Famosos que defendem o porte de armas
No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revogou uma série de normas que facilitavam o acesso a armas.
Famosos que defendem o porte de armas
O porte de armas é um tema que divide a opinião pública em todo o mundo, especialmente por conta da violência armada. No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revogou uma série de normas do governo Jair Bolsonaro (PL) que facilitavam e ampliavam o acesso da população a armas de fogo e munição. Entre elas, o novo decreto suspende novos registros de armas e restringe tamanho do arsenal permitido a civis.
Nos Estados Unidos, a Segunda Emenda da Constituição protege o direito individual de manter e portar armas. Em defesa dessa garantia jurídica controversa está a National Rifle Association of America (NRA), grupo de defesa dos direitos das armas.
A associação conta com várias celebridades entre seus integrantes, incluindo nomes bem conhecidos do mundo do cinema, televisão e música. Mas quem são essas celebridades pró-armas?
Clique na galeria a seguir e conheça alguns famosos que são membros da NRA, defensores da Segunda Emenda e estrelas que são donas de armas.
©
Getty Images
Dudu Nobre
Em 2014, o sambista chocou fãs ao aparecer em foto segurando nada menos que um fuzil. Inclusive, o músico precisou explicar à polícia o que estava fazendo com a arma de alto calibre. "Eu era atirador e colecionador. Apresentamos toda documentação, a arma era registrada e tudo foi esclarecido", disse o cantor ao G1.
©
TV Globo/João Miguel Júnior
Donald Trump
O ex-presidente Donald Trump é um defensor ferrenho da NRA (National Rifle Association of America).
©
Getty Images
Demi Moore
Demi Moore é outra famosa que já admitiu gostar de armas. Depois que se casou com Ashton Kutcher, os dois adquiriram armas juntos. No aniversário de 26 anos da filha Rumer, a atriz ainda comprou um bolo em formato de arma.
©
Getty Images
Amber Heard
Antes de ser mãe, a atriz de 'Aquaman' (2018) havia declarado que seu "bebê é uma Magnum 357". A ex-esposa de Johnny Depp até deu o nome de Pistol ao cachorro de estimação. Mas ela também acredita que a reforma do sistema de armas nos Estados Unidos está muito atrasada.
©
Getty Images
Jeremy Renner
Seu personagem Gavião Arqueiro na franquia 'Vingadores', da Marvel, é adepto do arco e flecha, mas o que muitos fãs não sabem é que o ator é pró-armas e um firme crente na Segunda Emenda. "Armas não matam pessoas... pessoas matam pessoas", disse Renner.
©
Getty Images
Brad Pitt
O astro de Hollywood manifestou no passado seu apoio ao porte de armas, tanto como um direito individual quanto como parte da identidade nacional dos EUA. "A América é um país fundado em armas", disse ele em uma entrevista de 2012 ao jornal britânico Daily Mail. "Está em nosso DNA. É muito estranho, mas me sinto melhor com uma arma".
©
Getty Images
Angelina Jolie
Na mesma entrevista, a então esposa de Pitt, Angelina Jolie, opinou sobre o assunto, acrescentando: "Eu seria capaz de usar [uma arma] se precisasse... Se alguém entrar em minha casa e tentar machucar meus filhos, eu não tenho nenhum problema em atirar neles".
©
Getty Images
Bruce Willis
O astro dos filmes de ação expressou apoio em várias ocasiões à Segunda Emenda dos EUA. "Se você tirar as armas dos proprietários legais, as únicas pessoas que teriam armas seriam os bandidos", afirmou o ator da franquia 'Duro de Matar'.
©
Getty Images
Miranda Lambert
A diva da música country Miranda Lambert já admitiu andar armada. "Eu carrego uma arma. Recebi uma ameaça de morte há alguns anos e estava muito assustada. Mas não quero guarda-costas. Sou minha própria segurança", disse a cantora à revista Self.
©
Getty Images
Clint Eastwood
Na maioria dos seus filmes, Clint Eastwood é visto carregando uma arma. Na vida real, o ator e diretor possui uma e já mostrou seu apoio às armas de fogo. Mas ele também acredita no controle de armas e criticou os programas de reembolso de armas.
©
Getty Images
James Earl Jones
O veterano ator James Earl Jones, a icônica voz de Darth Vader em 'Star Wars', é membro da National Rifle Association (NRA) e defende que é seu direito "ter uma arma em minha casa".
©
Getty Images
Madonna
Em 2012, a Rainha do Pop se envolveu em polêmica depois que sua turnê 'MDNA' atraiu críticas pela apologia às armas e iconografia nazista. A cantora respondeu com uma declaração explicando que as armas falsas foram usadas como metáforas e rebateu os fãs que criticaram sua glorificação de armas.
"Isso seria como pedir às pessoas que não tenham armas em filmes de ação", disse ela. "Quero dizer, a coisa é, armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas. Toda aquela primeira parte do show é como um filme de ação, e eu estava interpretando uma personagem forte que queria vingança".
Apesar da controvérsia, Madonna permanece como porta-voz para um controle de armas mais rigoroso.
©
Getty Images
Gary Sinise
Apoiador ativo de várias organizações de veteranos, o ator de 'Forrest Gump - O Contador de Histórias' (1994) é pró-armas. "Tirar o direito das pessoas de se protegerem de pessoas más não é algo que se deva fazer", disse ele uma vez a Larry King em uma entrevista.
©
Getty Images
Dolly Parton
A voz da Rainha do Country pode parecer doce e inocente, mas ela aprendeu a disparar quando era criança durante as viagens de caça com seu pai. Um ano depois, ela apontou uma pistola para um homem que não parava de assediá-la em uma rua de Nova York.
©
Getty Images
Tom Selleck
O ator da série 'Magnum' foi por muitos anos um porta-voz da NRA e apenas recentemente deixou o Conselho de Administração da instituição devido à sua agenda de trabalho. Mas Selleck, que é colecionador de armas, continua sendo membro da NRA.
©
Getty Images
Samuel L. Jackson
O ator revelou em 2016 que possui armas para proteção. O intérprete do personagem Nick Furry no Universo Marvel já havia reiterado sua posição pró-armas após o tiroteio em massa na escola primária de Sandy Hook em 2012, em Connecticut. Jackson disse ao Los Angeles Times: "Eu não acho que se trata de mais controle de armas. Eu cresci no Sul com armas em todos os lugares e nunca atiramos em ninguém. Este [tiroteio] é sobre pessoas que não aprendem o valor da vida".
©
Getty Images
Joe Perry
O guitarrista do Aerosmith admitiu ser fascinado por armas. Perry defende a Constituição dos Estados Unidos e é um defensor entusiástico dos direitos referentes às armas.
©
Getty Images
Jennifer Lawrence
A postura pró-armas de Jennifer Lawrence é um pouco ambígua. Certa vez, a atriz disse à revista Rolling Stone que sonhava em "ter uma boa casa com um cachorro grande e uma espingarda". A estrela também admitiu ter aspirações de posse de armas. No entanto, ela também defendeu o controle de armas e elogiou os adolescentes sobreviventes do tiroteio de fevereiro de 2018, na Marjory Stoneman Douglas High School, por confrontarem políticos e trabalharem para promover mudanças.
©
Getty Images
Chuck Norris
Em 2010, a National Rifle Association Institute for Legal Action iniciou a campanha 'Trigger the Vote' (algo como 'Engatilhe o seu voto' em tradução livre) com o ator como presidente honorário. O astro dos filmes de ação é um firme defensor do direito de porte de armas.
©
Getty Images
Ice-T
Conhecido por seu papel como o detetive Odafin 'Fin' Tutuola em 'Law & Order: Special Victims Unit' desde 2000, o ator e rapper defende o direito de portar armas "porque essa é a última forma de defesa contra a tirania", disse ele em entrevista ao Channel 4 News da Grã-Bretanha. "Vou desistir da minha arma quando todo mundo o fizer. Isso não faz sentido?", questionou.
©
Getty Images
Chris Pratt
O astro das franquias 'Guardiões da Galáxia' e 'Jurassic Park' revelou em uma entrevista de 2014 para a revista Esquire que ele possuía um "arsenal de 30 ou 40 armas". Mas ele também foi citado como alguém que "acredita na regulamentação de armas de fogo, verificação de antecedentes e formas de prevenção para que armas não caiam nas mãos de doentes mentais".
©
Getty Images
Eva Longoria
Mais famosa por seu papel como Gabrielle Solis em 'Desperate Housewives', série que durou de 2004 a 2012, a atriz é uma defensora das armas desde a infância. Longoria disse à revista People que foi criada em um rancho e se sentiu confortável manuseando armas pela primeira vez aos quatro anos.
©
Getty Images
Johnny Depp
No passado, o ator falou sobre ser pró-armas. Aparentemente, Depp gostava de atirar com os amigos quando jovem, alinhando latas e garrafas e usando rifles, revólveres e, às vezes, metralhadoras "em uma atmosfera controlada".
©
Getty Images
Ben Affleck
O ator é um defensor da Segunda Emenda e possui várias armas, tanto para tiro ao alvo quanto para proteção de sua família.
©
Getty Images
Dean Cain
Mais conhecido por interpretar o papel de Clark Kent/Superman na série 'Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman' (1993–1997), Dean Cain já foi até eleito para o Conselho de Administração da NRA em 2018.
©
Getty Images
James Hetfield
Entusiasta da caça e defensor de armas, o vocalista do Metallica, James Hetfield, é um membro de carteirinha da NRA.
©
Getty Images
Charlton Heston (1923–2008)
Famoso por estrelar superproduções do cinema, como 'Os Dez Mandamentos' (1956), 'Ben-Hur' (1959) e 'Planeta dos Macacos' (1968), o ator Charlton Heston foi presidente por cinco mandatos da National Rifle Association, de 1998 a 2003.
©
Getty Images
Vince Vaughn
O ator Vince Vaughn já expôs suas opiniões pró-armas e sua defesa da Segunda Emenda. "Eu apoio pessoas a terem armas em todos os lugares, principalmente em público, não só em casa", declarou ele em entrevista à edição britânica da revista GQ.
©
Getty Images
David Spade
O ator e comediante cresceu com armas no Arizona. Certa vez, Spade teve que se defender de um invasor trancando-se no banheiro de sua casa, armado com uma espingarda. Em dezembro de 2005, ele doou 100 mil dólares para o departamento de polícia de Phoenix, que forneceu armas de fogo para os policiais.
©
Getty Images
Ted Nugent
O cantor, compositor, guitarrista e ativista político Ted Nugent é membro do conselho da National Rifle Association e um forte defensor do direito de portar armas.
©
Getty Images
Gusttavo Lima
Em outubro de 2022, o cantor sertanejo participou de live promovida pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) e defendeu o porte de armas:
"Defendo a questão do armamento, porque gosto de dar uns tirinhos de esporte. De vez em quando, vou na fazenda e sapeco uns tiros. Tenho um 38, é confusão na certa".
Fontes: (Associated Press) (Daily Mail) (Esquire) (GQ)
Leia também: Celebridades que são contra o porte de armas
© Getty Images
Fama
Armas de fogo
09/01/23
POR Notícias Ao Minuto
O porte de armas é um tema que divide a opinião pública em todo o mundo, especialmente por conta da violência armada. No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revogou uma série de normas do governo Jair Bolsonaro (PL) que facilitavam e ampliavam o acesso da população a armas de fogo e munição. Entre elas, o novo decreto suspende novos registros de armas e restringe tamanho do arsenal permitido a civis.
Nos Estados Unidos, a Segunda Emenda da Constituição protege o direito individual de manter e portar armas. Em defesa dessa garantia jurídica controversa está a National Rifle Association of America (NRA), grupo de defesa dos direitos das armas.
A associação conta com várias celebridades entre seus integrantes, incluindo nomes bem conhecidos do mundo do cinema, televisão e música. Mas quem são essas celebridades pró-armas?
Clique na galeria a seguir e conheça alguns famosos que são membros da NRA, defensores da Segunda Emenda e estrelas que são donas de armas.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA