dispararam míssil contra aeroporto à chegada de Netanyahu

esporte Óbito Há 5 Horas

Ex-jogador é encontrado morto em hotel aos 43 anos

mundo EUA Há 6 Horas

Queda de avião junto a aeroporto deixa "vários mortos" nos EUA

fama Giovanna Roque Há 11 Horas

Namorada defende MC Ryan após suposta agressão: 'Perdeu a cabeça'

fama Drake Hogestyn Há 12 Horas

Morre Drake Hogestyn, ator de 'Days of Our Lives', aos 70 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

RS registra pedra de granizo de 14,6 cm, a maior a cair no Brasil