"Não há acordo de paz perfeito", diz Presidente colombiano

“Liderar um país em guerra é relativamente fácil. A gente mostra os troféus, aplaude e se mantém popular. Hoje, é mais difícil, porque é preciso mudar os sentimentos do povo, as percepções, ensinar que em lugar de clamar por vingança é necessário aprender a perdoar"

© Reuters

Mundo Bogotá 13/03/16 POR Notícias Ao Minuto

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, fez das negociações de paz com as FARC a bandeira de seu mandato. De acordo com o El País, é de extrema importância para o país acabar com um conflito armado que já dura mais de 50 anos.

PUB

Como ministro da Defesa, durante a presidência de Álvaro Uribe, Juan Manuel lançou fortes golpes contra a guerrilha, mas o atual avanço em direção à paz foi duramente criticado por seu antecessor (Uribe), somado à grande parte da opinião pública. O apoio ao acordo com as FARC possui um dos seus níveis mais baixos de popularidade, bem agora, que a reta final se aproxima.

Para o líder colombiano, conduzir a guerra para tentar obter a paz tem representado “uma mudança abrupta". “Liderar um país em guerra é relativamente fácil. A gente mostra os troféus, aplaude e se mantém popular. Hoje, é mais difícil, porque é preciso mudar os sentimentos do povo, as percepções, ensinar que em lugar de clamar por vingança é necessário aprender a perdoar. E que, em vez de odiar, é possível se reconciliar”, ressalta Santos. Ele admite que essa guinada não é fácil, “uma pessoa não é capaz de mudar os sentimentos da população de um dia para outro. É preciso implantar um grande esquema pedagógico, o que requer um esforço durante muitos anos”, explica o político.

A entrevista de Juan Manuel com o veículo espanhol foi realizada na quinta-feira (10) e ocorreu horas depois de que as FARC sugeriram, com base em algumas declarações de Santos feitas no dia anterior, estabelecer uma nova data para a assinatura definitiva do acordo paz, previsto para o dia 23 de março.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão 04/11/24

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe 04/11/24

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 19 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 22 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio 04/11/24

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 21 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos 04/11/24

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA