Maioria vê inação no DF contra golpistas, segundo Datafolha

Os dados foram apurados pelo Datafolha, que ouviu 1.214 eleitores por telefone em todo o Brasil.

© Reprodução / Twitter - Eduardo Simões

Brasil DATAFOLHA-PESQUISA 12/01/23 POR Folhapress

IGOR GIELOWSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Para 63% dos brasileiros, as forças de segurança do Distrito Federal fizeram menos do que podiam para conter a destruição do interior de prédios públicos na praça dos Três Poderes no domingo (8) por hordas de golpistas inconformados com a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

PUB

Outros 61% acham o mesmo do governador Ibaneis Rocha (MDB), que acabou afastado do cargo por 90 dias em medida determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que viu na inação suspeita de conivência criminosa com os fatos passados em Brasília.

Os dados foram apurados pelo Datafolha, que ouviu 1.214 eleitores por telefone em todo o Brasil. A margem de erro da pesquisa, feita na terça (10) e nesta quarta (11), é de três pontos para mais ou menos.

O papel das instituições está sob escrutínio central na debacle ocorrida no domingo. Segundo o Datafolha, Lula se sai melhor na reação ao caso, em uma proporção equânime que lembra indiretamente sua votação contra Bolsonaro -o petista bateu o então presidente por 50,9% a 49,1% dos votos válidos no segundo turno.

Para 39%, Lula cumpriu seu papel na crise. Já 37% acreditam que ele fez menos do que devia, enquanto 15% avaliam que ele fez mais. Não opinaram 9%. A aprovação do presidente cai entre os mais ricos, que ganham mais de dez salários mínimos, com 51% do grupo avaliando que ele agiu pouco.

No nível distrital, as forças de segurança cumpriram seu papel para 24%, enquanto 6% acharam que elas excederam sua função. Não souberam dizer 7%. Já Ibaneis é visto como um governante que cumpriu seu papel por 23%, enquanto 4% dizem que ele fez até mais do que devia. Não avaliaram 12%.

No caso da segurança, Lula decretou a intervenção federal no setor, fato de resto aprovado por 82% dos ouvidos. Moraes, por sua vez, decretou a prisão da cúpula da segurança do DF, ao ex-ministro da Justiça da gestão Bolsonaro Anderson Torres, que era secretário da área, à frente.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil BR-116 Há 6 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

mundo EUA Há 5 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 8 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama Vanessa Carvalho Há 6 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

brasil Rio Grande do Sul Há 2 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 8 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa

fama Patrick Swayze agora mesmo

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama WILLIAM-BONNER Há 4 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

fama Pedro Leonardo Há 6 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 5 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular