Cachoeira em Ilhabela vira destino instagramável após passado como lugar secreto

O caminho de cerca de 6 quilômetros começa em meio a uma rua residencial próximo à praia do Curral e era frequentado apenas por nativos até ser descoberto por influenciadores digitais e passar a ser buscado por interessados no cenário de cliques nas redes sociais.

© Pixabay / Imagem ilustrativa

Lifestyle LITORAL-SP 21/01/23 POR Folhapress

MARIANA ZYLBERKAN E ZANONE FRAISSATILHABELA, SP (FOLHAPRESS) - A trilha até a cachoeira do Paquetá, na parte sul de Ilhabela, no litoral de São Paulo, tem quase nenhuma sinalização e trechos íngremes que desafiam o espírito aventureiro do turista, mas a atração se tornou popular por causa da possibilidade de fazer fotos à beira da piscina natural com borda infinita e vista panorâmica para o mar.

PUB

O caminho de cerca de 6 quilômetros começa em meio a uma rua residencial próximo à praia do Curral e era frequentado apenas por nativos até ser descoberto por influenciadores digitais e passar a ser buscado por interessados no cenário de cliques nas redes sociais.

Com a popularidade digital, a cachoeira deixou de fazer parte da lista de "secret points" de Ilhabela, mantida à boca miúda pelos moradores como uma forma de evitar o turismo predatório em pontos ainda pouco explorados. São praias desertas, piscinas naturais e cachoeiras frequentadas pelos caiçaras durante a infância.

Uma vez vencida a trilha, que se torna escorregadia em períodos de chuva e exige atenção, a disputa pela vista do último ponto de parada, no topo dos 30 metros de queda-d'água. Há outros dois poços no caminho onde parte dos frequentadores escolhe ficar seja pelo receio em escalar as pedras ou pelo ataque de borrachudos que se torna mais insistente à medida que se aproxima do topo da cachoeira.

Diante da vista panorâmica para o mar, os guias orientam os visitantes sobre as partes em que é mais seguro pisar antes de se acomodar na concha natural da pedra que permite posar para os cliques.A Prefeitura de Ilhabela interditou essa parte da cachoeira em 2018 após duas pessoas se acidentarem e serem resgatados pelos bombeiros. Um turista morreu após cair e se afogar no local em outubro do ano passado. Por isso, a orientação é sempre contratar um guia local para fazer o passeio, e não se aventurar sem assistência.

Os guias também ensinam a fazer a pose da sereia, replicada pelas blogueiras nas redes sociais. A postura consiste em deitar com as pernas cruzadas para cima como se fossem a cauda de uma sereia com o mar ao fundo. "Vim aqui porque ele é viciado em redes sociais e queria postar fotos", disse a biomédica Ana Ferragut Cardoso, 37, sobre o marido, o americano Jimi Owens, 38, que a acompanhou em uma tarde na cachoeira. O casal vive nos Estados Unidos e estava de férias no litoral norte paulista.

Outro ponto concorrido para tirar fotos é um cipó que faz as vezes de balanço e permite registros poéticos sobre o leito do riacho com a mata atlântica ao fundo.

As primeiras postagens sobre a cachoeira, que a tornaram conhecida nas redes sociais, foram feitas por sites independentes de turismo há cerca de dois anos. Se o conteúdo tivesse sido publicado por algum nativo de Ilhabela, a história teria sido diferente, segundo o operador de turismo Marcos Cara, 45. "Uma pessoa daqui postou foto de uma praia conhecida somente pelos locais. A pressão foi tanta que ele teve que apagar a foto", conta.

Dono de uma agência de turismo no balneário há 22 anos, ele conta que costuma levar grupos de turistas que alugam suas lanchas a "secret points" de Ilhabela. Antes de embarcar, porém, o combinado é deixar o celular guardado e não publicar fotos nas redes sociais –e muito menos informar a localização. "Eu tenho fotos da ilha que nunca postei", diz. "Ilhabela há dez anos era outra", explica.

A razão para manter o mistério é evitar a presença maciça de turistas como uma forma de preservar a natureza em locais pouco conhecidos. Ao menos metade do território insular de Ilhabela ainda é de mata atlântica nativa.

Foi por meio de uma publicação na internet que o executivo de vendas Raul Souza, 30, descobriu a localização da cachoeira do Paquetá e decidiu visitá-la na companhia se seu labrador, o Chico. Atualmente, basta procurar a cachoeira em sites de busca para encontrar a localização. "É um dos destinos mais procurados de Ilhabela", diz o visitante sobre o motivo que o fez escolher o passeio.

Outro "secret point" em Ilhabela que se tornou conhecido recentemente é o topo de uma rocha onde frequentadores praticam rapel em uma fenda com 80 metros de altura conhecido como buraco do cação. O acesso se dá pela trilha até a praia do Bonete, no lado sul da ilha.

No caso da cachoeira do Paquetá, há mais um motivo para o empenho local em mantê-la longe da lista de passeios divulgados pelos guias de turismo. Ao longo de todo o percurso até o topo da queda, existem metros de canos que transportam água para residências e pousadas próximas.

Além do risco de quebrar os canos, e comprometer o abastecimento, principalmente, dos endereços que recebem os turistas, a presença constante de pessoas na cachoeira aumenta o risco de contaminação da água que chega às torneiras sem tratamento. Esse tipo de coleta de água sem autorização dos órgãos públicos é considerado ilegal, e os adeptos podem responder por crime ambiental.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jhei Soares Há 12 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

economia 13º salário Há 18 Horas

INSS inicia pagamento do 13º salário para mais de 2 milhões de pessoas

fama Uberlândia Há 19 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

mundo Bitcoin Há 17 Horas

Mulher revela como descartou R$ 4,1 bilhões em bitcoins do ex-namorado

fama Elon Musk Há 18 Horas

Grimes, ex de Musk, diz que ele está 'irreconhecível' e expõe disputa

fama Kate Cassidy Há 19 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Elie Há 18 Horas

Eliezer faz cateterismo e oculta da família: "Internado na UTI"

mundo Krish Arora Há 11 Horas

Menino britânico de 10 anos supera QI de Einstein e Hawking

fama Alexandre Pires Há 12 Horas

Morre João Pires, pai do cantor Alexandre Pires, aos 72 anos

brasil Divaldo Franco Há 16 Horas

Divaldo Franco, 97 anos, está internado para tratar câncer na bexiga