As maravilhosas e impressionantes histórias por trás das fotografias mais famosas do mundo
Como contar histórias através de imagens
As maravilhosas e impressionantes histórias por trás das fotografias mais famosas do mundo
Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Mas você já se perguntou como uma fotografia em particular foi tirada e por quê? E quem é a pessoa por trás das lentes? Algumas das fotografias mais célebres e icônicas congelaram eventos importantes da história mundial que, de outra forma, poderiam ter sido perdidos. Mas, além das notícias que transmitem, as fotografias muitas vezes têm outra história para contar além da imagem em si.
Pronto para focar além do que os olhos veem? Clique e descubra histórias incríveis por trás de fotografias famosas!
© Getty Images
Vista da Janela em Le Gras, 1827
O inventor francês, Nicéphore Niépce, recebe o crédito pela produção da mais antiga fotografia de câmera sobrevivente, que retrata uma vista de sua janela em Saint-Loup-de-Varennes tirada em 1827 e capturada após um tempo de exposição de cerca de oito horas. Niépce é geralmente reconhecido como o primeiro inventor do processo para fazer fotografias permanentes.
©
Getty Images
Boulevard du Temple, Paris, 1839
Olhe atentamente para esta fotografia tirada por Louis-Jacques-Mandé Daguerre - um dos grandes pioneiros do meio. A rua Boulevard du Temple deveria estar ocupada com carruagens, cavalos e pedestres. E está. Mas nada que se move rapidamente foi capturado na placa devido à necessidade de uma exposição muito longa para processar a imagem. Mas no canto inferior esquerdo do quadro está um homem engraxando sua bota que ficou parado durante o processo. Como resultado, esta famosa cena de rua de Paris é a primeira fotografia conhecida a retratar um ser humano.
©
Getty Images
Vista aérea de Paris, 1853
O fotógrafo francês, Gaspard-Félix Tournachon, mais conhecido como Nadar, foi a primeira pessoa a tirar fotografias aéreas. Em 1853, enquanto estava em um balão amarrado, ele registrou uma série de vistas de Paris a uma altitude de 520 metros.
©
Getty Images
Homens da Bateria D da 5ª Artilharia dos EUA, 1862
A Guerra Civil Americana é considerada o primeiro grande conflito a ser extensivamente fotografado. Entre os fotógrafos intrépidos que capturaram a carnificina estavam: Mathew Brady, Alexander Gardner e Timothy O'Sullivan. Este último fez esta imagem da artilharia da União em Fredericksburg, em dezembro de 1862. Ele tirou essa foto assim que as armas pesadas entraram em ação e teve que correr com seus equipamentos para fora da linha de fogo.
©
Getty Images
Encontro nos trilhos, 1869
O fotógrafo americano Andrew Russell capturou um momento histórico em 10 de maio de 1869, com sua foto da ligação das linhas ferroviárias para o leste e oeste, que marcou um desenvolvimento-chave na expansão americana. Logo depois, os viajantes com destino ao Oeste não eram mais obrigados a fazer a longa e perigosa jornada de vagão de quatro rodas.
©
Getty Images
Primeiro voo da aeronave dos irmãos Wright, 1903
A Wright Flyer foi a primeira aeronave tripulada mais pesada que o ar do mundo (apesar de não ser motorizada). Seu voo inaugural foi capturado nesta imagem histórica tirada em 17 de dezembro de 1903 em Kitty Hawk, na Carolina do Norte. Orville Wright pilotou o avião, enquanto seu irmão Wilber serviu como observador. A foto foi tirada pelo fotógrafo da agência do governo dos EUA John T. Daniels.
©
Getty Images
Santos Dumont e o 14-Bis, Paris, 1906
O 14-bis, também conhecido como Oiseau de Proie ("ave de rapina" em francês), foi um avião construído pelo inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, o pai da aviação. Em 12 de novembro de 1906, ele conquistou o Prêmio Archdeacon e o Prêmio do Aeroclube da França ao realizar um voo de 220 metros em Paris. O voo fotografado aqui foi um anterior, no qual atingiu a altura de 60 metros.
©
Getty Images
Garota da Fábrica de Algodão, 1908
Nesta foto de 1908 está a trabalhadora infantil Sadie Pfeifer. Ela foi fotografada por Lewis Hine trabalhando ao lado de máquinas pesadas em uma fábrica de algodão da Carolina do Sul. Hine havia sido contratado pelo Comitê Nacional do Trabalho Infantil para documentar o emprego ilegal de crianças. Seu trabalho representa um dos primeiros exemplos da fotografia ajudando a promulgar mudanças sociais.
© Shutterstock
Adolf Hitler na multidão, 1914
Em 2 de agosto de 1914, o fotógrafo alemão Heinrich Hoffmann inadvertidamente capturou um jovem Adolf Hitler entre uma enorme multidão reunida na Odeonsplatz de Munique durante um comício em apoio à guerra contra a Rússia. A foto se tornou uma imagem favorita da propaganda nazista, aparecendo com legendas como "Adolf Hitler: Um homem do povo", e reproduzida em várias ocasiões em jornais, panfletos políticos, biografias e livros escolares.
©
Getty Images
'Lunchtime atop a skyscraper', 1932
Tirada em 20 de setembro de 1932, muito provavelmente por Charles C. Ebbets durante a construção do Edifício RCA (parte do Rockefeller Center) em Nova York, 'Lunchtime atop a skyscraper' (Almoço no topo de um arranha-céu) apresenta 11 trabalhadores da construção civil sentados em uma viga de aço a 260 metros acima do solo durante uma pausa para o almoço. Décadas depois, o New York Post descreveu a imagem como "a imagem mais famosa de uma pausa para o almoço na história de Nova York" e tentou identificar os homens na foto.
©
Public Domain
'Mãe Migrante', 1936
A fotógrafa americana, Dorothea Lange, estava trabalhando para a Administração de Reassentamento (mais tarde a Administração de Segurança Agrícola) quando capturou essa imagem icônica de uma m u l h e r e seus dois filhos durante a Grande Depressão.
©
Getty Images
Desastre de Hindenburg, 1937
Após seu voo transatlântico, o dirigível de passageiros alemão LZ 129 Hindenburg estava tentando atracar em seu posto de amarração em Lakehurst, Nova Jersey, em 6 de maio de 1937, quando explodiu, matando 36 pessoas. Imagens de noticiários e fotografias do desastre diminuíram a confiança do público neste modo de transporte, significando o fim da era dos dirigíveis.
©
Getty Images
Menino do Gueto de Varsóvia, 1943
Em uma das fotografias mais famosas do Holocausto, um pequeno judeu coloca as mãos sobre a cabeça, enquanto um grupo de civis é mantido sob a mira das arma de tropas alemãs da SS. O grupo tinha sido forçado a sair de um bunker onde estavam abrigados durante a Revolta do Gueto de Varsóvia na Polônia ocupada pelos alemães. Tirada em algum momento entre 19 de abril e 16 de maio de 1943, a imagem mostra claramente o cabo da SS, Josef Blösche, apontando sua metralhadora para o menino. Em 1967, Blösche foi preso e, mais tarde, condenado por numerosos crimes de guerra e sentenciado à morte. Ele foi executado em 29 de julho de 1969.
©
Getty Images
Levantando a bandeira em Iwo Jima, 1945
Essa é uma das fotografias mais famosas da Segunda Guerra Mundial. A imagem do fotógrafo Joe Rosenthal foi feita em 23 de fevereiro de 1945 e mostra os fuzileiros navais dos EUA levantando a bandeira americana no topo do Monte Suribachi em Iwo Jima. Essa imagem foi reproduzida em todo o mundo. No entanto, esta foi a segunda bandeira a ser hasteada na ilha naquele dia.
©
Getty Images
Nagasaki, 1945
Quando a bomba atômica explodiu sobre Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, ela também foi fotografada. A imagem que registra a explosão da segunda bomba, lançada em Nagasaki em 9 de agosto, é a única a mostrar a escala total da nuvem de cogumelos do ar, elevando-se a 6.000 km acima da cidade. O rescaldo mortal foi capturado pelo tenente Charles Levy com sua câmera pessoal enquanto estava a bordo do avião B-29 The Great Artiste.
©
Getty Images
Retrato de aniversário de Albert Einstein, 1951
Em 14 de março de 1951 (o dia de seu 72º aniversário), Albert Einstein foi cercado pelos paparazzi enquanto deixava o trabalho no Instituto de Estudos Avançados em Princeton, Nova Jersey. Irritado com o grupo da imprensa reunido, o físico teórico mundialmente famoso colocou a língua para fora em vez de presenteá-los com um sorriso.
©
Getty Images
Marilyn Monroe na grade do metrô, 1954
Uma das imagens mais cativantes de Marilyn Monroe é dela em pé sobre uma grade do metrô de Manhattan enquanto a corrente de ar sopra seu vestido branco. Vários fotógrafos capturaram o momento na câmera, que ocorreu em 16 de setembro de 1954, durante as filmagens de 'O Pecado Mora ao Lado'. Alegadamente, o marido de Monroe, Joe DiMaggio, ficou descontente com a atenção que sua esposa recebeu das multidões.
©
Getty Images
Retrato de Che Guevara, 1960
Conhecido como Guerrillero Heroico, o retrato de Che Guevara feito por Alberto Korda é um dos mais reconhecidos do mundo. A foto foi feita em 5 de março de 1960, em Havana, Cuba. Uma versão recortada da imagem já circulou em todo o mundo, encontrando seu caminho em bandeiras, cartazes, murais de parede e mosaicos, e reproduzida inúmeras vezes em livros, revistas e jornais.
©
Getty Images
'Twist and Shout', 1963
A foto clássica dos Beatles feita pela fotógrafa britânica, Fiona Adams, foi usada como imagem de c a p a do EP da banda 'Twist and Shout'. Adams se lembra de ter usado os escombros de um porão bombardeado em Londres como pano de fundo para uma sessão de fotos encomendada pela revista Boyfriend. Ela capturou essa imagem alegre em 18 de abril de 1963, quando a banda ainda era pouco conhecida.
©
Getty Images
Assassinato de Kennedy, 1963
Esta imagem borrada capturou a fração de segundo depois que o segundo tiro fatal atingiu o presidente americano John F. Kennedy quando sua comitiva entrou em Dealey Plaza em 22 de novembro de 1963. A foto da Polaroid foi tirada por Mary Moorman, uma espectadora e testemunha do tiroteio.
©
Getty Images
Lyndon Johnson fazendo o juramento presidencial, 1963
Em Dallas, em 22 de novembro de 1963, apenas algumas horas após o assassinato do presidente Kennedy, o vice-presidente Lyndon Johnson fez o juramento de posse como 36º presidente dos Estados Unidos a bordo do Força Aérea 1, em Dallas Love Field. A cerimônia solene foi capturada por fotógrafos de notícias. Entre os presentes estavam Lady Bird Johnson e Jacqueline Kennedy.
©
Getty Images
Ali nocauteia Liston, 1965
A luta dos pesos-pesados que aconteceu no dia 25 de maio de 1965 entre Muhammad Ali e Sonny Liston é uma das mais controversas da história do boxe. Terminou com o campeão em pé sobre Liston e provocando-o para se levantar durante a luta pelo título, uma cena capturada por vários fotógrafos esportivos. Ali nocauteou seu oponente em um minuto no primeiro round durante sua luta no Central Maine Youth Center em Lewiston, Maine. As alegações de que a luta foi combinada perduram até hoje.
©
Getty Images
Saudação Black Power, 1968
Os Jogos Olímpicos de Verão de 1968 no México testemunharam dois atletas negros americanos, o medalhista de ouro Tommie Smith e o medalhista de bronze John Carlos, erguerem os punhos em um gesto contra a discriminação racial, mas amplamente visto como uma "saudação do Black Power". A dupla foi posteriormente difamada, ameaçada e, em alguns círculos, celebrada. Com eles no pódio está o velocista australiano Peter Norman, medalhista de prata nos 200 metros rasos.
©
Getty Images
'Earthrise', 1968
Nem toda grande imagem é tirada por um fotógrafo profissional. Em 24 de dezembro de 1968, o astronauta William Anders capturou uma fotografia da Terra e de uma parte da superfície da Lua que ficou conhecida como 'Earthrise' ('Nascer da Terra'). Esta foto agora lendária levou 90 segundos para ser feita, com o piloto do módulo de comando Jim Lovell comentando: "A vasta solidão é inspiradora e faz você perceber exatamente o que você tem lá na Terra".
©
Getty Images
Homem na Lua, 1969
Da mesma forma, a fotografia mais icônica a emergir do programa espacial Apollo foi feita por Neil Armstrong. Nela vemos Buzz Aldrin andando na superfície lunar logo após Armstrong ter se tornado o primeiro ser humano a pisar na Lua, em 20 de julho de 1969. Armstrong é visto no reflexo da viseira, juntamente com a Terra, o módulo lunar Eagle e a bandeira americana.
©
Getty Images
Richard Nixon e Elvis Presley, 1970
Uma das fotografias mais solicitadas em todo o Arquivo Nacional dos EUA é uma imagem de Elvis Presley, embora ele não esteja se apresentando. É uma fotografia do encontro do cantor com o presidente Richard Nixon na Casa Branca em 21 de dezembro de 1970. Presley tinha solicitado um distintivo ao Bureau of Narcotics and Dangerous Drugs (Escritório de Narcóticos e Drogas Perigosas) e também para ser nomeado um "Agente Federal em Liberdade", e viajou para Washington para acompanhar o pedido. Ele acabou recebendo uma credencial honorária.
©
Getty Images
Selado com um beijo, 1981
A fotografia de Charles, então Príncipe de Gales, beijando sua esposa, a Princesa Diana, na varanda do Palácio de Buckingham, em Londres, após seu casamento em 29 de julho de 1981, foi gravada ao vivo na televisão e capturada por centenas de fotógrafos. A história por trás do beijo icônico é que Charles esqueceu de beijar Diana no altar, então o casal compensou a falta mais tarde na varanda. Este momento iniciou uma nova tradição de casamento real que continua até hoje.
©
Getty Images
'Mão de Deus', 1986
O jogador argentino Diego Maradona pula junto com o goleiro inglês, Peter Shilton, para marcar seu gol de "mão de Deus", enquanto os zagueiros ingleses Kenny Sansom (em cima), Gary Stevens (centro) e Terry Fenwick observam. Isso aconteceu durante as quartas de final da Copa do Mundo FIFA no Estádio Azteca em 22 de junho de 1986, na Cidade do México. O notório incidente foi capturado ao vivo na televisão e por numerosos fotógrafos.
©
Getty Images
Praça Tiananmen, 1989
Tank Man é o apelido dado ao manifestante chinês não identificado que enfrentou uma coluna de tanques que deixava a Praça da Paz Celestial, em Pequim, em 5 de junho de 1989, logo após a violenta repressão do governo chinês aos manifestantes pró-democracia. A imagem mais conhecida deste incidente foi tirada por Jeff Widener, da Associated Press. Publicada aqui está uma imagem feita pela televisão CNN. Não há informações confiáveis sobre a identidade ou o destino do homem, ou o da tripulação do tanque.
©
Getty Images
A Piscada de Ayrton Senna, 1989
O piloto de Fórmula 1 brasileiro pisca para o engenheiro da McLaren durante o último treino do Grande Prêmio da França, em 8 de julho de 1989. Esse era um sinal irreverente que Senna sempre fazia para dizer que estava pronto para começar. Uma das fotos mais famosas do astro fazendo esse gesto foi do fotógrafo brasileiro Evandro Teixeira, feita em março deste mesmo ano no Grande Prêmio do Brasil.
©
Getty Images
O rio Amazonas a partir da Estação Espacial Internacional, 1992
A grandiosidade do rio Amazonas ficou eternizada em algumas imagens feitas pela Nasa a partir da Estação Espacial Internacional. Aqui está a fotografia de 1992, uma vista da foz do rio Amazonas e do Delta do Amazonas que mostra uma grande pluma de sedimentos se expandindo para o Oceano Atlântico. A pluma de sedimentos pode ser vista abraçando a costa ao norte do Delta. Isso é causado pela corrente da Guiana que flui para oeste-noroeste. A grande ilha de Marajó é parcialmente visível através das nuvens.
©
Getty Images
'Pilares da Criação', 1995
Publicada aqui em seu formato original recortado, está a excelente fotografia conhecida como os 'Pilares da Criação'. Ela foi tirada pelo Telescópio Espacial Hubble em 1º de abril de 1995, e recebe este nome porque mostra enormes nuvens de poeira e gás na Nebulosa da Águia criando novas estrelas – a primeira vez que tal evento foi registrado. Imagem: NASA
©
Public Domain
Bombardeio na cidade de Oklahoma, 1995
Nada além de escombros resta da parte da frente do Edifício Federal destruído pelo bombardeio de Oklahoma. Em 19 de abril de 1995, um caminhão-bomba de combustível e fertilizantes explodiu em frente ao Edifício Federal Alfred P. Murrah, matando 168 pessoas. Timothy McVeigh foi condenado por acusações de assassinato em primeiro grau pelo pior ataque terrorista em solo americano na época, e foi executado em 11 de junho de 2001.
©
Getty Images
Michael Jackson no Rio de Janeiro, 1996
Em 1996, o astro pop esteve no Rio de Janeiro e em Salvador para gravar o clipe de 'They Don’t Care About Us', junto com o diretor de cinema Spike Lee. Esta icônica foto até se transformou numa estátua de MJ no Morro Dona Marta. No fundo, podemos ver a cidade do Rio no dia 9 de fevereiro daquele ano. A gravação deste clipe levantou muitas polêmicas, já que o Brasil não queria sua imagem internacional associada à pobreza.
©
Getty Images
Cultura
História
13/01/23
POR Notícias Ao Minuto
Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Mas você já se perguntou como uma fotografia em particular foi tirada e por quê? E quem é a pessoa por trás das lentes? Algumas das fotografias mais célebres e icônicas congelaram eventos importantes da história mundial que, de outra forma, poderiam ter sido perdidos. Mas, além das notícias que transmitem, as fotografias muitas vezes têm outra história para contar além da imagem em si.
Pronto para focar além do que os olhos veem? Clique e descubra histórias incríveis por trás de fotografias famosas!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA